MX vs ATV Legends | Radical, uhuuuuu!

MX vs ATV Legends | Radical, uhuuuuu!

20/08/2022 0 Por Geovane Sancini

A série MX vs ATV tem suas raízes no começo dos anos 2000, com duas séries que tinham dedo da Rainbow Studios, de um lado tínhamos a trilogia MX (inicialmente desenvolvida pela Locomotive Studios, a Rainbow fora responsável pelo terceiro (e último) título, MX Unleashed. E de outro lado, tínhamos a série ATV Off Road Fury, que era publicada pela Sony, e teve os dois primeiros títulos desenvolvidos pela Rainbow Studios.

Em 2005, após delegar a série ATV ao pessoal da Climax Racing, o pessoal do Rainbow Studios, junto com a THQ resolveu unir as séries em um crossover, intitulado MX vs. ATV Unleashed, e aquele foi apenas o começo. A série deu uma congelada no começo dos anos 2010, com a falência da THQ. Após a aquisição da ip pela Nordic Games (que seria renomeada THQ Nordic posteriormente), a série estava voltando aos trilhos com MX vs ATV Supercross (e a versão Encore, para PS4/Xbox One).

LEIAM – 5 melhores jogos de corrida disponíveis no Xbox Game Pass

Avançando para 2018, a série recebeu mais um título, com o bacana MX vs ATV All-Out (que está disponível para os usuários da PS Plus Extra), que trazia as motocas, os quadriciclos e os UTVs que basicamente são quadriciclos, mas com cobertura na parte de cima (sim, isso tá errado pra caramba e não é exatamente isso, mas to me referindo em termos de gameplay). E agora, em 2022, mais um título para a série está disponível, MX vs ATV Legends. Será que ele continua a série de maneira boa? Ou se esborracha no chão feito o Sancini jogando um jogo de Moto sem auxílio de direção? Confira comigo no replay, digo, na análise.

Reprodução: THQ Nordic, Rainbow Studios

Almejando ser o melhor, seja uma lenda no modo carreira

Eu vou ser honesto com vocês, apesar de eu ter gostado do MX vs ATV All Out, o modo carreira dele é uma das coisas menos intuitivas que eu já joguei em termos de Carreiras, não era fluído como acontece com o DiRT 5, ou o Project CARS 2, ou mesmo aquele modo Netflix do Grid Legends. Ter que voltar pro menu, pausar, acessar coisa aqui e ali, era um pé no saco.

Em Legends, graças a Deus e ao Bob Esponja ou sei lá quem, o modo carreira é melhorado aqui. O tutorial funciona como em All Out, mas dessa vez você é ajudado por um mecânico, TJ Johansson, e um potencial companheiro de equipe, Emílio Rawlings. E nisso, você tem um pequeno espaço aberto, pra praticar as suas manobras, achar coletáveis e se acostumar em geral com os controles do jogo.

Reprodução: THQ Nordic, Rainbow Studios

Nada mudou muito, mas cuidado com bugs

Do All Out pra Legends, a jogabilidade permanece semelhante, se você conhece o mínimo de jogos de corrida modernos, seja arcade ou simulação, você certamente vai saber como lidar com o básico dos controles de MX vs ATV Legends.

Temos três tipos de veículos, as motocas de motocross, que graças ao bom deus funcionam na pegada arcade, e não como aqueles simuladores xarope. Claro, Você ainda vai ter que controlar a moto e saber como aterrissar com a mesma após os saltos enormes em alguns circuitos.

LEIAM – DiRT 5 | Corridinha empoeirada

Os All-Terrain Vehicles oferecem um pouco mais de estabilidade que uma moto, mas ainda assim, não é incomum se esborrachar devido a um ângulo de descida ruim. E os UTV’s, que tem vários significados na sigla são mais estáveis em pulos, mas eles não tem a mesma manobrabilidade (essa palavra existe?) de um ATV.

Existem variados tipos de prova, o que garante que ao menos o jogador não vai ficar entediado correndo em círculos por 3 horas, como uma prova da Nascar.

O que Nascar tem a ver com o jogo? Nada, mas eu queria fazer a piada mesmo assim. Meu Review, Minhas Regras.

Reprodução: THQ Nordic, Rainbow Studios

Um pouquinho de mudança porque nem tudo é o mesmo

Enquanto que a jogabilidade não mudou tanto do All-Out pro Legends, não posso dizer que ao menos não tentaram algo novo. No Legends, o Rainbow Studios introduziu o clima dinâmico, coisa que vemos em jogos como Project Cars 2, os jogos da F1, etc. As mudanças climáticas tornam as corridas um pouco menos previsíveis, já que uma poça de lama se torna um obstáculo que causa um tombo, a neve dificulta a sua visão, e por aí vamos.

Os controles funcionam como no jogo anterior, com as combinações de botões do ombro e analógicos fazendo todo tipo de manobra, mas é claro que é necessário levar em consideração coisas como a sua velocidade, a altura do pulo e mesmo o ângulo da sua descida pra ver se a manobra vai dar certo.

LEIAM – Maratona Sonic: Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood

Existem provas que são em circuitos normais, provas de checkpoints, e provas onde se deve fazer a maior pontuação possível nessas manobras. Conforme se vence provas, ganha-se dinheiro para comprar equipamento melhor e tunar suas máquinas.

Nem tudo são flores, já que alguns bugs (passíveis de correção no futuro) acontecem, mas nada que quebre muito a sua jogatina. Também há alguns problemas nas legendas, mas novamente, não é coisa grande.

Não é o jogo mais bonito do mundo, mas não é ruim

Se eu colocar duas screenshots do ATV All-Out e Legends lado a lado, você certamente não saberia a diferença entre eles. E considerando que tivemos 4 anos entre os jogos, isso pode soar como um negativo (porque é), mas não chega a ser um jogo feio.

Tá certo que os modelos e retratos dos NPC’s poderiam ter um pouquinho mais de polimento, mas ao menos as pistas e veículos são muito bem feitos, eu só queria que não fosse tudo tão… Igual ao jogo anterior.

A dublagem do jogo é decente, apesar dos modelos dos personagens falando não mexerem a boca. A trilha sonora, apesar dos erros de mixagem (algumas músicas estão muito altas, outras baixas demais) é um bom misto de gêneros, como no anterior, e se por um lado, não temos Offspring, temos Bowling for Soup e até mesmo Miyavi.

Reprodução: THQ Nordic, Rainbow Studios

Não reinventa a roda, mas não é ruim

Se eu recomendo MX vs ATV Legends? É difícil. O jogo não é tão diferente de seu antecessor e não traz nada de novo a série.

Se você tem a PS Plus Premium, pode testá-lo ao menos, mas se você tem o MX vs ATV All Out, não há tantas razões para jogar este aqui (a não ser que você use mods no PC pra melhorar as texturas). Se tem uma palavra que eu posso usar pra resumir MX vs ATV Legends é: Passável. Longe de ser um jogo ruim, mas não é um jogo que vai fazer você sair do seu caminho pra jogá-lo. Ao menos a jogabilidade é divertida, mesmo com a IA inconstante.

MX vs ATV Legends está disponível para PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One e Xbox Series.

Essa análise foi feita com uma cópia digital de PlayStation 4 gentilmente cedida pela THQ Nordic.