Ahsoka | Tem um show decente querendo sair desse tédio

Ahsoka | Tem um show decente querendo sair desse tédio

30/08/2023 0 Por Geovane Sancini

Acredite ou não, mas eu não conheci Star Wars pelos filmes… Mas sim através de uma exibição na TV de S.O.S.: Tem um louco solto no espaço, vulgo Spaceballs, a brilhante paródia lá dos anos 80, e se a memória não me falha, eu vi na época do relançamento da trilogia clássica de SW nos anos 90 (eu lembro que consegui um brinquedinho da Millenium Falcon), como aquecimento para o começo da trilogia Prequel. E daí eu vi a trilogia clássica no SBT, em preparação pra estréia de A Ameaça Fantasma, e de lá pra cá, muita coisa aconteceu.

Teve a trilogia prequel, que não agradou a todos, um bocado de jogos, quadrinhos, livros (cuja maioria das coisas, eu ignorei porque eu era pobre e ainda sou), animações. E é claro, a Disney assumiu as rédeas da franquia e decidiu fazer Speedrun de como matar uma franquia com a trilogia da Rey Palpatine, um monte de quadrinhos e livros medíocres e pra matar ainda mais algo que já tava morto, um monte de conteúdo questionável no Disney +.

LEIAM – Venom | Não é Marvel, mas não falha

A verdade é que boa parte do conteúdo, eu não consumi, Os Últimos Jedi matou meu interesse na franquia, e a única coisa interessante de Star Wars que veio junto da nova trilogia, veio justamente da EA, porque os dois Star Wars Jedi (Fallen Order e Survivor) são bons jogos, apesar do segundo ter vindo com as falhas de um AAA rushado (otimizações merda e bugs galore). Eu tenho ojeriza a sistemas de streamings, então meu interesse em Pedro Pascal, digo, Mandalorian, Andor, Book of Bobo Fett e Rev, digo, Kenobi era zero.

Mas uma série me chamou a atenção pelo título Ahsoka. O por quê? Bem, a quantidade de por, digo, a personagem Ahsoka sempre foi uma das mais interessantes, vinda das Guerras Clônicas, e além dela, uma outra personagem vinda de Star Wars Rebels estaria junto, Sabine Wren, a Mandaloriana esquentadinha que certamente Ezra queria dar uns pegas (lembre-se disso, vai ser importante mais adiante). E agora, os dois primeiros episódios chegaram ao Disney+. Será que eles valem a pena? Er, se você leu o título da matéria, você sabe a resposta, mas vamos lá.

Ahsoka

Reprodução: Disney

Muito diálogo que não vai do nada a lugar algum

A premissa da série é acompanhar a jornada de Ahsoka, uma sobrevivente da Ordem 66, após os eventos de Retorno de Jedi (e de Mandalorian, onde Ahsoka fez uma ponta) que precisa evitar uma nova ameaça, enquanto reata os laços com sua aprendiz, Sabine Wren. O que é essa ameaça? Simples, simpatizantes do Grão Almirante Thrawn planejam usar mapa para encontrar um modo de trazer Thrawn do exílio e reconstruir o Império.

Isso não é a única coisa que está em jogo, porque a pessoa responsável pelo exílio de Thrawn, o jedi Ezra Bridger pode estar junto, e a localização de Thrawn pode levar a Ezra. Os primeiros episódios geralmente tem o dever de setar todas as coisas pra história funcionar. Só que, como esperado da Disney, eles tiveram o prazer de deixar todo o setup de Ahsoka o mais tedioso possível. Você tem conversas e mais conversas, as vezes com a mesma coisa acontecendo em tempos diferentes, ditas por personagens diferentes.

Eu comentei nas minhas impressões no Twitter/X: Se você cortar metade dos diálogos dos dois primeiros episódios, não vai perder nada. O pior, é que o cerne, a base da história, é interessante, mas os diálogos enrolam e enrolam e enrolam. Julgar um produto final pelos dois primeiros episódios é foda, mas não é uma boa primeira impressão.

Ahsoka

Reprodução: Disney

Personagens mudados e nothing burgers

Na série, Ahsoka diz que não terminou o treinamento com Anakin e se afastou dele… Er… O roteirista por acaso ASSISTIU A Vingança dos Sith? Porque nesse filme acontece um pequeno evento que não tem muita influência no universo de Star Wars, chamado… ORDEM SESSENTA E FUCKING SEIS. Existe uma razão pela qual Anakin não terminou o treinamento de Ahsoka. FOI POR CAUSA DA ORDEM 66. Pelo menos a Twi’lek verde (Hera) tá bem caracterizada na série, sendo até um bom contraponto a Ahsoka e Sabine, mas dado o background da personagem, foi uma falha sequer mencionar o filho dela com Kanan.

Completando o trio principal de Ahsoka, temos Sabine Wren, a mandaloriana, que por conta do diálogo merda, parece um nothing burger. Mas o que tá mais revoltante (não sei se essa é a palavra que procuro), é que mudaram o contexto da tensão que havia entre Ezra e Sabine em Rebels, com o holograma de Ezra dizendo que ela é como uma irmã pra ele. Aparentemente não pode ter mais nenhum indício de romance na Disney, só ver as entrevistas da atriz da Branca de Neve.

LEIAM – Star Wars Jedi: Survivor – Aventura épica na galáxia com Cal Kestis

Pro resto do elenco, temos aí o Robô Dr. Who, que a personalidade dele falar com sotaque britânico… Não resisti a piada. É que o Robô Dr, Who é interpretado pelo David Tennant, reprisando o papel do personagem, que veio de Clone Wars. Temos a vilã principal, que apareceu em Mandalorian, cujo nome não quero lembrar, então vou chamar de Space Karen, que claramente é arrogante e prepotente, até pensei que ela era a protagonista, dado o histórico da Disney. Ela quer trazer o Thrawn de volta porque obviamente, uma mulher não pode ser vilã, tem que ser um homem, de preferência branco… O que é estranho, já que Thrawn é azul.

E completando o cast principal no momento, temos os Jedi sombrios, Velho Barreiro e Garota Ucraniana. Ambos aparecem no trailer. O Velho Barreiro, pelo menos quando não tá sendo tratado feito lixo pela Space Karen, é um personagem levemente decente, ele se preocupa com a Garota Ucraniana, sua pupila e tem até insights decentes, credito aqui o trabalho de Ray Stevenson, seu intérprete, que faleceu em maio desse ano. Garota Ucraniana é competente, mas impetuosa, se ela cometer erros, vai ser melhor. E conhecendo o histórico da Disney de escrita preguiçosa, possivelmente Garota Ucraniana será redimida no fim da série, ao contrário da Trila que teve sua redenção interrompida a la Sephiroth. Ops, acabei de contar um spoiler do Jedi Fallen Order.

Reprodução: Disney

Qual a mania da Disney de fazer duelos de sabre de luz a noite?

As cenas de luta da série são mistas. A introdução (que havia sido mostrada em parte no trailer) tem um tom até parecido com o do filme original. Ataque dos vilões a uma nave, e é visualmente decente.

O duelo da Ahsoka próximo do fim do episódio 2 também é bom, mas por outro lado temos a mania da Disney de fazer duelos de Sabre de Luz com iluminação baixa, dessa vez com o duelo entre Sabine e Garota Ucraniana. Apesar da coreografia decente, a iluminação era merda, apesar de que menos merda que aquele duelo do Vader com o Obi-Wan em Kenobi. E a cena de ação na base da ex-empresa da Space Karen (antes do duelo da Ahsoka) foi merda por causa da shake-cam. Parecia que eu tava vendo um tiroteio dirigido pelo J.J. Abrams.

Eu não sou tão rigoroso na avaliação de CG por um motivo: Eu estou acostumado a assistir a Tokusatsu moderno há pelo menos 18 anos, e CG bosta nunca foi problema pra mim. Então eu não vou julgar, porque pra mim, CG é o menor dos problemas de Ahsoka.

A série, junto com outros produtos de Star Wars, e do MCU (se tratando de Disney +), é uma prova de que o formato de séries com 40, 50 minutos pra produtos com foco teórico na ação, NÃO É SUSTENTÁVEL. Se você tem algo por exemplo com drama (como Breaking Bad) ou Política (como Game of Thrones), você consegue, mas pra algo que tem foco na ação, algo na casa de 23~30 minutos é melhor, para ter um roteiro mais coeso e focado, sem precisar de diálogos que alongam artificialmente pra durar x minutos.

No caso de atuação, não vou julgar o elenco por dois episódios apenas, seria muito cedo, mas no momento, qualquer má impressão dá pra colocar mais culpa na direção e no roteiro.

Ahsoka

Reprodução: Disney

Conclusão

Ahsoka é uma série ruim? Não. É o que vai salvar Star Wars? Não. Tem algo bom querendo sair do mar de tédio que os diálogos proporcionam.

Apesar das piadas com rule 34 que fiz a respeito da Ahsoka, ela é uma personagem que gosto bastante, o mesmo vale para Sabine Wren. Thrawn é um vilão icônico, reconhecido até mesmo por quem NUNCA leu nada do Universo Estendido, tanto que a trilogia Herdeiros do Império ainda tem boas vendas, e isso levou a sua canonização em Rebels. Eu quero ver até onde esse troço vai, mas se eu recomendo? Não.

Nota Final: 5.5/10