Pathless Woods | Fazendinha chinesa Com um futuro promissor

Pathless Woods | Fazendinha chinesa Com um futuro promissor

18/04/2024 0 Por Jonathan Vieira

Pathless Woods lançou em Earl Access dia 03/04, é trata-se de uma mistura de survival game ao melhor estilo Valheim, tanto como simulador de fazendinha como Stardew Valley com  um estilo de gráfico único e simples, porém “arrumadinho” e de uma jogabilidade relativamente simples.

Será que vale a pena?

Pathless Woods

Créditos: Aniya Games

Sobreviva e Construa

Desenvolvido pela Aniya Games, o jogo mistura mecânicas de simulação de fazenda e de sobrevivência com elementos da antiga cultura chinesa, é uma experiência de mundo aberto confortável e aconchegante.  O jogo possui sistema multiplayer onde os jogadores podem se unir para construir suas vilas, criar animais, conhecer e praticar a agricultura tradicional chinesa que é um dos pontos fortes do jogo.

Pathless Woods

Créditos: Aniya Games

O Inicio da Jornada

O jogo inicialmente te coloca num mini tutorial para te explicar os básicos do jogo como movimentação tanto do personagem quanto da câmera, ensina o básico de coleta de materiais e criação.

O sistema de crafting do jogo é travado através da condição que você pegue pelo menos um dos materiais necessários uma primeira vez, assim a lista de crafting será atualizada com as novas receitas disponíveis, apesar de ter um sistema de craft interessante, visualmente ele não é “amigável” achei em alguns momentos confuso e ao tentar procurar itens para criação, em alguns momentos acabava ficando mais tempo que o necessário procurando algo e o fato de não ter uma pesquisa de itens também é um ponto que merece ser avaliado para um update futuro.

Pathless Woods

Créditos: Aniya Games

Sobrevivendo

Pathless Woods tem um sistema de survival com mecânicas já conhecidas através de alguns jogos como Fome e sede, mas ele também conta com uma mecânica de doença que pode ser contraída de várias formas diferentes, descobri ao comer carne de ave crua (salmonela, quem diria né?), então no desespero por causa da fome, não comam carne de ave crua!

Pathless Woods

Créditos: Aniya Games

Os companheiros

Outro ponto que temos no jogo são os companheiros, durante a exploração do mapa podemos encontrar novos companheiros, em varias situações diferentes que requerem que o jogador se comunique com eles, conseguindo um nível de amizade e/ou confiança mínimo através de conversas e presentes, podemos pedir que se juntem a nos em alguma missão, ou que nos sigam até a vila, cidade, ou casa que você construiu para que ajudem a prosperar e também para que estejam disponíveis para próximas saídas atrás de novos materiais ou exploração.

LEIAM – Top Racer Collection | Análise da Coletânea de Top Gear

No “tutorial” a mecânica é apresentada de forma que você precisa salvar o NPC de um bandido, após derrotar o mesmo você pode conversar com o NPC através das barras e após a conversa pode liberar ele destruindo a prisão fazendo com que ganhe a afinidade suficiente para que possa recruta-lo para lhe ajudar.

Créditos: Aniya Games

Um início intimidador

O jogo de inicio parece intimidador, com a tela cheia de medidores para ficar de olho, e de certo modo até “poluindo” demais a visão do jogador, mas é questão de tempo até que se acostume, o tutorial é simples e direto, o sistema de Craft de jogo não é muito bom atualmente, merece receber um retrabalho para deixar ele mais simples e interativo. Na questão de desempenho o jogo é mediano também, é um jogo relativamente leve, mas ainda assim em alguns momentos congelava e os frames caiam bastante.

Créditos: Aniya Games

Conclusão

Pathless Woods tem recebido vários patches de correção desde que recebi ele para review, porém é valido sempre tomar cuidado, pois durante o período de review do jogo, após uma atualização, perdi todo o meu save do jogo e não consegui mais encontrar nem localmente nem na nuvem da Steam, foram algumas boas horas perdidas.

LEIAM – Unicorn Overlord | Análise

O jogo tem potencial para ser futuramente um jogo interessante do gênero, trazendo mais conhecimento de uma cultura diferente, porém tem um longo caminho pela frente ainda.

Pros:

  • Jogo leve
  • Fácil de entender
  • Gráficos bonitos

Cons:

  • Alguns problemas de desempenho
  • Perda de save após um atualização
  • Tela muito poluída com medidores

NOTA: 6/10

___________________________________________________
Esta análise foi escrita usando uma cópia digital gentilmente cedida pela produtora Aniya Games.