Super Mario Bros. Wonder | Análise

Super Mario Bros. Wonder | Análise

22/10/2023 0 Por Juliano Aires

A espera acabou! Super Mario Bros. Wonder foi lançado para Nintendo Switch marcando uma nova fase da franquia que já é sucesso há décadas e esta é a nossa análise do game. Em WonderNintendo renova seu jogo de plataforma em progressão lateral sem mexer no principal alicerce que o transformou em um sucesso, mas realizando uma renovação com novas mecânicas, animações, personagens, power-ups e muito mais, tudo isso em um mundo novo a ser explorado, o Reino Flor.

Super Mario Bros. Wonder chega com exclusividade para o Switch e marca o início do que pode ser o ciclo final de vida do console, que já está nas prateleiras há quase 7 anos e pode estar dando espaço para o seu sucessor, que vem recebendo rumores pela internet afora. Com a maturidade do console, Wonder chega para ser a cereja do bolo para os fãs de Mario em um jogo que pode ser jogado de maneira solo ou com até quatro pessoas, inclusive com direito a modo online.

Super Mario Bros. Wonder

Créditos: Nintendo

Nesta nova aventura é possível escolher entre diversos personagens, incluindo Mario, Luigi, Peach, Daisy, Toad Amarelo, Toad Azul, Toadette, Yoshi, Yoshi Amarelo, Yoshi Vermelho, Yoshi Azul-Claro e o Ledrão. Os Yoshis e o Ledrão não sofrem danos e nem se transformam com potenciadores, sendo uma ótima opção para os mais novinhos e jogadores de primeira viagem. Com tantos personagens disponíveis, a Nintendo possibilitou que até quatro jogadores possam jogar juntos, cada um com um personagem diferente.

Super Mario Bros. Wonder

Créditos: Nintendo

Mario e sua trupe precisam salvar o Reino Flor

Assim como em todo jogo de Mario 2D, logo no início sabemos o plot que iremos seguir e mais uma vez teremos pela frente os planos terríveis de Bowser. Com a Princesa Peach a salvo e como personagem jogável, desta vez a missão é derrotar Bowser para trazer a paz novamente para o Reino Flor. Durante a aventura são apresentados diversos novos personagens, começando pelo Príncipe Florian, que guia o protagonista pelo seu Reino.

Super Mario Bros. Wonder

Créditos: Nintendo

Totalmente localizado em português do Brasil, o jogo traz além da legenda, localização dos itens e das regiões do Reino Flor, além de contar com uma dublagem em português que neste game está presente nas flores, como você verá ao encontrar uma Flor Tagarela pelo caminho, que dá o ar da graça sempre com comentários precisos que tornam a aventura mais leve.

Super Mario Bros. Wonder

Créditos: Nintendo

Durante as fases é necessário encontrar as sementes fenomenais e capturá-las, elas são essenciais para conseguir avançar entre as fases e o objetivo geralmente está no meio das fases, colocando o jogador por uma mudança especial da fase causada pelo efeito fenomenal, que altera tanto visualmente quanto a parte sonora até conseguir pegar a semente.

LEIAM – Slaps And Beans 2 | É porradaria nostálgica

A jogabilidade é a já conhecida da franquia Super Mario Bros, porém sofreu uma roupagem totalmente nova que utiliza de novos power-ups e itens que aparecem pelas fases. Em alguns momentos, por exemplo, o power-up de Elefante será essencial para empurrar objetos pela fase e ter acesso a locais não acessados antes. Há uma sensação de estar jogando algo aprimorado e não apenas algo que está sendo replicado novamente apenas com uma nova roupagem, é notável um frescor adicionado para a franquia, buscando que a experiência seja ótima para jogadores antigos e também para novatos.

Wonder traz novidades interessantes para a franquia Bros.

Com diversas novidades, uma das principais é a chegada das Insígnias, recurso que dá ao jogador uma habilidade especial que poderá ser utilizada no botão R do controle. Ao longo do jogo é possível desbloquear diversas Insígnias diferentes, cada uma com a sua própria característica. Em uma delas, o jogador recebe a habilidade de planar no ar, facilitando a locomoção e acesso a diferentes áreas para progredir no game. Em outra Insígnia, o jogador dá pulos mais longos. É um recurso que adiciona uma grande gama de possibilidades ao jogador e torna o gameplay único.

Super Mario Bros. Wonder

Créditos: Nintendo

Durante a aventura diversos novos inimigos são apresentados além de outros já conhecidos com novas animações e novas manias, como as Plantas Piranha que saem andando por aí. Goombas, Koopa-Troopas e Hipobólamos são algumas das presenças garantidas. Temos também a lojinha do Poplin que vende diversos itens como insígnias inéditas e até mesmo pacote com vidas para quem não tá tendo um dos melhores dias em alguma fase. Além da moeda tradicional, o jogo apresenta a moeda flor, que serve para adquirir estes itens.

Super Mario Bros. Wonder

Créditos: Nintendo

Outra novidade bacana são os Painéis, eles permitem que você marque um painel em qualquer local da fase e isso ajudará outros jogadores no modo online, permitindo que eles consigam reviver quando forem transformados em fantasmas. Você também terá essa chance, mas utilizando os painéis deixados por outros jogadores. Ao longo da aventura novos painéis são desbloqueados.

LEIAM – Mortal Kombat 1 | Reformulando e indo além das expectativas

O modo online adiciona uma nova camada de possibilidades, podendo jogar com amigos em salas privadas ou experimentar um modo onde outros jogadores são “fantasmas” que estão jogando de algum lugar do mundo, podendo até mesmo marcar um checkpoint para que os outros consigam reviver a partir daquele ponto. O jogo poderia explorar mais as possibilidades deste online, com mais possibilidades de salas públicas, mas entrega uma boa experiência. Vale considerar ainda que não há mais colisões entre os personagens no multijogador, o que deixa a bagunça mais organizada.

Super Mario Bros. Wonder

Créditos: Nintendo

Gráficos, animações e trilha sonora impecáveis

Parte extremamente importante do game, os gráficos são muito bem elaborados, tanto os cenários como os personagens na tela receberam um tratamento impecável que se tornam ainda mais empolgantes ao conferir as novas animações para ações que antes eram simples, mas que mostram o cuidado no desenvolvimento de Super Mario Bros. Wonder. O simples fato de entrar ou sair dos canos com o personagem se torna uma experiência divertida. Inclusive o trabalho com as animações do Mario e outros personagens utilizando o power-up de Elefante trazem todo um diferencial.

Para valorizar ainda mais os gráficos, a Nintendo capricha na trilha sonora que não peca por ousar em alguns momentos e deixa o ritmo da jogatina se elevar em diversos momentos, principalmente quando as fases se transformam e o ritmo acelerado faz parte da gameplay. É um jogo que precisa ser jogado de preferência com fones de ouvido para que a imersão seja ainda melhor.

Super Mario Bros. Wonder

Créditos: Nintendo

Conclusão

Super Mario Bros. Wonder chega como o primeiro Mario 2D inédito do console e oferece aos jogadores uma experiência incrível. É notável que o game recebeu o tratamento merecido para a franquia feito com muito esmero. A partir de agora, Wonder entra para a lista daqueles games que todo jogador tem obrigação de experimentar ao adquirir um Nintendo Switch. O jogo evolui muito bem e deixa em aberto um leque de oportunidades a serem exploradas em títulos futuros, que provavelmente veremos no sucesso do Switch.

A Nintendo mostra mais uma vez que não é necessário o hardware mais potente ou um mundo aberto realista para entregar um ótimo resultado e por isso ele está recomendadíssimo nesta minha análise de Super Mario Bros. Wonder.

Super Mario Bros. Wonder

Créditos: Nintendo

NOTA: 10

// Super Mario Bros. Wonder está disponível para Nintendo Switch //

COMPRAR SUPER MARIO BROS. WONDER EM MÍDIA FÍSICA

O que achou de nossa análise para Super Mario Bros. Wonder? Pretende jogar o game? Participe nos comentários com a sua opinião!

VEJA TAMBÉM: The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom | Análise

BGS 2023 | Visitei a Nintendo e joguei Super Mario Bros. Wonder