Action Fubuki | Com boas intenções, mas falho

Action Fubuki | Com boas intenções, mas falho

19/03/2024 0 Por Geovane Sancini

Quantos jogos são lançados todos os dias? Em serviços como a PSN, eShop e Xbox Store, pode chegar a uma dezena ou até duas, dependendo da ocasião. Desde triple As, Indies, AA, emulações da Arcade Archives e o escambau a quatro. Mas no PC? Em storefronts como o itch.io e o Steam, esse numero chega certamente a centenas, principalmente hoje em dia que qualquer pessoa pode lançar 10 jogos da memória com garotas de anime por um dólar cada e faturar uma grana em cima de gente tarada, ou com pouca grana (eu me enquadro nos dois casos). O fato é um só: É fácil seu jogo ficar perdido num mar de lançamentos. Muita, mas MUITA gente (me refiro a devs) reclamou quando a EA simplesmente disponibilizou DEZ JOGOS de uma vez no Steam, o que colocou alguns jogos com boas vendas um pouco pra baixo. Faz sentido esses jogos da EA terem derrubado as vendas de outros, porque são em sua maioria, jogos da época que a EA se importava com os jogadores, e considerados clássicos até hoje.

Logo, se você perdeu o lançamento de jogos como Berserk Boy e Lords of Exile, confira nossas análises e jogue dois dos melhores lançamentos de 2024, o fato é que qualquer jogo pode simplesmente se perder no mar de bosta, mediocridade e coisas boas que sai no Steam todos os dias. O que significa que alguma gema oculta pode passar batido por você, ou você pode ter desviado de uma bomba.

Eu gosto de waifus e gosto de jogos de ação, logo, um jogo que me parecia levemente familiar, me chamou a atenção. Esse jogo, trabalho de um homem só, se chama Action Fubuki (não, não tem a ver com a Fubuki do Hololive… Ou a Fubuki de One Punch Man… Qualquer uma dessas duas pode sentar na minha cara e eu não ligarei. Onde eu estava?) Ah sim, Action Fubuki, que chegou ao PC, em Fevereiro. Será que ele vale a pena?

Reprodução: Oedipe Games

OVOMATÁOELONMUSK

O jogador está no papel de Fubuki GORO. Você foi treinada desde a infância para se tornar uma kunoichi mortal do clã GORO.

Você trabalha para o governo na Agência de Ação Especial (SAA – Special Actions Agency). Eles enviam você para qualquer lugar que precisem para eliminar uma ameaça ao governo.

Hoje você tem uma nova missão:

Elimine Elon DUSK, o CEO da empresa EXE. Ele está liderando alguns experimentos perigosos em humanos, modificando o DNA para criar supersoldados.

O governo pediu várias vezes para parar e fechar as instalações, mas DUSK quer ir cada vez mais longe até ao fim do seu objetivo.

Portanto, o governo não tem esperança e ordena que a SAA elimine DUSK e todas as pessoas perigosas que você encontrará nas instalações.

A premissa é bem imbecil, vou admitir, mas ao mesmo tempo, hilária. Só pela premissa de usar uma gostosa pra matar uma paródia de Elon Musk… 10/10 Goty. E não, eu não tenho nada contra Elon Musk, eu só acho a parada toda engraçada mesmo.

Reprodução: Oedipe Games

Dois pecados capitais para quem joga no PC

A ideia da jogabilidade de Action Fubuki, é semelhante a vista em Action Taimanin, use a combinação de teclado e mouse para derrotar seus inimigos, com tecnicas devastadoras sendo adquiridas ao longo do caminho. Porém, o jogo comete algumas falhas que são capitais em termos de PC gaming.

Primeiro, o jogo não permite o remapeamento das teclas, coisa que por exemplo tornou minha jogatina de Action Taimanin MUITO mais confortável (fazer tudo no teclado era bem melhor que depender do touchpad do mouse), e infelizmente, a falta de um remapeamento impede que eu aproveite a jogatina, porque alguns comandos do jogo utilizam-se do botão do meio do mouse. Espero que numa futura atualização, isso seja corrigido.

E segundo, o jogo não permite mudança de resolução de tela, o que é algo impensável em 2024. Uma das coisas que eu particularmente não gosto em PC Gaming, é quando alguns jogos que quando abertos, abrem na MAIOR RESOLUÇÃO E QUALIDADE POSSÍVEIS. Mas divago quanto a isso.

Reprodução: Oedipe Games

Falta de identidade visual

A primeira coisa que chama a atenção no jogo, é que o logo do jogo é simular ao de Action Taimanin. Mas dá pra relevar isso. Em termos gráficos, falta um pouco de identidade. Dá pra justificar por ter sido feito tudo por uma pessoa só, mas em termos de interface de usuário e fontes utilizadas, parece tudo muito… Genérico.

O modelo da Fubuki é decente, mas os inimigos e cenários, aliados com tudo que falei da interface de IA e fontes, deixa tudo com um ar genérico. Faltou um pouco de polimento, pra deixar tudo mais agradável do ponto de vista visual.

Na parte sonora, o jogo utiliza músicas que cumprem sua função e creio eu que são Royalty Free, posso estar enganado.

Reprodução: Oedipe Games

Finalizando

Action Fubuki tinha tudo pra ser mais do que é, tem uma ideia interessante e a jogabilidade funciona um pouco, mas ao mesmo tempo, a falta de remapeamento e otimização ruim estragam a experiência. Se quiser um jogo semelhante, mas gratuito, tem Action Taimanin. Não é caro, mas falta aquilo pra estar nas recomendações.

Nota Final: 6/10

Action Fubuki está disponível para PC, e esta análise foi feita com uma chave do Steam, gentilmente fornecida pela Oedipe Games.