Sweet Dreams Alex | Construtor de Sonhos

Sweet Dreams Alex | Construtor de Sonhos

15/10/2023 0 Por Geovane Sancini

Recentemente recomecei a ler Harry Potter. O porquê disso? Bem, pelo menos uma vez por ano eu preciso reler a série. Coisa pessoal, nada demais. Pela mesma razão que muita gente faz múltiplos playthroughs de RPG’s da Bethesda fazendo as mesmas escolhas, tendo os mesmos companions, etc. É divertido.

Eu não sou a criatura mais inteligente do mundo, se tratando de puzzles. Em jogos, quando apresentado a um, basicamente eu fico mais tempo do que necessário pra uma solução que muitas vezes é bem simples. Isso é uma coisa que já frisei em praticamente toda análise de puzzle que fiz aqui.

LEIAM – Super Metroid (SNES) | Análise

E ADIVINHE SÓ? O jogo desta análise é um puzzle. Ou seja, 75% do artigo será composto por sentenças que deixarão claro que eu sou ruim nesse gênero. Ou algo do tipo. Outro gênero que o jogo de hoje cobre, é em teoria, Tower Defense… E sinto que as coisas só pioraram. Só falta agora, o título ser protagonizado por uma criança de quatro anos que acabou de se mudar pra uma cidade nova com a sua família…

Se a última linha do parágrafo anterior foi estranhamente específica, é porque Sweet Dreams Alex é estrelado por uma criança de quatro anos que acabou de se mudar com a família para uma cidade nova. O jogo foi lançado agora em outubro para PC’s, será que ele vale o seu tempo? Confira na nossa análise.

Reprodução: Clarity Games, Kasedo Games

Construa bons sonhos para proteger Alex

Alex acabou de se mudar para uma cidade nova com a sua família, tudo é estranho e diferente, especialmente quando se é uma criança de quatro anos. E você é o protetor dos sonhos de Alex. Seu dever é impedir que os pesadelos cheguem até Alex, construindo os sonhos de maneira que eles fiquem longe dela.

LEIAM – Tomb Raider 1 – OpenLara | Riquinha mimada sai impune ao cometer crimes ambientais e de apropriação indevida

Ao longo da jornada, você encontrará o diário de Alex, contando detalhes da vida dela, escrito por seus pais. As impressões dela ao chegar na nova cidade, passeios com os pais, coisas inócuas, mostrando muito da inocência que a infância tem, como detalhes pequenos a um adulto (como um sorvete) podem parecer grandiosos pra uma criança.

Reprodução: Clarity Games, Kasedo Games

Resolva do seu jeito

A princípio, os puzzles de Sweet Dreams Alex parecem simples, só formar um labirinto de blocos longo o suficiente para evitar que os pesadelos cheguem a Alex. Só que não é assim, mesmo nas primeiras fases, algumas fases possuem quantidades limitadas de blocos para se usar, além de layouts de mapas diferentes. Ainda assim, não é só isso. Nos mapas posteriores, novos gimmicks e inimigos são adicionados.

Os super pesadelos por exemplo, se movem com o dobro de velocidade dos pesadelos normais, então um pouco de criatividade pra fazer labirintos mais elaborados vai ser necessário. E dependendo do cenário, outras ferramentas estarão a disposição. É uma pena que os tutoriais não sejam tão claros com o que cada ferramenta faz ou como ela funciona, então as vezes é por tentativa e erro.

LEIAM – EA Sports FC 24 | Análise

Mas não tem tanto problema assim, já que se você não estiver conseguindo resolver a fase, pode pulá-la sem problema. Porém é um tanto chato quando nem o sistema de dicas do jogo é tão claro ao que se deve fazer.

Por fim, se as fases da campanha não forem suficientes para o jogador, ainda há a opção de criar suas próprias fases e poder compartilhá-la, apesar do compartilhamento não ser dos mais intuitivos em geral. Mas ainda assim, é bom ter uma ferramenta para prolongar a vida útil do jogo.

Reprodução: Clarity Games, Kasedo Games

Minimalista e Relaxante

O estilo gráfico do jogo é o já manjado pixel art com a pegada mais rudimentar, para os personagens e ilustrações da Alex e você pode customizar algumas coisas, como o quarto da Alex e a aparência da mesma. É tudo bem simples, mas que cumpre o papel. Os cenários e inimigos são mais detalhados, e bem feitos em geral.

A trilha sonora, composta pelo artista de lo-fi Edelweiz contribui muito para a atmosfera tranquilizante do jogo. São músicas relaxantes e confortantes, e você pode ouvir a trilha de graça no canal do Youtube da publisher, Kasedo Games.

Reprodução: Clarity Games, Kasedo Games

Conclusão

Sweet Dreams Alex é um jogo mais difícil do que parece, especialmente se você é um burro feito eu, e não tem tanta experiência com puzzles e/ou tower defenses. Os tutoriais poderiam ser melhor feitos e o sistema de dicas poderia trabalhar mais em favor do jogador.

Mas no fim do dia, é um bom jogo e se você gosta de puzzles, considere dar uma chance a ele.

Nota final: 7,5/10

________________________________________________________________________
Sweet Dreams Alex está disponível para PC, e esta análise foi feita com uma chave cedida pela Kasedo Games..