Sonic Superstars | Bonito, Nostálgico e quase lá

Sonic Superstars | Bonito, Nostálgico e quase lá

19/11/2023 0 Por Diogo Batista

Eu adoro Sonic e a forma como o personagem se aventurou nos mais variados gêneros, desde um jogo de corrida a um jogo de plataforma bizarro onde se transformava em lobisomem com braços elásticos. O que nunca compreendi muito bem, afinal, sempre achei que a formula de Sonic Adventures era algo que podia ter sido refinada e ampliada – Oras, nos dê um Sonic Adventure 3.

Entre os erros e acertos com o personagem e sua turma, ao que parece a SEGA enfim encontrou um rumo. Depois de Sonic Frontiers que teve uma recepção até boa, decidiram resgatar um pouco da essência do jogo clássico e aplicar uma bela harmonização nos personagens, que sendo bem franco, ficou espetacular.

Sonic Superstars remete a muito do que vimos no passado, mas com uma bela brisa de ar fresco em sua arte. Seria isso o suficiente para entregar uma das melhores experiência do ouriço azul nessa geração?

Bem, vista seu sapato de corridas e me siga

Sonic Superstars

Reprodução: SEGA

Indo um pouco além da nostalgia

Sonic Superstars chegou no dia 17 de Outubro para os consoles da nova geração, e a frente do titulo esta a produtora Arzest, responsável pelo Balan Wonder World. Dá pra dizer que Sonic Superstars chegou ao mundo com expectativas relativamente alta, e levando em conta todo o passado dos jogos do ouriço azul, creio que a Arzest conseguiu acertar em cheio com o titulo.

Se por um lado resgata fases que nos remetem as clássicas, existe muita verticalidade empregada aqui, o que traz algum tempero a formula conhecida por todos os fãs. É muito bom ver o Sonic e seus amigos correndo em alta velocidade e alternando no cenário, variando um pouco.

LEIAM – 5 jogos brasileiros em promoção na PS Store | Essenciais

Falando sobre alternância, isso nos leva a um outro ponto que é a possibilidade de jogarmos com outros personagens além do Sonic. São no total cinco personagens, mas ao iniciar o jogo apenas quatro estão disponíveis, e o quinto personagem só estará disponível ao concluir o jogo pela primeira vez.

Cada um deles com sua habilidade e vantagens que podem ser utilizadas para se finalizar a fase e até alcançar pontos que com um personagem você não conseguiria antes. O que eleva o fator de repetição do jogo, de fato.

Sonic Superstars

Reprodução: SEGA

Musicalmente falando

Os jogos do Sonic são conhecidos por sua trilha sonora que são sempre muito marcantes. É quase impossível você ter jogado qualquer titulo clássico e não ter a musica de introdução ou alguma fase especifica grudada na cabeça. Nesse sentido Sonic Superstars infelizmente não vai muito além, entrega uma boa trilha sonora, só que nada tão marcante.

Eu citaria aqui a musica de abertura que é empolgante e a que rola na fase Sandy Sanctuary, que também gostei bastante. Fora isso, acho que ela cumpre com o seu papel, mas não vai muito além disso.

De forma alguma estou alguma estou dizendo que ela a trilha sonora do jogo é ruim,  e sim que apenas funciona no contexto, não é nada que o faça ir atrás de um CD ou ouvir a playlist. em serviços de streaming. Ela dá conta do recado, mas certamente podia ter sido melhor.

Sonic Superstars

Reprodução: SEGA

Gameplay renovado

Sonic consiste em atravessar um cenário correndo, coletando argolas e lidar com chefões no final, na maioria das vezes o Dr. Robotnik ou o Eggman. Isso pelo menos era nos clássicos, pois aqui a cada esmeralda do chaos coletada durante as fases, os personagens adquirem um novo poder. O primeiro deles é o do avatar, onde o Sonic, o qualquer outro personagem selecionado, ganha a habilidade de criar centenas de clones de si mesmo que vão se lançando contra tudo na tela.

Esse poder nos auxilia também durante os combates com os chefes, e em determinadas situações é realmente uma baita mão na roda, caso você queira acelerar o processo de fechar o jogo. Usar ou não essas habilidades não os impedirá de derrota-los, visto que muda-se pouco no sentido de combate.

LEIAMSlaps And Beans 2 | É porradaria nostálgica

Memorizando os padrões você os derrota facilmente, e se você achar que deve usá-los, use-os. Eu mesmo por muitas vezes esquecia que tinha tais habilidades, as vezes lembrando ao morrer de forma boba por algum chefe. E fazendo uma breve reflexão, essas novas habilidades são apenas mais um motivo para que exploremos o mapa atrás das fases bônus onde coletamos essas esmeralda. Sobre as fases, todas elas são um show visual a parte, com muitas cores e paisagens de tirar o nosso folego.

Sonic Superstars

Reprodução: SEGA

O bônus

Se existe algo que eu pelo menos achei chato de realizar, são as fases bônus. Exceto pelo bônus onde é basicamente a versão atualizada daquele labirinto onde Sonic pode cair em um buraco, as demais são cansativas.

No jogo temos os bônus onde é possível adquirir moedas e outras onde podemos adquirir as esmeraldas, geralmente aquelas onde há argolas se consegue as esmeraldas, mas existem portais também onde somos levado a fase bônus em que você só coleta argolas.

Sei que to sendo reclamão, mas imagine você parar o seu caminho só para atravessar rapidamente por um portal e coletar algumas poucas argolas. É o cumulo. Esmeraldas, OK, mas argolas e moedas para comprarmos peça de robô, ai não, violão.

Sonic Superstars

Reprodução: SEGA

Os extras

Sonic Superstars também conta com um modo extra onde você pode jogar os modos Batalha e o Contra o Tempo, que como o próprio nome sugere, trata-se de uma corrida para finalizar as fases disponíveis no seu menor tempo possível, contando com um ranking.

Já o modo batalha é uma modo de aumentar o fator de repetição, e que certamente vai agradar mais as crianças que os adultos. Nele você enfrenta desafios contra robôs. E esses desafios são variados ao melhor estilo gincana, como aqueles que conferimos em jogos como Fall Guys. O que muda nesse modo é que usamos as moedas para comprar pelas para o nosso robô.

LEIAM – Bem Feito | Mas será que foi mesmo?

Se você comprou a edição de luxo, será agraciado com a skin de Metal Sonic para você equipar em seu personagem. Bem, pra quem gosta de cosméticos como esse, deve ser uma grande coisa.

Esse modo  vem com um forte apelo para o multiplayer online, e que se você é um dos que adora passar horas e horas jogando competitivo online, talvez você se divirta.

Conclusão

Sonic Superstars acerta ao entregar uma nova experiência nova sem deixar a fórmula que conhecíamos, porém, o excesso das fases bônus é algo que realmente me desagradou. Os que envolviam a coleta da esmeralda é basicamente pressionar e soltar um botão enquanto você tenta se aproximar da esmeralda voadora – Chatérrimo. Os puristas também pode não gostar muito dos novos poderes que implementaram, ou mesmo do design das fases.

Há uma fase onde controlamos Amy obrigatoriamente, e apesar de ser uma excelente personagem devido ao seu pulo duplo com a marreta, a fase é um tanto boba. Consiste em avançar e empurrar algumas jaulas com frutas dentro e não faz sentido, basicamente esta ali porque alguém achou uma boa ideia. Por sorte outras fases são bem divertidas e desafiadoras, o que pode levar algum tempo caso você opte por explorá-las com afinco.

Um outro ponto que gostei e acho que vale a pena comentar, é a ausência de diálogos. Os personagens falam basicamente por movimentos, então se você tá acostumado com histórias pretensiosas como os jogos cinemáticos, esqueça. Sonic Superstars é velha guarda nesse sentido e realmente tem o intuito apenas de ser uma bom entretenimento.

Sonic Superstars é entrega um visual colorido e carismático, além de diversão na medida. Talvez não seja a melhor jogo do Sonic que você irá jogar em sua vida, mas ele chega bem perto disso. Faz tempo que o ouriço azul merece um titulo que resgate parte da sua popularidade, e com este lançamento podemos ver que a SEGA está no caminho certo.

Nota: 8/10

__________________________

Esta análise foi feita com uma cópia digital do jogo cedida gentilmente pela SEGA Brasil. O jogo está disponível para Xbox One, Xbox Series S| X, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch e PC via Steam.