As vítimas do CARMA em Ace Attorney

ALERTA: ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS DOS SEIS JOGOS PRINCIPAIS DA SÉRIE ACE ATTORNEY E DA DUOLOGIA ACE ATTORNEY INVESTIGATIONS 

 

Geralmente, as vítimas em Ace Attorney são pessoas insuspeitas, vítimas de circunstância (como as vítimas dos primeiros casos de PW e Justice for All), que estavam no lugar errado e na hora errada, como Cindy Stone e Dustin Prince, outras eram testemunha ou investigavam algo maior que a boca (Mia Fey) e há o caso da ovelha sacrificada, no caso se Elise Deauxinim, que canalizou Dahlia Hawthorne para evitar que Pearl Fey canalizasse e aí Godot resolveu matar uma pessoa morta (Tem todo um rolo por trás, que eu não estou a fim de explicar, então fazer a piada com o Godot encurta a história).

Mas há casos de vítimas que… Mereceram o fim que tiveram. Não que o assassinato seja 100% justificado, mas as circunstâncias nos fazem ver que: Essa pessoa mereceu morrer. Aqui vai uma lista com as vítimas que mereceram morrer na série Ace Attorney… Ao menos nos jogos que joguei da série.

 

1) Doug Swallow (Trials and Tribulations)

O estudante de Química teve um fim chocante. Se você analisa o caso, você vê: “Ele é só uma vítima normal, por quê está dizendo que esse corno mereceu morrer?”. A resposta é simples, ele é ex-namorado de Dahlia. E todos s tabem sobre uma regra de relacionamentos: DON’T STICK DICK IN CRAZY. Sim, esse aqui foi mais uma piada do que algo sério. Enfim, Jack colocou o Pinto na louca e pagou o preço.

Agora vamos aos casos mais sérios.

2) Jack Hammer (Phoenix Wright Ace Attorney)

O primeiro caso de assassinato acidental, culpada trágica e vítima merecida. Jack Hammer é o intérprete do Evil Magistrate na série de Tokusatsu Steel Samurai, e anteriormente era um popular astro de filmes da Toei, digo, Global Studios. Porém, cinco anos antes dos eventos de Ace Attorney, ele foi responsável pela morte de Manuel, namorado de Dee Vasquez no estúdio 2. Até aí, acidente, mas assassinato é assassinato de acordo com a lógica de Ace Attorney. Graças aos contatos de Dee com a Máfia/Yakuza, o caso foi abafado, mas com isso, Hammer passou a ganhar menos e trabalhar em papéis menores, já que Dee o chantageava.

Isso durou cinco anos, até que ele resolveu mandar a Dee pro caralho e nisso, culpar Will Powers, o intérprete do Steel Samurai. O plano dele? Ele dopou a comida de Will com sonífero, roubou o traje de Steel Samurai, se dirigiu até o trailer onde Dee estava, arrastando-se numa perna para na detecção de foto da câmera, ele fosse visto como o Will, que havia lesionado a perna num ensaio, e ao encontrar Dee, ele a mataria e culparia Will, de quem ele tinha inveja. Só que o plano fracassou, porque obviamente Dee não concordava com o plano, e resistiu a tentativa de assassinato. Com isso, acidentalmente, Jack Hammer foi morto, e a única pessoa que ficou triste foi a Velha Louca (aka Oldbag). Foi merecido.

3) Robert Hammond (Phoenix Wright: Ace Attorney)

O advogado de defesa do DL-6, o caso do assassinato de Gregory Edgeworth. Admito que foi difícil lembrar o nome americano porque eu tava jogando a versão traduzida em espanhol da versão de GBA, que usa os nomes japoneses. Ao contrário de Hammers, Hammond não matou ninguém… Diretamente. Ele era um advogado competente, mas egoísta, pensando em si mesmo e não em seus clientes… Quase como um advogado do mundo real.

As ações de Hammond no caso (Fazer com que Yanni alegasse insanidade) arruinaram a vida de Yanni Yogi. O cara perdeu o emprego, sua esposa se suicidou e a vida social dele foi arruinada. E Hammond não perdeu uma noite de sono com isso. Então dá pra entender o motivo do ódio de Yanni contra o sujeito, embora Yanni tenha sido manipulado por Manfred von Karma para cometer o assassinato de Hammond, só para culpar Miles Edgeworth.

4) Turner Grey (Justice for All)

Mimi Miney era uma enfermeira que era extremamente sobrecarregada na clínica de Grey, a ponto do cansaço levar a erros que causaram a morte de catorze pacientes. E Grey é o provável responsável pela sabotagem do carro de Mimi, que levou ao acidente que matou a irmã dela, Ini Miney, e todos pensaram que ela morreu, pois Mimi forneceu uma foto da irmã mais nova para a cirurgia de reconstrução facial.

Claro que ele não se acha culpado por isso, como bom filho da puta, ele coloca a culpa na funcionária falecida que em tese, não estaria ali para se defender. Por isso, sou QUASE grato que Morgan tenha manipulado Miney para matar esse calhorda… Se o plano não envolvesse colocar a culpa na Maya. Aliás, Maya é profissional em ser acusada de assassinato, com cinco acusações: Ace Attorney, Justice for All, Trials and Tribulations (No fim de Bridge to Turnabout, Maya passa a ser a suspeita) e Spirit of Justice (duas vezes, a segunda é de quando ela se disfarçou de Dhurke, mas aqui é meio a meio, já que Dhurke sai do corpo de Maya quando Amara remove Dhurke de Maya e assume o lugar do falecido marido). Aliás, Morgan é de fato a maior filha da puta da série. A Dahlia que é uma sociopata sem coração, considera a Morgan uma megera, o que abre o caso da criação de Morgan ser boa parte responsável por Dahlia ter saído como é.

5) Juan Carrera (Justice for All)

Hm… Da trilogia inicial, Trials and Tribulations é o único que a vítima do caso final não era um cuzão. (Estou considerando os casos da versão original e excluindo o Rise from the Ashes). Enfim, o caso final de Justice for All tem o brilhante twist de você ter que condenar o seu cliente, que ordenou um assassino profissional que matasse seu rival. Mas como não estamos aqui para falar de Matt Engarde, vamos ao sujeito em questão.

Matt Engarde e Juan Carrera são atores famosos, logo, extremamente egocêntricos. Durante algum tempo, Matt namorou a agente Celeste Pax. Pelo relato de Adrian Andrews, a relação não era das melhores, segundo ela, Matt a usou, abusou e a descartou.

Eis que Celeste engata um romance com Juan Carrera. A história aqui é BEM diferente, com Juan sendo um namorado amável e atencioso. O romance evoluiu ao ponto de considerarem casamento. Só que Juan tinha um ponto fraco: Matt Engarde. Logo após Juan e Celeste anunciarem o casamento. Matt Engarde revelou que era ex-namorado de Celeste.

A bomba fez Juan abandonar os planos em um estalar de dedos, e isso levou Celeste ao suicídio. Juan, sem mostrar arrependimento forjou uma nota de suicídio de Celeste com denúncias das coisas que Matt Engarde fez a ela, com o objetivo de arruinar a carreira do rival. E isso levou Matt a contratar Shelly de Killer para matar Juan. Tudo ficaria bem se Matt não tivesse sido preso e ordenado de Killer a sequestrar Maya para forçar Phoenix a inocentá-lo para colocar Andrews na cadeia. Não é a toa que Andrews afirma: Matt Engarde e Juan Carrera são DOIS MONSTROS.

Uma pequena nota não relacionada: Quando Phoenix pergunta a Matt: “Se ele havia matado Carrera”, Matt responde que não e não há Cadeados, não é uma falha da Magatama, mas sim o fato de que Phoenix fez a pergunta “errada”, se Phoenix tivesse perguntado: “Você ordenou o assassinato?”, certamente cadeados apareceriam.

6) Mack Rell(Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth)

O quarto caso de Ace Attorney Investigations possui duas vítimas (quatro se contarmos os mencionados Cece Yew e Deid Mann), Byrne Faraday, pai de Kay Faraday e Mack Rell. Enquanto que Faraday era parte da tríade investigativa conhecida como Yatagarasu,  Mack estava no local para ser julgado por um assassinato… Flagrado em câmera. Relatos sobre ele dizem tudo: trombadinha sempre arrumando confusão com a lei por roubos e furtos. Uma hora ia chegar a assassinato.

A ironia é que ele morreu no dia em que seria julgado.

7) Manny Coachen (Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth)

Ao contrário de alguns que morrem devido a pessoas inocentes que a vítima prejudicou, Quercus Alba era chefe de Manny. O assassinato foi o resultado de um plot de dupla traição e colocar a culpa em Coachen como líder da quadrilha de contrabandistas que permeia AAI.

Mas enfim, vamos aos crimes de Manny: Primeiro, o assassinato de Cece Yew por ordem de Alba. Depois, a falsificação de notas, quase destruindo a nação de Zheng-Fa, daí adiciona todo o contrabando e falsificação na qual ele, Alba e o resto da quadrilha estava envolvido.

Sei que foi um parágrafo curto, mas Manny é uma pessoa que não irá se derramar muitas lágrimas.

8) Pat Meraktis (Apolo Justice: Ace Attorney)

Esse é um dos casos que dá pra entender e até simpatizar um pouco com a culpada do crime, porque digamos que 70% do assassinato foi defesa pessoal. Ainda assim, o primeiro erro da cadeia de eventos que levaram a morte desse médico de meia tigela, foi culpa dele. Primeiro, o erro de não dar o diagnóstico correto da bala próxima ao coração de Wocky, que levou a envolver Alita Tiala. O erro é até justificável pelo medo da máfia. Depois, eles mantiveram o exame real guardado.

Por fim, numa atitude de desespero, Alita tentou adquirir o exame e o doutor despirocou, enforcou Alita COM INTENÇÃO DE MATAR, e ia se desfazer do corpo no Rio. Conhecendo como Ace Attorney funciona, iriam acusar o tio do Miojo.

Além da tentativa de assassinato, Pat prejudicou os negócios do Guy Eldoon, primeiro na medicina, depois colocando a clínica de maneira a encobrir a barraca dele, e por fim o roubo da barraquinha de Miojo para esconder o corpo de Alita. Ah, além disso, ele atropelou Phoenix Wright, então temos aqui DUAS tentativas de assassinato. Alita fez um favor a sociedade, quando matou o cara.

A quem interessar possa, a última frase do parágrafo foi uma piada.

9) Terry Fawles (Trials and Tribulations)

Primeiro, ele não era a vítima do caso, essa era Valerie Hawthorne. Ainda assim, parando pra pensar, Terry Fawles meio que também mereceu um pouco a morte dele (apesar dele ter se suicimatado). Primeiro, como adulto e tutor de Dahlia, ele se envolveu com ela quando a mesma tinha 14 anos. Yep, o cara era um YouTuber de braço preto. Depois, teve a conspiração com Valerie e Dahlia no falso sequestro para conseguir uma das jóias do pai de Dahlia.

Tá certo que ele era meio piroca das ideias e foi manipulado por Dahlia. Mas como contraponto, uso a mesma regra que fiz lá na piada com o Jack Swallow: DON’T STICK DICK IN CRAZY.

10) Bronco Knight (Ace Attorney Investigations 2: Prosecutor’s Gambit)

Ou Horace Knightley se você jogou a versão fan-translated do DS. É a vítima do segundo caso, e se você jogou AAI 2, sabe EXATAMENTE o motivo pelo qual Knight mereceu bater as botas.

Knight é o assassino do primeiro caso de Ace Attorney Investigations 2. Mas vamos lá, ele participou da conspiração com o presidente de Zheng-Fa para o atentado falso (que virou parcialmente real com o ataque de Shelly de Killer no dia anterior), e por inveja de seu superior, Bastian Rook, e o matou após a tentativa de assassinato falsa. Além de ter tentado colocar a culpa em Tabby Lloyd. A ironia é que a morte de Knight foi uma vingança tardia se você olhar Investigations 2 como um todo.

11) Carmelo Gusto (Ace Attorney Investigations 2: Prosecutor’s Gambit)

Esse aqui NÃO morreu, mas quase foi pra vala. Carmelo matou Artie Frost e culpou Samson Tangaroa. Com isso ele arruinou a vida de Samson, além da de Judy Bound, a filha adotiva de Samson. Isso levou indiretamente a morte de Gregory Edgeworth, já que no julgamento de Tangaroa, Gregory apontou a evidência forjada de Manfred von Karma, causando a única penalização na carreira do mesmo.

E então como vingança, Manfred matou Gregory. Então vamos lá, só colocando na ponta a bola de neve que esse filho da puta causou: Matou Artie Frost, arruinou diretamente as vidas de Samson Tangaroa, Judy Bound, causou indiretamente a morte de Gregory Edgeworth, deixando Miles órfão (aparentemente mães não existem no universo de Ace Attorney), arruinou indiretamente a vida de Yanni Yogi, levando sua esposa Polly ao suicídio, causando anos depois a morte de Robert Hammond. Opa, vamos acrescentar a conta aqui o fato de que o DL-6 também arruinou a reputação de Misty Fey, deixando as vidas de Mia e Maya Fey mais difíceis. Porra, essa bola de neve não para. Se eu continuar, certamente vou acabar descobrindo que o cara é pai do Kristopher Gavin ou foi responsável pela desgraça que acometeu o clã dos Lang em Zheng-Fa. E esse safado não morreu.

12) Artie Frost (Ace Attorney Investigations 2: Prosecutor’s Gambit)

O pai de Bronco Knight não era nenhum inocente. Ele começou com algo muito bobo, trapacear no concurso de Samson Tangaroa, fazendo suas sobremesas com Carmelo, mas no dia da final, ele ordenou a Bronco que prendesse o filho de Carmelo, Simeon dentro de um carro, para que Simeon não ajudasse o pai na sobremesa da final. Isso levou não só a bola de neve que descrevi na pessoa anterior, mas de certa forma, a desgraça ocorrida ao clã dos Lang também teve origem com ele. Ele traiu Carmelo e tentou ataca-lo primeiro quando confrontado.

13) Falso Di-Jun Wang (Ace Attorney Investigations 2: Prosecutor’s Gambit)

Durante o caso final de Ace Attorney Investigations 2, descobrimos que o presidente de Zheng-Fa do primeiro caso… Não era o real presidente, mas sim um dublê, usado para ocasiões perigosas. Ele foi esmagado pelo balão de Simeon Saint. Enfim, pra começo de conversa, ele conspirou com Excelsius Winner e Fifi Laguarde para matar o verdadeiro Di-Jun Wang, e eles contrataram Bodhidarma Kanis, um assassino profissional. Depois dessa conspiração, ele matou o fotógrafo Alf Aldown e forjou o próprio sequestro, manipulando as evidências. Isso levou a desgraça do clã Lang.

Anos depois, junto com Bronco Knight, eles planejaram o falso atentado contra a própria vida, o que levou Bronco a matar Bastion Rook. Depois disso, ele planejou matar a juíza Verity Gavelle e seu filho adotivo Shaun Fenn, e teria feito se não fosse a aparição de Simeon Saint. Então, de certa forma, o falso Di-Jun Wang sofreu sob o peso de seus crimes.

14) Kane Bullard (Trials and Tribulations)

Tá certo que ele não fez tanto pra merecer a morte, mas ainda assim, tem um senso de carma quando ele acaba sendo assassinado pela pessoa que ele chantageava (Luke Atmey). Fora a chantagem, os maiores crimes dele foram contratar o Larry Butz e a Wendy Oldbag (graças a Deus ela não apareceu no caso).

O rascunho original desse texto foi feito antes de eu jogar Dual Destinies e Spirit of Justice, e eu tinha pego a lista de vítimas dos jogos para fazer o texto por alto, mas agora que terminei os dois dá pra ter uma certeza. Das vítimas de Dual Destinies, nenhuma era em si uma pessoa ruim, ou criminosa. O mais questionável, era Clay Terran, o amigo de Apolo Justice, que participou da farsa do foguete, mas ainda sim foi por um bom motivo (O centro espacial estava na pindura e havia a ameaça de bomba) e o plano acabou salvando a vida de seu mentor, Solomon Starbuck, já que com o mesmo dopado, ele não teria condição de descer a escada.

15) Paht Rohl (Spirit of Justice)

Tá certo que ele NÃO merecia morrer e seu assassinato não é um carma de, “filho da puta morreu”, mas ainda assim, ele precisou roubar para sustentar a família. E é aquilo, infelizmente o Carma não escolhe. Mas é hilário que o assassino seja: Peace Love and Understanding.

16) Rheel Nehmu/Puhray Zeh’lot (Spirit of Justice)

Puhray Zeh’lot foi cronologicamente a primeira vítima do terceiro caso de Spirit of Justice, mas a segunda a ser descoberta. Quando começamos o caso, Zeh’lot é descrito como discípulo de Tahrust Inmee, um imigrante que mora com Tahrust e sua esposa, Beh’leeb Inmee e é uma pessoa dedicada a orações. Porém o que descobrimos é que ele é um agente do governo que caça rebeldes, e usa um nome falso. O nome real dele é Rheel Nehmu, parte da Polícia secreta do ministro Inga. Quando ele soube que Tahrust e Beh’leeb eram rebeldes, não hesitou em planejar o assassinato de Beh’leeb, que estava grávida. Por sorte, ela se defendeu, empurrando uma pedra, cujo peso o empurrou em direção a uma estátua BEM PONTUDA.

17) Inga Karkhuul Khura’in (Spirit of Justice)

Vulgo o ministro da Justiça de Khura’in. Esse aí é um cara que quando você vê pela primeira vez, já pensa: É um canalha. Pra começo de conversa, ele usa a lei maluca* que sua esposa peituda do MAL pra eliminar inimigos políticos e qualquer um que se oponha ao regime de Ga’ran. Assim como Ga’ran tem a guarda real dela, Inga possui uma polícia secreta para seus próprios fins. Basicamente, assassinatos patrocinados pelo estado.

Temos aí também na conta, o sequestro de Maya para forçar Phoenix a pegar a orbe da Fundadora de volta dos EUA, levando a morte de Arnie Buff, e o assassinato de Dhurke. E o fato de que mesmo com uma esposa peituda do MAL, ele não tinha filhos, é de minha teoria pessoal que ele tinha um pinto pequeno, ou é infértil. Vou mais na teoria do pinto porque isso justificaria um cofre no formato do busto dele mesmo, e uma cadeira com o encosto no desenho da jaqueta que ele usa. ELE TÁ TENTANDO COMPENSAR. ENTÃO acho que ninguém ficou triste quando a própria esposa dele o matou.

*O Ato de Culpabilidade da Defesa, que se o réu é declarado culpado, o advogado de defesa receberia a mesma sentença 

18) Dumas Gloomsburg (Spirit of Justice)

A vítima do Turnabout Time Traveler poderia quase se encaixar no assassino trágico. O mordomo dos Sprockets foi usado como bode expiatório no acidente que matou Selena Sprocket, o que levou a um certo ressentimento contra a família. E o que ele resolveu fazer? Conspirou com Pierre Nichody (noivo de Selena) para matar Ellen Wyatt, noiva de Sorin Sprocket (Tenho quase certeza de que o sobrenome é uma referência a SpRocket de Viewtiful Joe, e Hideki Kamiya foi a voz do mala do Godot em Gyakuten Saiban 3), com a promessa de um melhor emprego. Bem, durante o ataque a Ellen, seu noivo correu para protegê-la, acertando o coco do cara e deixando-o desacordado.

Pierre escondeu o corpo em uma das lanternas, achando que ele estava morto e quando o cara acordou e tentou sair da lanterna durante a segunda cerimônia de casamento de Sorin e Ellen, Pierre o matou como queima de arquivo e colocou a culpa em Ellen.

Nenhuma das vítimas da duologia The Great Ace Attorney tá aqui porque não joguei. Não tenho certeza se meu celular roda emulador de 3DS, e não tenho espaço para colocar os portes de android dos TGAA.

Essas são as vítimas em Ace Attorney que foram vítimas do CARMA.

Geovane, mais conhecido como Sancini (ou Kyo, se você for velho o suficiente pra lembrar do nick antigo dele) é um escritor e speedrunner que joga videogames desde que se entende por gente.