A minha história com Super Mario RPG

A minha história com Super Mario RPG

01/12/2023 0 Por Rodolpho Galdini

Fale pessoal tudo bem? Hoje irei falar um pouco da minha história com o clássico e o mais recente lançamento da turma do Mario no console Nintendo Switch, o aguardado remake do clássico, Super Mario RPG de Super Nintendo de 1996. Para quem jogou naquela época, sabe bem do jogo que estamos falando.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa, mas antes

*ATENÇÃO*  ISSO PODE CONTER SPOILERS, CASO VOCÊ NÃO SE  IMPORTE COM SPOILER,  FIQUE À VONTADE*

Reprodução: Nintendo

Meu primeiro contato com o jogo

Super Mario RPG foi um jogo que me abriu portas em questões pessoais e profissionais. Como assim? Esse é o jogo que me fez aprender inglês em 1996.

Eu já gostava muito de Mario e graças ao Mario RPG eu pude aprender inglês utilizando um dicionário de inglês-português do lado durante toda a jogatina, e desse modo eu fui capaz de entender o que cada personagem do jogo dizia. E estamos falando de um jogo que além de ter uma história mirabolante e totalmente nova para o mundo do cogumelo que conhecia, a Square Enix que na época ainda era Squaresoft, introduziu dois novos personagens icônicos para nos ajudar na nova empreitada e atrair a nossa atenção, sendo eles:

  • Mallow, um príncipe do reino das Nuvens (Nimbus Land) que foi abandonado quando bebê e caiu no mundo dos Sapos, então ele acredita que é um sapo.
  • Geno, uma estrela-espírito que protege o mundo da Star Road, local que possui 7 estrelas especiais que recebe os desejos e esperanças das pessoas e os converte em pequenas estrelas.

Quanto a sua trama, ele segue o de praxe, Bowser rapta Princesa Peach e cabe ao Mario ir em seu resgate, mas é ai que o jogo nos mostra como será o sistema de batalha a partir daí. Um jogo de RPG com sistema de batalha de turnos com a possibilidade de acessar danos críticos a partir de sua habilidade pressionando o botão A no momento certo.

Super Mario RPG

Reprodução: Nintendo

Seguindo

Ao resgatar a Princesa Peach, no mesmo momento, o mundo da Star Road é violado por uma espada gigante chamada de Exor, que quebra o selo protegido pelas 7 estrelas, invade o castelo de Bowser como uma ligação de seu mundo ao mundo do Mario e, por fim, as 7 estrelas são espalhadas pelo mundo, e agora somos apresentados a verdadeira missão de Mário. Adivinhem: Resgatar as 7 estrelas junto com seus amigos para que a Star Road seja consertada e os desejos e esperanças das pessoas voltem.

LEIAM – Minha história com Perfect Dark 

O chefe principal do jogo é Smithy, um papai Noel do mal que usa de uma fábrica para produzir monstros afim de destruir o mundo do Mario, fazendo com que tudo seja tomado pelas máquinas à la Exterminador do Futuro.

Ah! Nesse jogo você consegue o auxílio do temível Bowser ao seu lado. Exatamente, Bowser, o eterno vilão de Mario te ajuda a expulsar a gangue de Smithy do seu castelo e de quebra permite que Mario seja um membro da Bowser’s Minions.

Super Mario RPG

Reprodução: Nintendo

E o remake, como é?

O jogo em si é EXTREMAMENTE fiel ao original, com a diferença de foi adicionado novos itens de batalha, assim como uma adição no sistema de batalha, nesse caso uma técnica de ataque: A técnica tripla. Essa técnica te permite  mudar de personagem a hora que quiser durante a luta, o que é a cereja desse bolo, afinal acabamos utilizando 5 personagens na batalha. E essa tém tripla muda dependendo do trio que você esta usando

LEIAM – Reviva a Época Dourada: Beat ‘Em Up Archives – Uma Jornada Nostálgica nos Clássicos dos Anos 90 – Nerfando

Os clássicos easter eggs do  jogo também estão disponíveis, sendo possível encontrar  Link, Samus, naves do Fox, de F-zero e o desejo do Luigi na Star Road.

Uma das graça de Super Mario RPG sempre foi o humor leve que o permeia do início ao fim, onde mesclam, piadinhas, ação e um pouco de drama. E tudo isso foi mantido.

Reprodução: Nintendo

Mas e as críticas?

Eu li uma análise no site da IGN na qual infelizmente eu discordei e tenho que dizer que muito da opinião ali não será relevante para qualquer fã. Um dos pontos da critica foi que Super Mario RPG era muito fiel ao original.

SE TRATA DE UM REMASTER!!! É um absurdo que isso sequer tenha citado como um problema, é a mesma coisa que eu criticar um jogo do Pokémon que é ambientado em algum litoral cercado de água tem muita água.

Esse tipo apontamento que nos leva a questionar se a pessoa que analisou o jogo realmente o jogou pra valer.

Super Mario RPG tudo o que foi feito no original e ainda adiciona alguns elementos que vão além do visual, mesmo que pequenas, como o nome da Peach, que no clássico se chamava Toadstool, ou a Pipe House que se tornou Mario House.

Super Mario RPG

Reprodução: Nintendo

Particularmente

Finalizei esse novo Super Mario RPG  algumas vezes e consegui acessar áreas e módulos do jogo que você só alcança após zerar. Falando sério. É obrigação de todo gamer e apreciadores de RPG jogarem essa maravilha.

Na primeira vez do jogo antes (ou mesmo depois de zerar) você pode acessar a primeira vez na luta contra o Culex, lembra dele?

Na sua primeira forma ele estará como era na edição de Mario RPG de 96… Quando vi isso eu tomei um balde de água fria, achei que ele era remasterizado, após derrotá-lo a porta que da acesso a sua localização desaparece e você nunca mais o vê. TODAVIA, após zerar o game, você consegue um item numa batalha mano-a-mano contra o querido Jonathan Jones, o boss tubarão em Sunken Ship.

Na batalha contra ele, você conseguirá a Super Shiny Stone e adivinhem… O retorno da porta misteriosa está lá e Culex novamente, TOTALMENTE REMASTERIZADO E COM NOVOS MEIOS DE BATALHA. MUITO MAIS DIFÍCIL – Chupa XXX e suas críticas ridículas – Isso foi mind blowing… um plot twist excepcional.

Super Mario RPG

Reprodução: Nintendo

Vale a pena jogar Mario RPG?

Obviamente que o apelo ao saudosismo existe, mas tratando-se de uma remasterização entrega melhorias na jogabilidade. Quem jogou o clássico tanto quanto eu conhece o jogo de trás pra frente e identificará todas as alterações existente em Super Mario RPG.

Ouso dizer que apenas com o trailer lançado 5 meses atrás eu quase chorei de alegria. Foi uma emoção muito forte que eu, um jovem rapaz de 36 anos, com filha e esposa, que acabei me emocionando com o trailer e ainda fiquei mais emocionado ao finalizar o jogo pela primeira vez.

LEIAM – Chrono Trigger | Uma viagem no tempo

Foi como voltar aos meus 9 anos de idade. Uma viagem no tempo em que eu vivia um mundo onde as coisas eram bem mais mágicas.

Super Mario RPG não é apenas um jogo, é um feitiço que te leva de volta a ano de 96  mas com um olhar no atual e nos faz reviver as maravilhas que o titulo reserva.

JOGUEM!!!