Classic Racers Elite | Corrida solitária

Classic Racers Elite | Corrida solitária

07/07/2023 0 Por Geovane Sancini

Ah, o entretenimento moderno. É adorável ver mega corporações querendo dar lições de como o capitalismo é malvado… Em filmes que custam 300 milhões de dólares e a protagonista é hipócrita a cada segundo que se passa do filme. Sobre o que eu estou falando? Não faço ideia. Nenhuma, senhores. Vocês que tirem suas conclusões. Só espero que a grana tenha sido boa, senhor Ford.

Falando em Ford, eu gosto de jogos de corrida. Claro, eu não jogo tudo de corrida que aparece no mercado porque não tenho dinheiro. Ou um PC potente. Mas, entre Top Gear e F1 2021, dentre outros, joguei muita coisa. Alguns jogos eram daora, como Test Drive Unlimited, onde após chegar em casa do trabalho, eu podia passar algum tempo relaxando nas estradas do Havaí, ouvindo o disco novo do Van Halen. Outros… Eram Burnout Legends do Nintendo DS, onde se dirige caixas de papelão com rodas.

LEIAM – Street Fighter 6 | Será que é tudo isso mesmo?

O fato é que jogos de corrida, como quaisquer outro gênero, tem seus altos e baixos, embora algumas empresas queiram transformar suas franquias em Fifa… Né, EA? Enfim, onde eu estava? Ah sim, altos e baixos. Enfim, um subgênero de corrida que era bastante popular nos arcades nos anos 90, era o de Hill climb, ainda que disfarçado sob o gênero de Rali, com jogos como Neo Drift Out, Over Top, World Rally Championship, 1000 Miglia: Great 1000 Miles Rally. Sim, na superfície, jogos de rali, mas basicamente eles representam mais o gênero de Hill Climb, uma corrida solitária contra o tempo.

Em 2019, o desenvolvedor Vision Reelle lançou o singelo jogo Classic Racers no Steam, com essa mesma pegada. Você, um carro, uma montanha e um sonho. Sonho esse que precisa ser adquirido na padaria, mas divago. Agora, em 2023, juntamente com a Funbox Media, chegou ao PS4 e Nintendo Switch, uma versão revisada, intitulada Classic Racers Elite. Será que ela vale seu tempo?

Confira conosco.

Reprodução: Vision Reelle, Funbox Media

Seja o rei da Montanha…

O jogo não possui um fiapo sequer de Narrativa, e nem precisa disso. Então, vou inventar algo. Você é Dude McManeiro, um piloto que devido ao alto custo de correr em qualquer categoria profissional, não consegue pilotar carros. Então, com apenas 50 reais, uma garrafa de gim, uma batata, duas fatias de limão e um garfo, Dude cria uma máquina do tempo e volta pros anos 60, onde ele decide subir colinas dirigindo carros da época.

Admito que não foi o melhor dos meus roteiros inventados em cinco minutos pra uma análise, diabos, não entra nem no top 5 roteiros tirados do rabo, mas o fato é que o objetivo do jogo não é contar uma história… E eu tirei aqui do rabo uma história mais credível que Anéis do Poder, ha-ha.

Reprodução: Vision Reelle, Funbox Media

Simcade, simplista

O jogo é um simcade (alguns elementos de simulação, mas geralmente com controles casuais o suficiente para não ser complicado de jogar, como os jogos da Codemasters.) com dois modos, o Campeonato, e o Free Run. No campeonato, você tem que terminar as fases num determinado tempo limite. A princípio, com três carros diferentes, com outros a serem desbloqueados conforme se avança na campanha do jogo. O Free Run é onde você pode jogar livremente as fases que terminou com os carros desbloqueados. Os tempos do Free Run podem ser vistos na Leaderboard, que é compartilhada entre as plataformas disponíveis (PlayStation 4 e Nintendo Switch, na data de publicação deste review).

Os controles são bem padrão do que se espera em um jogo de corrida, acelere e freie com os gatilhos, freio de mão em botão separado, tudo que se espera de um jogo de corrida. E funcionam relativamente bem, não é difícil guiar o carro (eu testei a versão de PC do Classic Racers antes dela sair do ar no Steam, guiar o carro no teclado era um pesadelo).

A performance as vezes dá uma engasgada aqui e ali, o que pode ser considerado o ponto fraco do jogo, além de alguns bugs, como o carro prender no nada. Coisas que podem ser consertadas ao longo do tempo, mas precisam ser reportadas em uma análise.

Em termos de conteúdo, não há tanta coisa, pelo menos não considerando o valor cobrado pelo jogo, já que muitas pistas acabam recicladas em outras categorias (como Slalom) e traçados inversos. É um jogo índie, mas 30 dólares (ou 149,50, na PSN Brasileira) acaba sendo em demasia pro que é entregue.

Reprodução: Vision Reelle, Funbox Media

Graficamente decente, sonoramente… Abluh.

O jogo possui gráficos decentes, se considerarmos que é um jogo independente, feito por um estúdio pequeno. As placas da pista são paródias bacanas de empresas reais, como a Pirelli e a Michelin (e como eu queria que os jogos da F1 utilizassem paródias de patrocinadores reais pros patrocinadores do MyTeam, ao invés das empresas tiradas do cu da Codemasters). Os modelos dos carros são levemente baseados em carros reais, dá pra entender quais carros representam o que.

As pistas são passáveis, apesar das árvores serem de papelão. O jogo possui bons efeitos de iluminação, e apesar de problemas na performance aqui e ali, não é nada que quebre o jogo. Por outro lado, a trilha sonora… O jogo possui alguma?

Sério, as poucas músicas que o jogo possui, são completamente esquecíveis e tocam somente em momentos pontuais. Claro que não vou esperar musicas como em Mario Kart ou F-Zero, ou uma trilha de musicas licenciadas como em DiRT ou GRID, mas pelo menos algo que deixasse o jogo mais marcante. Mas não tem nada.

Reprodução: Vision Reelle, Funbox Media

Passável, mas caro

Como jogo de corrida, Classic Racers Elite é passável. A jogabilidade funciona, os gráficos são ok, se tratando de um jogo indie feito por uma equipe pequena, mas há pouquíssimo conteúdo, se considerarmos que é um jogo vendido por 150 reais. Sem querer puxar sardinha pro Brasil, mas por exemplo, no PS4, pela metade do preço você compra Horizon Chase Turbo, que tem mais conteúdo e nem estamos considerando os DLC’s. E Horizon Chase tem o Barry Leitch na trilha sonora.

Nota Final: 7,0/10

_____________________________________________
Classic Racers Elite está disponível para Playstation 4 e Nintendo Switch, com uma versão para PC saindo em breve e esta análise foi feita com uma cópia da versão de PS4, gentilmente fornecida pela Funbox Media.