Trepang2 | Rápido e muito visceral

Trepang2 | Rápido e muito visceral

03/12/2023 0 Por Diogo Batista

O gênero FPS hoje em dia é muito mais focado em uma experiência Multiplayer do que pensado para uma experiência de um único jogador. Não que isso seja um problema, afinal, DOOM Eternal mostrou que é possível criar uma baita experiência única sem deixar de lado aqueles que não querem ter a mãe xingada em um online.

O que nos leva a Trepang2 que segue essa mesma fórmula, mas tenta entregar um jogo que busca incorporar elementos de terror ao tiroteio. Friso aqui que é tiroteio e violência em níveis absurdos. Sair por ai atirando em tudo e despedaçando soldados e criaturas nunca foi tão prazeroso. Mas ai você se perguntar: Se o tiroteio é empolgante, o que mais ele tem a oferecer além disso?

Bem, pegue sua escopeta e junte-se a mim e ao agente 106 para derrotar as forças do mal. Sério.

Trepang2

Reprodução: Trepang Studios

Tente fugir

Nossa primeira missão consiste em sair de um complexo militar onde estamos presos, e é isso. Essa primeira fase será o nosso tutorial de combate e aqui aprendemos duas habilidades que iremos utilizar a torto e a direito durante todo o jogo, sendo elas: A câmera lenta ao melhor estilo Max Payne e a segunda é uma habilidade de camuflagem que nos torna invisível.

Ambas contam com uma barra de energia que é consumida na medida que utilizamos e ao esgotar, entra em modo de recuperação.

LEIAM – CRYMACHINA | Análise

O restante são corredores poucos iluminados e onde tentando ao máximo sobreviver as hordas de inimigos que os preenchem. Ouso dizer que esta primeira fase é um baita cartão de entrada para qualquer um que se atreva jogar Trepang2, pois ao término dele você sente-se o verdadeiro Steven Seagal.

Trepang2

Reprodução: Trepang Studios

Visceral

Trepang2 é visualmente incrível, mas o seu destaque está está no sistema de mutilação e o alto grau de violência. São poucos jogos da atualidade onde você é capaz de decepar um corpo com uma escopeta ou mesmo explodir alguém ao ponto de todos os seus órgãos ficarem espalhados pelo cenário. Me vem a mente apenas Mortal Kombat fazendo isso atualmente.

LEIAM – Spider-Man 2 | Análise 

E se a violência chama a atenção, também vale destacar a qualidade do tiroteio que consegue ser incrivelmente bem verossímil dadas as limitações financeiras. Os efeitos das explosões, a fumaça do cano da arma e as iluminações causadas por disparos, tudo isso foi feito de forma cuidadosa e que realmente salta aos nossos olhos durante as partidas.

Não só isso, o cenário e o personagem fica lambuzado com todo o sangue que vai se espalhando durante os confrontos. Isso com humanos, pois quando as criaturas começarem a surgir, o ritmo de jogo muda freneticamente e precisamos fugir em determinadas situações, o que faz com que a forma de jogar mude consideravelmente, principalmente no combate contra chefes.

Terpang2

Reprodução: Trepang Studios

Uma história qualquer

Buscar uma história que justifique toda a loucura que permeia Trepang2 é algo que não vale a pena. É como tentar assistir ao um bom filme de ação dos anos 90 com Chuck Norris e esperar encontrar profundidade de um roteiro do Christopher Nolan, você vai se frustrar.

Trepang2 é feito para você se divertir desligando o cérebro e redirecionar a energia apenas para os dedos e  usando ondas cerebrais apenas para conseguir se localizar e usar as habilidades. Estamos falando da luta contra um mal maior que quer destruir o mundo e cabe a você, o homem mais corajoso do mundo, dar conta do recado.

Parece até que estou fazendo pouco do titulo, mas eu particularmente gosto muito de propostas mais simples e diretas, onde o foco é apenas o entretenimento. O que Trepang2 faz muito bem e  de uma forma que vai lhe prender o suficiente para continuá-lo jogando por um bom tempo.

Trepang 2

Reprodução: Trepang Studios

Concluindo

Trepang2 consegue entregar um jogo divertido o suficiente para entretê-lo e ainda agraciar aqueles que sentiam falta de um jogo violento aos moldes de Soldier of Fortune. E mesmo quem nunca jogou Soldier of Fortune pode vir a curtir o titulo, afinal, quem não gosta de ficar preso em lugares estreitos repleto de soldados armados com grosso calibre… É. To ficando bom nessas piadinhas.

Outro ponto que merece elogios é a sua trilha sonora que abraça de forma perfeita o clima de ação e nos deixa com a adrenalina lá em cima. No meu primeiro combate contra um Homem Mariposa, eu fiquei tão tenso com tudo o que acontecia, que as costas chegava a doer.

O fato de Trepang2 usar com referencia o jogo F.E.A.R  para a construção do elemento de horror é visível, principalmente no elemento escuridão, mas fica só nisso. Se este jogo tivesse sido lançado como uma DLC de DOOM Eternal inspirado em DOOM 3, eu acreditaria facilmente por conta da sua velocidade e sistema de combate.

Trepang Studios e o Team17 possuem em suas mãos um titulo que tem muito a oferecer no futuro, e que com mais tempo e talvez uma equipe maior, podem fazer algo que consiga atrair a grande mídia.

NOTA 08/10

__________________________

Esta análise foi feita com uma cópia digital do jogo cedida gentilmente pelo TEAM 17. O jogo está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X e Series S, Microsoft Windows.