Primal Rage se torna atração em Campeonato de eSports

Primal Rage se torna atração em Campeonato de eSports

17/06/2023 2 Por Diogo Batista

Primal Rage não é um jogo para qualquer um e as chances de encontrarmos alguém que jogue bem casualmente é difícil. Pensar em um nível profissional é quase impossível, pelo menos era o que eu pensava até maio desse ano quando o titulo foi uma das atrações no torneio Combo Breakers 2023.

O evento aconteceu em Maio desse na cidade de Chicago e como sempre, conta com diversos jogos de luta que varia entre novos e clássicos no torneio. Blood Roar entre outros já pintaram por lá, mas certamente o titulo que mais chamou a atenção de fato foi Primal Rage esse ano.

LEIAM – Trilogia Alone in the Dark | Assombração, mistério e ciências ocultas, e não é o programa do Fantástico nos anos 90!

Quem teve mesmo que um contato mínimo sabe bem do que estou falando, pois entender suas mecânicas de gameplay é algo que exige tempo, então ter a oportunidade de assistir alguém jogando o titulo realmente belo e direto da placa arcade original é incrível. Para nossa sorte o canal Tampa Never Sleep publicou o vídeo completo com os oitos finalistas lutando entre si e podemos assistir ao menos um pouco desse momento.

Os dois maiores campeões do torneio de Primal Rage foram os britânicos irmãos gêmeos Ketchup PND e Mustard PND,  que chegaram as finais onde se enfrentaram e apresentaram um verdadeiro show para todos os presentes na plateia.

Ketchup e Mustard PND

Os britânicos irmãos gêmeos que venceram o torneio são conhecidos por sua produção de conteúdo relacionado a Mortal Kombat entre outros jogos de luta. No caso aqui, entre outros jogos podemos adicionar Primal Rage que chegou a receber um vídeo destrinchando sua mecânica.

O vídeo não é novo, foi publicado a cerca de um ano a trás e é provavelmente um dos mais completos que você assistirá a respeito do titulo. Muito disso está ligado ao fato de que o duo conversou com Stephen Riesenberger, um dos envolvidos no desenvolvimento do jogo e isso possibilitou buscassem entender mais das ideias por trás da concepção do jogo – Só abrindo um parêntese aqui para dizer que Stephen posteriormente viria a trabalhar como produtor no jogo San Francisco Rush 2049 e designer no excelente, Darkwatch.

LEIAM – Shaq Fu | Relembrando o polêmico jogo

É preciso lembrar que o Primal Rage foi publicado em tempo que Mortal Kombat e Street Fighter dominavam os arcades, logo os desenvolvedores olharam para ambos os títulos, mas concentrando sua mecânica em quatro botões ao invés de seis e com o diferencial de que a intensidade com que se pressiona o botão determinaria como o personagem executaria o golpe especial.

O intuito era que os comandos fossem fáceis de executar, mas parece que nós jogamos o titulo de forma errada a vida inteira.

Primal Rage foi desenvolvido pela Atari Games e publicado em 1994. eu particularmente sempre adorei o design dos personagens e a ideia de controlarmos criaturas gigantes em uma combate de vida e morte, além do que, sou um apaixonado por stop-motion.

Usar disso para criar um jogo de luta é muito curioso, apesar de não ser pioneiro, afinal Clayfighter foi publicado em 1993 – Também outro jogo que tenho certo carinho – ele ainda conseguiu chamar a atenção por conta do seus fatalities e trilha sonora.

Imagem publicada no Twitter pelo perfil do Combo Breaker

O titulo também não deixou de receber algumas censuras por conta da sua violência e os fatalities que podíamos executar, e apesar de toda uma conturbada história, ver um titulo de 1994 receber um pouco da atenção é muito bom por conta de nos dar uma nova visão de um titulo que pra muito é esquecido.

Ketchup e Mustard PND relataram algumas vezes que Primal Rage é um dos seus jogos favoritos, e vê-los jogando nos mostra que isso é realmente real e não apenas conversar fiada de rede social. Talvez possamos dar uma nova chance ao Primal Rage.

Fonte: Timothy Pecoraro, PNDK&M, Tampa Never Sleep.