The King of Fighters 2000 | Análise

The King of Fighters 2000 | Análise

07/04/2024 0 Por UsoppBR

Depois de uma longa temporada de altos e baixos no primeiro PlayStation, The King of Fighters 2000 chegou ao PlayStation 2 depois da longa reformulação que a SNK passava na época: a empresa passou a se chamar Playmore e passou a contar com ajuda de estúdios externos para continuar produzindo seus jogos com a mesma frequência que eles costumavam.

Reprodução: Internet

Welcome to The King of Fighters 2000

Apesar de ter sido lançado em DVD-ROM, The King of Fighters 2000 infelizmente não vai muito longe como acontecera em “99′ Evolution” no Dreamcast. Nada de cenários poligonais, som 5.1 ou reformulações nos menus; o que temos é uma versão que utiliza das capacidades do PlayStation 2 para não trazer tantos cortes quanto as versões para PS1 com um novo modo de jogo e extras que já vamos destrinchar.

LEIAM – Meu setup e uma breve introdução ao mundo RGB

KOF 2000 foi o último jogo da série produzido pela equipe original da SNK antes de ter sua falência declara em março de 2001, então no jogo original havia uma grande quantidade de “Extra Strikers” que eram personagens menores na história do jogo ou de jogos menos conhecidos da empresa como G Mantle ou Syo Kusanagi.

No PS2, a Playmore incluiu 10 novos Extra Strikers: Heavy D!, Lucky Glauber, Brian Battler, Orochi Iori, Orochi Leon, Krauser, Mr. Big, Heidern, Orochi e Krizalid.

King of Fighters 2000

Reprodução: Internet

O Party Mode e a história

A novidade de The King of Fighters 2000 ficou por conta do Party Mode, que nada mais é que um nome bonitinho para um modo “Survival” no qual o quão mais longe você vai, o jogo vai liberando os 10 Extra Strikers. É necessário derrotar 99 oponentes sem ser derrotado para desbloquear todos. Os Extra Strikers da versão Arcade, que eram acessados através de códigos, já vem desbloqueados por padrão na versão japonesa do jogo, porém na ocidental ainda é necessário fazer o código. (Cima, Esquerda 3x, Direita 3x, Baixo com os personagens Chang, Choi, Iori, Kula, Ryo, Ramon ou Kyo selecionados como Striker).

LEIAM – Tekken 8 | O Melhor jogo de luta 3D da atualidade

Na história do jogo, o sindicato secreto NESTS (não mais secreto neste ponto), mais uma vez financia o torneio KOF para completar as suas ambições de dominar o mundo. Depois da fuga de suas das “armas” mais poderosas da NESTS (K’ e Maxima), eles recebem os seus convites para o torneio que é observado com muita cautela pelos governos mundiais. 2 sombras na escuridão irão decidir o futuro do torneio…

King of Fighters 2000

Reprodução: Internet

O combate e a questão gráfica

O sistema de combate em si se manteve intacto em relação ao Arcade, com aquelas pequenas atualizações cirúrgicas no timing de certos combos e golpes mais “apelativos”. No Gallery Mode, não temos uma galeria com artes do jogo ou finais/cutscenes para assistir como em The King of Fighters ’99 no PS1; como um pequeno extra, a Playmore decidiu incluir as aberturas de KOF ’94 ao ’99 desbloqueadas através de alguns objetivos. Alguns deles são bem simples, mas um deles é bem difícil e pode te fazer desistir com uma certa facilidade.

LEIAM – South Park: A Fenda que Abunda Força | Uma continuação ainda mais polêmica?

O gráfico do The King of Fighters 2000 não recebeu nenhum grande trabalho conforme supracitado, mas a Playmore se utilizou da capacidade do PS2 para aumentar a quantidade de animações em alguns cenários como efeitos de partícula de areia ou iluminação com mais detalhes que a versão Arcade. É um detalhe pequeno que não ajuda muito o jogo frente à outros lançamentos da época, mas já é alguma coisa. Isso acabou ajudando em outro fator importante: o jogo praticamente não trás tempos de carregamento antes, durante ou depois da luta.

No Japão, o jogo foi lançado em 28 de Novembro de 2002, porém no ocidente ele chegou um pouco mais tarde. O lançamento nos Estados Unidos foi em 09 de Dezembro de 2003 em um pacote chamado “The King of Fighters 00/01”, que trazia 2 discos com The King of Fighters 2000 e 2001, respectivamente. Uma coleção de 8 cartões colecionáveis foi distribuída com essa cópia, que trazia apenas um cartão em cada caixa. Na Europa, o jogo foi lançado pela Ignition Entertainment em 26 de Novembro de 2004 no mesmo formato, porém com uma capa nova e sem os cartões colecionáveis.

King of Fighters 2000

Reprodução: Internet

Concluindo

No Japão, o jogo foi relançado no selo SNK Best em 18 de Novembro de 2004 e lançado no selo “PS2 Classics” do PlayStation 4 em 18 de Março de 2015.

The King of Fighters 2000 não é nem de longe um dos melhores KOF já lançados, mas esse seu lançamento no PS2 embora seja bem simples e até vergonhoso se comparado com outros títulos da época, não faz feio no departamento de jogabilidade.

Se você procura um desafio elevado para desbloquear todos os extras ou apenas conhecer a série, esse jogo pode ser uma boa porta de entrada para se conhecer bem o sistema de “Strikers” que foi introduzido na ’99 e foi expandido em lançamentos subsequentes.

Qualquer versão desse jogo é igualmente aproveitável, visto que a única diferença entre as 3 versões (Neo Geo, Dreamcast e PlayStation 2) é a quantidade de extras e a qualidade de animação do cenário.

————————–

Essa análise foi realizado com uma cópia da versão de PlayStation 2