Air Twister | Um Rail Shooter para os apaixonados por Arcade

Air Twister | Um Rail Shooter para os apaixonados por Arcade

23/11/2023 0 Por Diogo Batista

Fazia algum tempo que não encarava um jogo arcade, principalmente um desenvolvido pelo saudoso Yu Suzuki, um dos grandes nomes da indústria dos jogos eletrônicos. E apesar de Air Twister ser um jogo lançado em 2022 no serviço da Apple Arcade, felizmente agora ele encontra-se disponível para os consoles da atual geração.

LEIAM – Sonic Superstars | Bonito, Nostálgico e quase lá 

Se alguém sentia falta de jogos ao estilo rail shooter, com toda a certeza Air Twister vai atender sua ausência de jogos do gênero, afinal estamos diante de um jogo que remete a Space Harrier entre outros jogos como Panzer Dragoon, mas como buscando alguma característica originais.

Se junte a mim e aos animais psicodélicos de Air Twister e vamos ajudar a princesa Arch a salvar o seu reino de uma invasão alienígena.

Air Twister

Reprodução: ININ Games

Psicodelia musical

Uma das primeiras coisas que notamos ao dar inicio ao Air Twister é como ele é um jogo com o volume no máximo, o que me lembra a passagens por casas de arcades. Eu até levei alguns sustos como o volume era elevado, por outro lado as musicas são boas. Uma das faixas principal “Symphony Of The Swans” me lembrou muito as musicas do Queen, e apesar de parecido, não desabona em nada.

A musica combina com toda a loucura audiovisual que acompanha o jogo, onde somos levados a cenários quase oníricos, onde seguimos uma linha reta e tentamos atirar em tudo que entra em nossa frente. Por vezes me vi empolgado enquanto avançava pelo cenário devido a sua trilha sonora que casou perfeitamente.

Por outro lado, sua simplicidade pode não agradar a turma mais jovem acostumada a só ficar olhando para tela enquanto assiste diálogos demorados. Aqui é você no comando o tempo todo e avançando, encarando um chefe ao fim de cada fase e partindo para a próxima. Se piscar muito é game over.

Air Twister

Reprodução: ININ Games

Sem compromissos

Se você procura um titulo só pra matar o tempo e se desafiar, Air Twister, irá cumprir esse papel, afinal você percorrerá por mapas coletando estrelas e atirando em tudo o que entrar em sua frente. É o mais puro suco dos anos 80 na geração atual, pra ser direto.

Apesar da personagem possuir uma barra de energia, morrer é garantia de game over e começar tudo de novo. Simples assim. Por vezes você se verá percebendo que desviar do tiro é mais complicado a medida que se avança, sendo obrigado e tentar atirar primeiro o máximo de vezes possível.

LEIAM – Eiyuden Chronicle: Rising – Divertido, porém insuficiente

Não dá pra dizer que isso é ruim, mas sim divertido, porém, você pode vir a se estressar se não é lá um grande amante do gênero. O ponto alto é o controle que responde incrivelmente bem. Para um jogo do gênero, isso é primordial, e eles entregam isso.

Falando por mim, nunca fui um grande fã de Space Harrier e tive pouco contato com jogos do gênero, logo não sou alguém que morre de amores por este tipo de jogo, mas é fato que existe um potencial aqui e que vai agradar que busca jogatinas descompromissadas ou mesmo só gosta de se desafiar.

Conclusão

Air Twister chega aos consoles localizado em português e trazendo consigo o espirito dos jogos de arcade dos anos 80, mas com uma roupagem moderna.  Se você é um retrogamer que costuma reclamar que lhe falta opções que resgatem a essência dos arcades, então este titulo é altamente recomendado para você.

O embate contra os chefões são bem elaborados e sempre nos deixar empolgado, e mesmo que morrer as vezes seja uma consequência. Refazer as fases não são ruins, e nos possibilita decorar os padrões e a nos desafiar a refazê-las de forma cada vez mais precisa.

Também tem o fator de que estamos diante de um jogo feito por ninguém menos do que Yu Suzuki, o que por si só traz algum peso ao titulo.

Nota 7/10

__________________________

Esta análise foi feita com uma cópia digital do jogo cedida gentilmente pela ININ Games. O jogo está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X, Nintendo Switch, PC e iOS.