Mortal Kombat 1 |  Reformulando e indo além das expectativas

Mortal Kombat 1 | Reformulando e indo além das expectativas

26/09/2023 2 Por Diogo Batista

Eu sou um grande fã de Mortal Kombat e todos que me conhecem a um tempo sabe disso, afinal, sempre que posso enalteço essa paixão pela franquia nas redes sociais. E com o anúncio de Mortal Kombat 1 eu não poderia ter ficado mais empolgado para conferir todas as novidades que esse novo capitulo na história da franquia nos reservaria.

Preciso frisar que uma das coisas que mais me chamou a atenção foi os Kameos, um elemento novo adicionado ao gameplay que estávamos habituados. Pensei comigo, seria essa a única mudança?

Bem, a resposta obviamente é não. NetherRealm Studios decidiu literalmente dar uma repaginada em muita coisa, e fico feliz que graças a Warner Bros. Games, que nos forneceu uma chave em antecipado,  eu pude jogar o suficiente para compartilhar com todos vocês a minha experiência.

Selecionem o seu guerreiro mais forte e junte-se a mim para mais um Mortal Kombat!

Créditos: NetherRealm Studio – Warner Bros. Games

MODO HISTÓRIA E A NOVA LINHA DE TEMPO

Quem jogou Mortal Kombat 11 sabe os motivos pelo qual esse novo titulo recebe o numeral 1, então caso você não saiba, eu recomendo que jogue o titulo anterior, pois vale muito a pena e não quero estragar a sua experiência.

Em resumo, uma nova linha do tempo se formou e Liu Kang agora é novo protetor dessa linha e cabe a ele recrutar os guerreiros que vão representar o plano terreno durante o torneio Mortal Kombat que acontecerá na Exoterra . Tratando-se de uma nova linha do tempo, muitas figuras que conhecemos agora possuem uma história diferente daquela que estávamos habituados.

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Nesse sentido, eu acredito que a NetherRealm acertou em cheio, pois conseguiu desenvolver melhor seus personagens e motivações, principalmente Baraka, Reptile entre outros que sempre foram deixado de lado. O que dá um certo charme a essas figuras tão querida pelos fãs. Por outro, acredito que o desenvolvimento do modo história de Mortal Kombat é um tanto bagunçada e lá pelo final até meio apressado, pois ao mesmo tempo que desenvolve os personagens, sua relevância é esquecida muito rapidamente a medida que os capítulos avançam.

Para vocês terem uma noção, lá para o meio do modo história muito dos personagens que tiveram uma relevância inicial sequer são citados ou mesmo convidados a participar dos embates. Simplesmente são deixados de lado. É. Não que um jogo de luta tenha a obrigatoriedade de entregar um roteiro nível Martin Scorsese.

Mortal Kombat 1 conta com 15 capítulos, uns mais longos que outros, mas o modo história pode ser finalizado em aproximadamente umas 6 horas se pegar firme. Eu recomendo você ir sem muita pressa e se atentar aos detalhes para melhor apreciação.

Mortal Kombat 1

Créditos: NetherRealm Studio – Warner Bros. Games

ESTÉTICAMENTE

Mortal Kombat 1 tem os melhores cenários de sua franquia até agora, pois contam com áreas mais claras e um trabalho de iluminação excepcional. Impressiona ver o quão vivo é o cenário e toda as movimentações acontecendo ao fundo enquanto temos partículas correndo pela tela e sangue sendo atirado na nossa cara. Coisa linda de se ver.

É visível a preocupação do NetherRealm Studio com a estética de Mortal Kombat, que deixou de ser aquela monstruosidade caricata da sua era 3D para se tornar referencia de realismo em jogos de lutas. No entanto, eu fiquei com a impressão que todo mundo tem uma cara meio parecida. É um ponto que me pegou, pois as vezes sentia como se tivesse sido reaproveitado o modelo de rosto para criar a de outros personagens, ao menos foi essa a impressão que tive,  mas isso pouco importa para o gameplay, certo?

Mortal Kombat 1 se apresenta superior se comparado em diversos aspecto com seus antecessores, principalmente se os colocá-los lado-a-lado, seja por sua movimentação quanto por todos os detalhes de iluminação.  Os personagens ficam feridos ao longo do combate, o piso fica todo marcado com respingos de sangue, cada golpe levado ou aplicado deixará alguma marca.

O que é bacana de ver, visto que esse recurso tem sido aprimorado ao longo dos anos, desde o Mortal Kombat 9 se não me engano, mas em Mortal Kombat 1 parecem ter alcançado o ápice que podia com esse recurso. Todo fim de luta podemos ter uma noção se a luta foi equilibrada ou não.

Mortal Kombat 1

Créditos: NetherRealm Studio – Warner Bros. Games

MODO INVASÃO

Uma das novidades de Mortal Kombat 1 é o seu MODO INVASÃO. Ele tomou o lugar da famosa Krypta, que pelo menos ao meu ver era um dos extras mais legais de MK, para nos entregar uma experiência de RPG um tanto medíocre e com o propósito de nos fornecer cosméticos e desbloquear fatalities e brutalities.

Ele até nos conta uma história para justificar os combates e tudo mais,  inserindo o personagem de alguma linha do tempo como vilão e que nos cabe correr por um  cenário em forma de tabuleiro enfrentar tudo e a todos e aguardar a próxima temporada. Como confirmado pela NetherRealm, esse modo funcionará em forma de temporadas, então ao fim dessa, a próxima virá com promessas de novas skin e outros cosméticos.

O MODO INVASÃO, visualmente, é muito bonito, mas é tão cansativo que insistir com ele só será interessante para as pessoas que são malucas por desbloquear novas roupas entre outros itens de personalização do personagem. Para terem uma ideia, nem os combates nesse modo nem são lá desafiadores, pois a inteligência artificial empregada aqui não é das melhores. Muito do desafio é em virtude dos modificadores e escudos que alguns personagens possuem. Levando em consideração que podemos aumentar os atributos dos nossos personagens, dependendo do atributo mais forte que você tiver, vai passar fácil.

Talvez quem esteja chegando agora a franquia até pode se interessar por este modo, mas os veteranos da franquia provavelmente vão torcer o nariz. Dica: se você elevar o ataque ao máximo, você derrota muito facilmente os inimigos e tudo se torna ainda mais cansativo.

Também tem o santuário onde você vai gastar todas as moedas que ganhar jogando no modo, desse modo desbloqueando moedas de fatality fácil, artwork e por ai vai.

Créditos: NetherRealm Studio – Warner Bros. Games

Kameos e o Kombate

Mortal Kombat 1 deixou de lado algumas das características que eu particularmente gostava nos títulos anteriores, e abraçou um sistema de combate mais simplificado e refinado e, introduziu um novo elemento, os Kameos.

Essa grande novidade ao meu ver foi muito pensada nos jogadores hardcore e competitivo. Onde os Kameos podem ser usados em combinações em que você podem estender os combos e variar um pouco, mesmo que grande parte dos combos sejam um pouco repetitivo – O Kameo entra para apimentar nesse sentido.

Eu, como um grande fã off-line, não fiquei lá muito empolgado. Os kameos não possuem um motivo na narrativa para estarem aqui. Quer dizer, se você levar em conta a resolução do modo história como pretexto, TALVEZ, convença, mas precisa fazer uma forcinha. E nem estou falando a respeito do kameos que são os personagens do modo história que nos auxiliam durante o combate, mas sim os que estão disponíveis nos outros modos logo de cara.

Cada Kameo conta com um comando que pode ser ativado pressionando RB se você estiver no Xbox ou R1 se estiver no PlayStation. Eles possuem comandos próprios que devem ser executados enquanto você pressiona, assim garantido alguma vantagem no combate. Há uma barra individual que após cada ativação será recarregada automaticamente, e dependendo do golpe que você usar, ou ela é usada inteira ou parte dela, e depois retornará ao estado de recuperação. Não dá pra usar a torto e a direito, então é preciso ficar de olho.

Caso tenha desgostado o suficiente para querer remover essa opção, saiba que os Kameo não podem ser removido, é parte fundamental da jogabilidade atual. De qualquer modo eu não enxergo isso como algo ruim. É uma novidade muito bem-vinda, até porque podemos rever personagens clássicos, o que mostra que a NetherRealm está de olho nos comentários da comunidade – Talvez não como eu esperava – e tentou inovar a formula que conhecíamos.

Há uma quantidade interessante de combos a serem executado, mas eu fiquei um pouco incomodado com a velocidade do jogo que é muito mais devagar que o seu antecessor. Levei algum tempo até me acostumar, pois como andava jogando Street Fighter 6 com uma frequência muito maior, acabei que estranhei muito o quanto lento é o gameplay de MK1. Para tirar a dúvida eu instalei o MK11 e não foi surpresa notar a discrepância em termos da velocidade dos comandos de um jogo para o outro.

Créditos: NetherRealm Studio – Warner Bros. Games

Menu e Personalização

Se em Mortal Kombat 11 tínhamos um menu recheado, por aqui as coisas mudaram e a NetherRealm optou por um formato minimalista. Onde todos as opções podem ser acessadas logo de cara sem adentrar outras páginas de menu. E apesar dessa escolha de design, talvez o maior problema é o seu sistema de personalização de personagem.

Nele você precisa voltar a todo momento, caso queira trocar a skin do seu personagem. Uma decisão ruim, afinal, sempre tivemos a opção de trocar a skin do personagem no menu de seleção de personagem. Logo nos fazer sair do modo em que estamos para ir até o kustomizar e desequipar a personalização é no mínimo pouco intuitivo.

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Se você garantiu o jogo em sua pré-venda e recebeu a skin do Jean Claude Van-Damme, para usá-la no Johnny Cage será necessário sair do modo de seleção de personagem, ir até o kustomizar, equipar a skin e os acessórios que quiser, depois voltar ao modo que você quer jogar. Cansou da skin? Então vai ter que repetir isso a todo o momento.

É difícil entender as razões pela qual removeram a opção de alterar a skin do personagem do menu de seleção de personagem. Realmente não foi uma boa ideia. Se Street Fighter 6 mantém essa opção, porque diabos o Mortal Kombat que traz essa opção desde o MKX iria retirar?  Nunca descobriremos.

Créditos: NetherRealm Studio – Warner Bros. Games

Problemas?

Ainda é muito cedo para bater o martelo, mas tive alguns probleminhas e o mais evidente foi capítulos finais do modo história, onde algumas lutas o frame caiu absurdamente, ao ponto da luta ficar em câmera lenta e retomando em alguns intervalos. E pontuo isso como alguém que raramente reclama de quedas de frame,  mas em um jogo de luta isso fica evidente e compromete parte da experiência. Curiosamente off-line foi o único problema que tive.

Nas partidas online, que por conta do acesso antecipado não tinha muita gente jogando, eu tive o mesmo problema. OK, aqui pode ser o ping, certo? Então esperei o lançamento e lá fui jogar novamente e em novamente o mesmo problema. Sai do jogo, chequei a internet e tudo certo.  Voltei, enfrentei o mesmo oponente e correu tudo bem, mas no próximo, novamente o problema.

Como o próprio jogo faz o pareamento, cogitei que ele não tivesse selecionando o oponente com base na estabilidade de conexão, e tive enlouquecendo. Oras, não sou lá um entusiasta do online de Mortal Kombat, então achei passável e acredito que isso possa ser melhorado em futuras atualizações e, quem sabe pego algum gosto por seu online. Já que o seu modo história não é lá muito desafiador.

Inclusive temos um dos chefes mais fáceis dos últimos tempos. Se em Mortal Kombat X o Shinok corrompido era uma pedra no sapato e em Mortal Kombat 11 a Kronika nos macetava feito um inseto, nesse daqui é um passeio no parque com direito a sorvete de casquinha, a batalha só acontece porque, bem, precisava acontecer em razão da narrativa.

BLIND KOMBAT

Dedico um parágrafo aqui para mostrar ponto que realmente merece muitos aplausos, é o seu modo de acessibilidade. Em Mortal Kombat 1 a NetherRealm pensou na comunidade e trabalhou em cima disso para entregar uma experiência para a comunidade PcD.

É muito prazeroso perceber como as desenvolvedoras tem se atentado a essa comunidade e trabalhado para tornar seus titulo atraentes e acessíveis. E eu não me enxergo com a pessoa mais adequada para falar a respeito, por isso peço a todos para conferirem o canal Blind Kombat. Um projeto incrível e que fora idealizado pelos amantes de jogos de luta, Wzy, CarolTheQueen e Yago Gonçalves, que produzem um conteúdo incrível sobre jogos de luta para a comunidade PcD.

Jogos de vídeo game devem ser para todos, sem exceção, independente de cor, raça ou gênero.

Créditos: NetherRealm Studio – Warner Bros. Games

KONCLUSÃO

Mortal Kombat 1 é um dos títulos mais aguardados desse ano, e apesar de alguns pontos que não me agradaram e talvez muitos outros fãs, ele não faz feio. Entrega uma experiência tão grandiosa quanto a dos jogos anteriores em termos de história, mas peca em aspectos simples como o menu e o seu Modo Invasão que não é nem um pouco atraente e também os problemas pontuais que  citei acima.

Temos umas das trilhas sonoras mais gostosas de ouvir de toda a franquia, e ouvir novamente a trilha sonora clássica reformulado chega a nos tirar um sorriso nos lábios. Fica fácil reconhecê-las, uma vez que estão atreladas há alguns cenários antigos também reformulados. Eu sei que soa repetitivo, mas a NetherRealm Studio mandou bem ao criar uma nova linha de tempo. Isso a permitirá explorar muitos personagens antigos e até dar a eles algum protagonismo.

Quanto aos Kameos, eu ainda estou em processo de digestão com eles. Realmente esperava alguma profundidade que fosse além da usabilidade no combate, mas tá tudo bem. Obviamente que qualquer outro que jogue fervorosamente o titulo a sério no competitivo vai morrer de amores, mas um casual não vai se empolgar muito com as partidas que encontrará no online. São sanguinárias e desmotivadora para quem quer começar.

No geral, Mortal Kombat 1 me agradou e vai entreter os casuais por um bom tempo, vai depender de como a NetherRealm alimentará esse jogo até o Mortal Kombat 2 – E que espero que não seja uma nova linha, vamos manter essa. Não vai demorar para que novos personagens cheguem, como os aguardados Capitão Pátria, Omni Man, Takeda entre outros.

Mortal Kombat 1 vale o investimento se você é um grande fã da franquia, seja casual ou não. Só não crie grandes expectativas com conteúdo off-line, pois este aqui, ainda mais do que seu antecessor foi pensado para o modo competitivo.

NOTA 8.5/10

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Mortal Kombat 1 está disponível para PC, Xbox Series S|X e PlayStation 5 e Nintendo Switch, e esta análise foi feita com uma chave digital de Series S|X gentilmente cedida pela Warner Bros. Games.