Tomb Raider 1 – OpenLara | Riquinha mimada sai impune ao cometer crimes ambientais e de apropriação indevida

Tomb Raider 1 – OpenLara | Riquinha mimada sai impune ao cometer crimes ambientais e de apropriação indevida

07/09/2023 2 Por Cabelo

Esse post estava como rascunho faz um tempo já, sabia? Aconteceram umas coisas e eu tive que trocar o foco, mas bora lá!

Meu primeiro contato com Tomb Raider foi lá por 1997, em mais um demo de revista de computador. Recorrente isso nas minhas análises, né? Foi na casa de um amigo e eu lembro de ter ficado muito empolgado com os atributos físicos da heroína e a gemeção toda vez que ela subia ou descia de algum obstáculo. Pois bem, uns meses depois economizei umas moedinhas e comprei o Tomb Raider 2. Lembro de ter custado algo como 59 reais. O que era o preço de um terreno na época.

Enfim, o foco aqui é Tomb Raider 1, que afinal, nunca fui muito longe no jogo. Uma vez peguei a versão Gold emprestada, mas joguei só um pouquinho. E na minha memoria era basicamente matar bichinhos e se aventurar… eu estava errado!

Reprodução: Internet

Roteiro sem pé nem cabeça

Como eu disse, a minha memória era de um jogo de uma aventureira nos moldes de Indiana Jones e que enfrentava alguns animais como lobos, ursos e morcegos.

Rapaz… esse jogo tem de tudo. Logo começam a aparecer dinossauros, monstros mutantes, centauros mutantes, múmias mutantes, entranhas de mutantes, … você já entendeu.

LEIAM – Trilogia Alone in the Dark | Assombração, mistério e ciências ocultas, e não é o programa do Fantástico nos anos 90!

Uma mulher de negócios te contrata para você buscar as três partes de um artefato. No final ela te trai de forma muito previsível. Ora, se ela já tinha contratado a Lara, não era mais fácil só pagar pelo serviço e ficar com os artefatos?
Sinceramente, eu estava achando tudo tolerável.

Considerando que se trata de um universo de ficção, tentei tratar o roteiro como se fosse um filme bem fantasioso. Até a chegada do chefe skatista…

Trilha de qualidade e efeitos gratificantes

 

A trilha é composta por instrumentais simples, mas o fato de serem simples não implica que não possuem qualidade. É uma trilha sintetizada mas os samples são ótimos! juro que fiquei curioso e pretendo pesquisar mais sobre. Ela alterna entre momentos de exploração e calmaria com momentos de ação e tensão.

Já os efeitos são gratificantes. Geralmente suas pistolas atiram em sincronia, porém dependendo do ângulo que é iniciado o combate, elas ficam alternando e o efeito sonoro com os tiros em um ritmo alternado. Tá-tá Tá-tá Tá-tá! É difícil explicar mas tem uma sensação agradável e mostra certo cuidado dos desenvolvedores.

Outros efeitos mantém a mesma peculiaridade de serem bem feitos. Sem áudios ultra comprimidos pra entrarem no CD de um jeito ou outro.

Reprodução: Internet

Gráficos datados mas funcionais

Os gráficos entregam o que era possível, e o mais importante: sem quedas de quadros. Numa época em que eram raros os computadores com hardware especializado (as atuais placas de vídeo).

É possível notar uma otimizações conforme se aproxima de paredes e quinas… mas as mesmas otimizações apresentam artefatos visuais aqui e ali. O controle de câmera automático também é bem frustrante em alguns momentos. Fiquei alguns momentos preso em algumas áreas só pelo fato de não conseguir enxergar a saída.

Reprodução: Internet

Jogabilidade aceitável

 

Olha, muita gente reclama de controle tanque. Pra mim funciona!

O combate não tem muito segredo no jogo. Atire e atire e saia do caminho do inimigo. Em raras ocasiões tem a possibilidade de desviar alguns projeteis de mutantes, mas no geral é isso mesmo.

LEIAM – Armored Core VI: Fires of Rubicon – Filtrando Turistas

Os saltos, e agarrar em beiradas e escapar de espinhos lembra bastante o famigerado Prince of Persia (1989), e as semelhanças vão se tornando mais fortes ao longo do jogo. Próximo do final enfrentamos um clone espectral que lembra bastante um momento semelhante do jogo citado.

Tem uns probleminhas de acertar o pulo aqui, saber a distancia pra correr ali… mas depois que se pega o ritmo a coisa anda.

Reprodução: Internet

OpenLara

OpenLara é um engine para rodar os primeiros jogos da franquia. Ele é open source e implementa algumas melhorias na taxa de quadros, na resolução, na iluminação e nos fluidos.

Isso permite a criação e uso de mods (como texturas) e também de rodar o jogo em sistemas modernos e também alguns não tão modernos (como GBA). Ah! você também pode jogar ele no navegador graças a essa implementação.

Eu só tive um problema especifico do OpenLara que era segurar em uma determinada beirada do jogo e isso me consumiu vários minutos. Mas acontece, o projeto é excelente!

Faz um tempo que não recebe releases apesar de ainda ter correções acontecendo.

Tomb Raider

Reprodução: Internet

Considerações Finais

Tomb Raider é um jogo com vários defeitos. O que mais me incomodava era o fato do primeiro boss humano que enfrentamos no jogo(após a aparição de mutantes) aparecer volta e meia, trocando uns tiros mas impossível de matar. Me parecia bug, achei que era OpenLara… mas era intencional.

A história é bagunçada e Lara é sempre tratada como a heroína. Mesmo saqueando artefatos históricos e acabando com a fauna local. INCLUINDO ESPECIES CONSIDERADAS EXTINTAS.

Resumindo: Tem seus defeitos mas é um clássico. Acredito que o jogo é superestimado em alguns aspectos, especialmente pela sexualização da personagem principal, mas é um clássico e recomendo que consuma!

Use save state ou o OpenLara, pois ele é bem punitivo.