EA Sports FC 24 | Análise

EA Sports FC 24 | Análise

02/10/2023 0 Por Tony Santos

Fifa está conosco desde 1994. Com um início difícil, perdendo para outras franquias da época, como International Superstar Soccer e Winning Eleven/PES até meados da geração PS2, foi na geração seguinte a essa, no PS3 e Xbox 360 onde a EA começou a tomar o posto de melhor jogo de futebol, praticamente matando a concorrência.

Vendo esse crescimento todo e todo lucro gerado através dos jogos, a FIFA (a entidade mesmo, não o game) decidiu não renovar o contrato com a Electronic Arts, deixando a empresa sem o nome do seu maior produto hoje em dia.

Logo, um novo nome foi dado à franquia: EA FC, que além de simples, traz para nós diversas mudanças estruturais, pavimentando o caminho para maiores mudanças no futuro.

FC24

Reprodução – EA

Mudanças visuais

Acredito que os jogadores de FIFA/EA FC que estão lendo essa análise, estarão interessados nas principais diferenças que essa nova versão trouxe.

Algumas coisas, como o Hypermotion, foram atualizadas, com replays e lances sendo mostrados em câmera lenta de forma ligeiramente mais sofisticada, além de estatísticas ao vivo espalhadas pela tela.

LEIAM – Mortal Kombat 1 | Reformulando e indo além das expectativas

Particularmente eu acho esse monte de informação um pouco distrativa demais, e é possível desabilitá-la.

Os menus também estão mais limpos, lembrando inclusive jogos de algumas gerações atrás, o menu de pausa do game agora dispõe os itens em lista, facilitando a localização de certas opções. O menu principal também recebeu ajustes e num geral, todo o jogo agora possui uma interface mais limpa e convidativa para jogadores novos e antigos.

FC24

Reprodução – EA

Mudanças das animações

A EA disse que dessa vez, as animações de corrida dos jogadores deram uma melhorada drástica. Contando com apenas 17 animações diferentes na última versão, agora existem — respirem — mais de 1200 (!!) animações de corrida, criando assim uma variedade maior durante as partidas, mesmo que a pessoa com o controle não perceba de cara.

Isso também se estende às animações gerais dos jogadores, que foram melhoradas em relação ao game anterior também. Domínio de bola, passe, cruzamento, chute, marcação, etc. Tudo foi atualizado de forma à trazer um maior realismo.

Por vários momentos, por exemplo, pude notar que um jogador parado com a bola sem correr/andar não fica mais sacolejando de perna aberta, coisa que me incomodava desde o FIFA 18.

Outra coisa que pude reparar é que quando o jogador corre sem a bola, a animação melhorou consideravelmente. Enfim, houveram mudanças perceptíveis em todas as áreas relacionadas à animação dos bonecos.

Reprodução – EA

Mudanças de jogabilidade

Outra novidade interessante é a expansão do acceleRATE. Introduzido no FIFA 23, é um sistema que diferencia o tipo de corrida dos jogadores. NO EA FC 24, temos mais tipos de corrida, diferenciando cada vez mais os jogadores. Evidentemente que isso, ao ser levado ao Ultimate Team.

Outra mudança significativa é a chegada do PlayStyles (ou “estilos de jogo”), que são basicamente os traits/tratos dos FIFAs anteriores.

LEIAM – The Crew Motorfest: Uma Jornada Épica no Mundo das Corridas

São características específicas que cada jogador tem — assim como o acceleRATE, que indicam um tipo de jogada que ele tem mais facilidade. Um jogador com “powershot”, por exemplo, tem mais facilidade de acertar um chute de fora da área, como Halland e CR7. Jogadores com PlayStyle “chipshot”, podem fazer gols de cobertura com mais facilidade, e por aí vai.

Além disso, não são só habilidades ofensivas; temos habilidades de passe, controle de bola, físico (como finalizações acrobáticas) e tratos especiais para os goleiros.

Sobre os controles do jogo, é possível notar uma leve diminuição no atraso/latência entre o apertar de botões e a ação na tela, deixando o jogo mais ágil e gostoso de controlar.

Reprodução – EA

Mulheres no Ultimate Team

Uma novidade de controversa de FC 24 é a inclusão de atletas de futebol feminino no modo Ultimate Team. A decisão da EA provavelmente se dá por dois motivos: inclusão e também para diluir mais ainda o modo, fazendo com que seja mais difícil tirar os jogadores/as bons nos pacotes.

Evidentemente que isso é bastante controverso, pois a verdade é que o fã de futebol de modo geral não acompanha o futebol feminino, e até a conclusão desse review, não pude aproveitar o modo UT em sua plenitude, porém acredito que isso seja algo menor e que não vai causar tanta discussão na comunidade, pelo menos não em relação às mulheres em si.

LEIAM – Starfield | O Nascimento de um Novo Universo

Porém, é importante ressaltar que essa decisão deve ser vista além da discussão de gênero e sim pensando na questão supracitada da diluição dos pacotes, já que mais jogadores naturalmente causa uma diminuição na taxa de possibilidade de tirar atletas melhores.

É algo a ser analisado com calma pela comunidade mais envolvida com o modo.

Reprodução – EA

Pro Clubs

O antigo modo online onde você criava um atleta e jogava partidas somente com ele, o Pro Clubs, agora se chama apenas “Clubs”. As mudanças não foram apenas no nome.

O sistema de divisões em FC 24 foi alterado completamente. Agora, temos algo similar ao Division Rivals do jogo anterior, onde diversas conquistas — como ganhar duas partidas consecutivas, etc — darão pontos ao seu time, fazendo ele subir na escala. É uma mudança justa que não favorece apenas aos mais habilidosos e dedicados ao jogo e num geral, algo bem legal para quem curte esse modo.

Além disso, agora jogadores da mesma geração de consoles, podem jogar em crossplay! Ou seja: PC/PS5/XS podem competir juntos, assim como jogadores de PS4 e XONE.

O pobre do Switch, que apesar de ganhar a versão atual do jogo com a engine Frostbite, não possui esse modo.

Reprodução – EA

O Modo Carreira

Muita gente gosta de jogar sozinho, e eu sou um desses. O modo Carreira aqui em FC 24 volta com pequenos ajustes mas que fazem a experiência melhorar bastante.

Existe agora um modo espectador, onde você vê seu time jogar enquanto controla apenas a câmera. Isso pode ajudar você a entender o futebol do seu clube de maneira diferenciada, para analisar as falhas e realizar ajustes na próxima partida;

Treinadores de áreas especificas podem ser contratados. Exemplo: um técnico de chute pode melhorar consideravelmente a habilidade dos seus jogadores nesse quesito;

Momentos dinâmicos da história do jogo estão de volta, com mais alguns novos, como a entrega da Bola de Ouro e outros frufrus que melhoram seus stats também.

Reprodução – EA

Conclusão

FIFA 24, digo-, EA SPORTS FC 24 é uma mudança muito além do nome. Com tantas mudanças nas animações, o jogo parece bem diferente de seu antecessor e bate na cara da concorrência, que por sua vez, só piora a cada ano que passa, deixando o game da EA mais líder do que nunca no quesito futebol.

A falta de licenças de times brasileiros ainda é triste, mas isso parece que vai melhorar caso a Liga nacional dos clubes vá pra frente, mas isso provavelmente ficará para uma versão futura do EA FC. Isto posto, se você quer dar uns chutinhos com o Haaland ou ver o Cristiano Ronaldo jogando na Arábia, jogue o mais novo EA FC. Só vai ser difícil parar de chamar pelo nome antigo.

Prós:

  • Jogabilidade aprimorada em vários quesitos;
  • Menus mais limpos fáceis de navegar;
  • Novas animações;
  • Versão de Switch usa a mesma engine das versões “grandes” pela primeira vez

Contras:

  • Ausência de licenciamento dos clubes brasileiros;
  • Seleção brasileira também ausente completamente do jogo;
  • Jogo não tão bem otimizado no PC.

Nota: 9,0

________________________________________________________________________
EA FC 24  está disponível para PC, Xbox Series S|X, PlayStation 4, PlayStation 5 e Switch e esta análise foi feita com uma chave digital de PC gentilmente cedida pela EA.

 

Reprodução – EA

Reprodução – EA