South Park: A Fenda que Abunda Força | Uma continuação ainda mais polêmica?

South Park: A Fenda que Abunda Força | Uma continuação ainda mais polêmica?

24/03/2024 0 Por Leandro Alves

A icônica e polemica sitcom South Park ganhou mais um game desenvolvido pela UBISOFT em 2017 e que foi  bem recebido pelos seus fãs. Seguindo a mesma premissa do seu antecessor com o diferencia do sua jogabilidade que foi reformulada, ele promete tocar em assuntos polêmicos que acenderiam as hemorroidas dos virtuosos do Twitter.

Será que South Park: A Fenda que Abunda Força consegue entregar uma experiência superior ou no mesmo nível de seu antecessor?

Confira comigo como foi a minha experiência!

Reprodução: Ubisoft

O enredo

South Park: The Fractured but Whole ou South Park: A Fenda que Abunda Força, como ficou o titulo em sua localização em português, se passa na cidade de South Park. Obviamente. E o jogo começa logo após os eventos de seu antecessor The Stick of Truth. Caso você ainda não tenha jogado o primeiro jogo, não se preocupe com isso. Cada jogo é uma história fechada e sua ligação se dá apenas com o personagem criado para o jogador controlar – Pode ocorrer uma referência e outra a eventos do titulo anterior, mas nada que comprometa a experiência caso opte por este segundo jogo.

LEIAM – South Park: The Stick of Truth | Tolkien, Aliens e Princesas

Na trama de South Park: A Fenda que Abunda Força, Cartman convence toda a turma a brincar de super heróis,  e logo em seguida descobre que existe uma recompensa  no valor de 100 dólares por um gato perdido, o que lhe instiga a conseguir a recompensa para conseguir dar início a uma serie de filmes de heróis de seu grupo “Guaxinin e Amigos” e ficar rico junto com seus amigos. Porém existe uma franquia concorrente os “Amigos da Liberdade” que tem o mesmo desejo e também saem em busca da mesma recompensa.

Sem fugir a formula do primeiro titulo, aqui também interagiremos com ambos os lados e realizaremos missões com diversos personagens famosos da sitcom, alguns deles sendo possível ser recrutado para o seu time a medida que avança na trama.

O seu herói 
Antes de começar o game você precisa escolher a dificuldade e os desenvolvedores já começaram a zueira, pois quanto escura a cor da pele do seu personagem, maior será a dificuldade do jogo.

Depois de criar o seu personagem, você será convidado a ir até o quartel general do “Guaxinim e Amigos” e ele lhe perguntará qual classe de herói você quer ser. Inicialmente existem apenas 3 classes, são elas: Energista, Velocista e Brutalista. Como os respectivos nome sugerem, cada uma deles é tem enfoque em uma habilidade especifica, como velocidade, projeteis e ataques físicos.

LEIAM – Tinha uma pedra no meio do caminho

Durante o desenrolar da história você desbloqueara outras classes e você poderá até escolher mais de uma classe pra montar seu personagem. Selecionado a sua classe, o Cartman te contará a triste, traumatizante e hilária história de seu personagem e como você adquiriu os heroicos poderes.

Em A Fenda que Abunda Força existe uma ficha de personagem onde você a preenche na medida que vai avançando pela trama do jogo, e nela há todos os seus dados onde você declara a sua cor da pele (qual você se declara), sexualidade, kriptonita, dentre outros.

A fonte de poder já está registrada como “anal” e o resto você precisará realizar algumas missões para preencher.

Reprodução: Ubisoft

O combate

South Park: A Fenda que Abunda Força segue com seu combate por turnos, a diferença é que agora os personagens podem se movimentar pelo campo de batalha. O que acabou deixando o combate mais dinâmico e levemente complexo, pois as vezes você precisará posicionar seu personagem em algum lugar específico para fugir de um golpe fatal ou mesmo para acertar o seu golpe.

É importante frisar que em algumas situações é preciso levar em considerações os atributos do herói que você irá colocar em campo e o inimigo que vai atacar, pois o jogo permite você saber quem será o próximo inimigo a se movimentar ou atacar. Eu por exemplo usei muito o “Tweek Maravilha” pois uma de suas habilidades tem o efeito de congelado deixando o inimigo imóvel na sua vez, mas não pode usar essa habilidade dois turnos seguidos.

Todos os personagens possuem um ataque especial com uma animaçãozinha e conforme você progride no jogo,  e mais para frente você desbloqueará outros personagem que vão contribuir com ataques poderosos.

A Fenda que Abunda Força

Reprodução: Ubisoft

A cidade

Quanto a cidade eu não encontrei mudanças significativas no mapa do game em comparação ao seu antecessor, o que não deixa de ser um prato cheio pra quem curte a série pois contém várias lugares do desenho.

Acredito que em South Park: A Fenda que Abunda Força eles poderiam ter colocado uns mini games pra passar o tempo ou mais interações nos ambientes e não apenas procurar colecionáveis ou itens de sidequest’s.

LEIAM – Top Racer Collection | Do Legado ao Renascimento

Por outro lado é muito legal você poder acessar a casa de praticamente todos os personagens principais do game e cagar em suas privadas (o que garante um troféu secreto se conseguir sujar a porcelana de todas as casas do jogo) e vasculhar os seus quartos.

Há alguns mini games bem legalzinho, como o do banco, mas é uma pena que seja fácil de terminar, mas vale um troféu do jogo.

A Fenda que Abunda Força

Reprodução: Ubisoft

Graficamente

O jogo segue com seu estilo 2D característico e com partes do cenário em 3D,  o que particularmente achei ótimo, pois da a impressão de que você está dentro de um episódio do desenho.

Caso esteja com preguiça de ir andando com seu personagem até seu objetivo você pode utilizar algum ponto de viagem rápida. O Jimmy… quer dizer o herói “Passo Rápido” está disponível nestes pontos pra te ajudar a chegar num piscar de olhos.

Uma coisa que eu senti falta foi o Canadá. No jogo anterior era possível ir até lá e  a perspectiva do jogo mudava para 8 bits, mas devido a  continuidade da trama e o segmento das temporadas animadas, infelizmente só é possível ir até a fronteira e encontrar com um canadense em cima muro (que foi levantado pelo primeiro ministro do Canada) e ser zuado.

A Fenda que Abunda Força

Reprodução: Ubisoft

Vale a pena?

Em South Park: A Fenda que Abunda Força a UBISOFT entregou um jogo melhor que seu antecessor, e a melhoria em seu combate concedeu outra cara ao jogo.

Eu confesso que só comecei a assistir a série depois de zerar Stick of the Truth, então não devo ter pego todas as referências inseridas no jogo, mas me diverti muito do mesmo modo.

Posso dizer que achei muito criativo as habilidades, nomes e fantasias dos heróis, pois assim como na série, o jogo consegue encaixar bem as piadas mesclando a inocência dos garotos em alguns momentos com uma zueira voltada ao público adulto. Depois dessa experiência com o jogo, além da Ubisoft garantir mais um fã dos games de South Park, também conquistou mais um fã pra série animada.