Teppo and the secret ancient city | Coletathon genérico

Teppo and the secret ancient city | Coletathon genérico

20/02/2024 0 Por Geovane Sancini

Recentemente, os responsáveis pelo ChatGPT vieram com uma nova revolução em termos de IA, no caso, a criação de vídeos a partir de prompts. Isso acendeu um alerta de pessoas que trabalham no meio criativo e pessoas que fingem ser criativas e trabalham no meio criativo (esse último grupo é conhecido como Hollywood), com o que as pessoas podem fazer utilizando IA num futuro próximo.Conhecendo a internet como conheço, preguiçosos iram usar isso pra fazer videos porno pros jogos, tal como já fazem com imagens hoje em dia.

Posso dizer que ainda estamos longe de ter algo que verdadeiramente vai ameaçar produções criativas, sim, IA ainda não vai acabar com a cabide de empregos em sites como a IGN, Kotaku e Polygon. A imcompetência deles vai fazer isso por si só, porque IA’s mesmo treinadas ainda são suscetíveis a erros, desde erros simples a erros crassos. Só lembrar que quando a geração de imagens por IA se iniciou, o que a maior parte da população conseguia fazer era digno de pesadelos lovecraftianos. Hoje, é menos, mas ainda temos mulheres com três braços e sete dedos em cada mão.

O que isso tem a ver com o jogo de hoje, você se pergunta? Bem, para um experimento, decidi pedir a três IA’s diferentes, um resumo do jogo, o character.ai, a gab.ai e o ChatGPT, com todas as plataformas de IA errando absurdamente, e considerando o jogo como uma obra fictícia, e não um jogo de verdade. E que jogo é esse, você se pergunta, não lendo o título da análise?

Bem, Teppo and the Secret Ancient City é o mais novo jogo da 7Raven Studios que chegou aos consoles no final de janeiro/começo de fevereiro (dependendo da plataforma). Mas será que ele vale a pena o seu tempo? Confira conosco.

Reprodução: 7Raven Studios

Em busca de tesouros na floresta amazônica

No papel do explorador Teppo, estamos a procura a fortaleza de pedra desaparecida, supostamente localizada na Floresta Amazônica, entre o Brasil e o Peru. Depois de conhecer o misterioso Tanaca Wanax, o último chefe de uma tribo antiga desconhecida que se autodenominou Ugha Lulala, a aventura de Teppo não será a mesma.

Graças à tecnologia trazida por visitantes espaciais há mais de 13.000 anos, você usará coisas com as quais você está familiarizado e coisas como pedras mágicas em forma de diamante-em uma variedade de cores-para explorar cada área. Você coletará centenas dessas pedras mágicas em forma de diamante para acionar um portal que pode conceder acesso a mundos paralelos. Teppo se propõe a explorar o vale na fronteira entre o Brasil e o Peru em busca deste local peculiar.

Apesar do roteiro pouco original (uau, ALIENS criaram coisas antigas? Que original), a apresentação de Teppo and the Secret Ancient City é charmosa, feita em quadrinhos com um estilo bem humorado. Pena que isso não se transfere para um dos pontos que discutiremos mais adiante.

Reprodução: 7Raven Studios

Bons controles, péssimo level design

O jogo possui controles simples, mas efetivos. Basicamente você precisa pegar todas as gemas e encontrar o portal do fim de fase e derrotar/evitar inimigos. Colete três tipos de armas diferentes e mire utilizando o analógico direito. Também é possível pular em alguns inimigos. Essa simplicidade de controles, acaba tornando o jogo agradável em termos de jogabilidade.

Os controles são responsivos, e até seriam um incentivo pra jogar…Se os inimigos não respawnassem assim que você toma certa distância. Eu entendo inimigos reaparecerem quando você está fora da vista deles, é algo bastante normal em jogos antigos, mas tipo… Você dá meia dúzia de passos pro inimigo reaparecer? Nah, falha de design na minha opinião…

Falando em design de fases? Aqui, não é dos melhores. Juntando ao fato de que precisamos coletar todas as gemas pra passar de fase, me sinto jogando um europlatformer dos anos 90, onde tinhamos que coletar merda aleatória pra liberar o final da fase.

Se o design de fases fosse mais linear e sem obrigatoriedade de coletar tudo, exceto pro 100%, teriamos um jogo bem mais agradável., mas o que temos são fases massivas com layouts genéricos. Uma pena, podia ser mais.

Reprodução: 7Raven Studios

Gráficos decentes, trilha sonora eh.

Honestamente? Pra um jogo indie de baixo orçamento, os gráficos não são ruins. Não tem aquela limpeza artificial que faz parecer jogo de flash, mas não é sem detalhes a ponto de sprites serem borrões sem face.

Os cenários possuem detalhes e efeitos passáveis, e a apresentação em formato de quadrinhos que mencionei antes, dá um certo charme. Pena que a trlha sonora é esquecível, músicas bem qualquer coisa, tanto que as esqueci após fechar o jogo.

Reprodução: 7Raven Studios

Tem platformers melhores.

Apesar dos positivos, como os controles e os gráficos, o level design e a natureza coletathon sem coesão do jogo deixa difícil recomendar Teppo and the Secret Ancient City. Não é o pior jogo do mundo, tem muita coisa ruim que já passou pela minha mão, mas é pouco memorável. Poderia ter sido mais, o que é uma constante dos jogos da 7Raven Studios, que sempre tem um elemento puxando a perna do jogo.

Nota: 6/10

Teppo and the Secret Ancient City está disponível para Nintendo Switch, Xbox One e Playstation 4, e essa análise foi feita com uma cópia de PS4, gentilmente cedida pela 7Raven Studios.