Back to the Dawn | Impressões da Demo

Back to the Dawn | Impressões da Demo

20/06/2023 4 Por Diogo Batista

Começo dizendo que Back to The Dawn não te vai desapontar. Quando eu li o pressrelease com alguns comentários do CEO da Spiral Up Games eu pensei: Será que é tão bom assim? Será?

Bem, ignorando o meu gosto que geralmente deixa de lado jogos focados em narrativa, eu baixei a demo e decidi tirar a prova. Para a minha surpresa o jogo é realmente imersivo e conseguiu prender a minha atenção – Eu não esperava me divertir tanto.

Logo, assim que conclui a minha primeira jogatina eu vim correndo para este meu cantinho na internet discorrer sobre minha experiência com a demo de Back to The Dawn, então guarde sua moeda e me acompanhe.

Reprodução: Metal Head Games

Uma experiência cativante

Estamos falando de uma demo, então muita coisa pode mudar para melhor creio eu, mas no que pude conferir tá tudo rodando maravilhosamente bem. Não tive qualquer bug ou ponto negativo no sentido técnico que pudesse pontar durante a minha jogatina.

Sendo o chato aqui, uma dublagem deixaria a experiência ainda muito melhor, mas é visível o nível de qualidade empregada no titulo. Se você apenas olhar o trailer ainda não terá noção da complexidade da história e a liberdade que os desenvolvedores tomaram aqui na construção dos elementos narrativos.

LEIAM – Front Mission 1st: Remake | Impressões da Demo

É visualmente lindo, não dá nem pra dizer o contrário nesse aspecto. Se for anunciado uma localização em português, creio que facilmente será abraçado por muita gente dada a quantidade absurda de texto – Oras, é um RPG diferente, mas ainda um RPG.

Por outro lado, se você decidir jogá-lo no teclado sua experiência será a de um point and click, o que não me agradou muito,  sendo sincero. Não importa o que faça vá direto para uma jogatina com um controle em mãos, vai se divertir mais, pode confiar.

Reprodução: Metal Head Games

Raposa, para de arrumar confusão

Na demo podemos escolher entre dois personagens, Thomas a Raposa e Bob a Pantera, mas somente Thomas parece disponível em um primeiro momento, então compartilharei com base nessa primeira jogada com Thomas, a raposa. Bem, eu adoro raposas.

Ele é um jornalista que realizou uma reportagem que causou alguns furúnculos no traseiro de gente importante e corrupta, logo não demorou que ele fosse procurado alguém oferecendo muito dinheiro só para ele parar de investigar, eu optei pela recusa e em seguida a policia abordou o personagem e encontrou pó branco em seu carro.

LEIAM – Primal Rage se torna atração em Campeonato de eSports

É… Caindo na prisão é que a história começa a desenrolar e vamos conhecendo a mecânica do jogo, onde você conta com um sistema social, onde se pode fazer amizade ou não com determinada pessoa e aprofundar os laços, ou simplesmente elevar até certo ponto pra tirar proveito da figura.

Há também os famosos favores que basicamente são missões secundárias e consiste entre entregas, plantar bombas e por ai vai. E uma das coisas que é notável a medida que você começa a conhecer as mecânicas é que não existe um jeito certo de se jogar, o que eu simplesmente amo.

Sendo um RPG no sentido de combate, mas fugindo as regras de ser apenas linear, permitindo que se eu quiser apenas fique cumprindo minha pena perpetua ou fuja, ou dê um jeito de virar o reio do pedaço.

Isso, faz empréstimo na cadeia – Reprodução: Metal Head Games

 

Liberdade para fazer empréstimos e morrer de fome

Se você é fã do seriado OZ vai lembrar de como era o funcionamento na prisão e como os carcereiros eram corruptos e como a prisão tem uma realidade muito singular. Eles conseguiram captar parte dessa essência e isso deixa a aventura ainda mais legal.

Existe todo um cronograma diário que o prisioneiro tem de seguir, e para fazer qualquer fora desse cronograma exige expertise. Você tem de pensar quais caminhos vai tomar, se vai dedicar mais tempo em construir laços e se juntar a alguém ou vai tentar fugir da prisão.

Você pode dividir sua janta com alguém no refeitório para tentar agradar uma determinada pessoa, ou pode tentar elevar o nível de afinidade com alguém que trabalhe na cozinha para conseguir algum privilégio. Tudo depende de como você conduzirá.

Tá com a grana curta? Faça um empréstimo. Tá com sanidade ruim? Pague para assistir TV? Quer uma renda fixa? Trabalhe na lavanderia, mas saiba que a quantidade absurda de elementos químicos pode te fazer mal.

Reprodução: Metal Head Games

Mas não é um RPG?

É sim, genial, não é mesmo? Apesar de seguir uma linha diferente o combate é de turno e leva em consideração status e equipamento como qualquer outro RPG clássico, com o diferencial é que para você conseguir equipamento bom dentro de uma prisão é muito mais trabalhoso.

Os equipamentos a nossa disposição também são muito interessantes, desde um punhal feito com pedaço de vidro e gases ao um pedaço de cano de ferro enferrujado. Cada um com seu status, sendo possível causar sangramento com as garras do personagem ou com o caco de vidro que causa isso por si só, além dos itens de cura que são coisas básicas como comida e até besouro – Esses podem ser colhidos pelo pátio na hora da recreação.

O personagem tem uma barra de fome que usa ícone de um estomago, barra de sanidade e corporal. Tudo o que você consome reflete de forma positiva ou negativa. Seu personagem é novato, então  a barra corporal despenca em dois dias, sendo necessário se alimentar bem… não será fácil.

Não lembro do Cloud Strife passar pela prisão nesse perrengue todo, não sofreu nada perto do que os protagonistas de Back to The Dawn tão passando.

Reprodução: Metal Head Games

Conclusão

Eu dei uma rápida pincelada sobre Back to The Dawn mais porque não quero estragar a experiência de ninguém. Há muito texto para ler, mas diferente de muitos outros jogos onde grande parte é algo no mínimo desinteressante, aqui você quer conhecer mais da personalidade de alguns personagens e até mesmo sobre a trama que te levou a prisão.

A Metal Head Games sem dúvida é um estúdio que começarei a ficar de olho de agora em diante, porque realmente a demo me surpreendeu de forma extremamente positiva. Reitero que uma localização em português me tiraria algumas lagrimas de alegria.

Não é todo dia que encontramos um jogo com animais humanoides tão bem escrito e que de quebra entrega uma experiência de RPG tão inusitada. Não tenho dúvidas, recomendo demais Back to The Dawn, e aproveitem que a demo ficará disponível até 10 de julho por conta do Steam Next Festival e coloque o titulo em sua lista de desejos.

O jogo tem previsão de lançamento para segunda metade desse ano apenas para PC no Steam, mas eu to na torcida para que os consoles em breve possam também receber o titulo.