Moons of Darsalon | Análise

Moons of Darsalon | Análise

24/04/2023 0 Por Tony Santos

Introdução

Moons of Darsalon é um jogo que busca uma nostalgia com games lançados para computadores como o Amiga ou o Commodore64. Sua tela de inicio, por exemplo, é idêntica à do Amiga, e o jogador precisa apertar algumas teclas no teclado de seu PC para simular os comandos que eram usados para abrir os games naquela época.

Daí, somos jogados à tela inicial, e aí percebo o cuidado que tiveram nos menus. As opções são bem variadas, com filtros e escalamento de resolução dos pixels, scanlines e afins, sem falar na tradução em português.

Logo de cara vemos que o game é um indie com um charme a mais.

Mas sobre o que é esta bodega

O game é um jogo de plataforma 2D com estilo retrô (pixel art), onde você controla uma espécie de astronauta, e seu objetivo é salvar os outros amigos astronautas (estou chamando assim por falta de termo melhor).

Assim sendo, é meio que como o jogo Lemmings, onde você deve guiar uns personagens até a saída, porém aqui você também precisa controlar o protagonista, fazendo com que os outros bonecos venham atrás de você.

LEIAM – OTXO | Hotline Miami em preto e branco

A movimentação é lenta, estilo Prince of Persia. Mas sem tanto delay de input, sendo que isso faz sentido com o jogo, pois não se trata de quão rápido você consegue passar pela fase, mas sim sobre como resolver os puzzles.

No começo, temos que salvar apenas um astronauta, então o jogo te apresenta mecânicas como: abrir as portas para que os astronautas possam passar, apertar botões, pegar lanternas para iluminar o caminho para eles e por último, mas não menos importante: dar comandos.

Essa opção, no teclado, se dá com o botão do meio do mouse + uma das teclas WASD. Você pode mandar seus amigos andarem pra direita, esquerda, esperar ou te seguir. Funciona basicamente como a Ashley em Resident Evil 4, e eles respondem muito bem aos seus comandos.

No game somos auxiliados pela já citada lanterna, além de um rifle laser, uma arma de construção, um jetpack e alguns veículos que ajudam a passar pelas fases. Claro que cada um desses objetos vai estar à disposição de acordo com a fase e o puzzle a ser resolvido.


Fases e comunidade

Existe muito investimento em fazer o jogo crescer ao redor de sua comunidade. Logo no menu do jogo temos a opção de entrarmos no Discord do desenvolvedor. Além disso, temos a opção de configurar o game para a Twitch, onde ele coloca o nome do canal na tela e desabilita alguns filtros para facilitar a visualização na janela do site ou do app de celular.

LEIAM – Monster Sanctuary | Análise

Não só isso, mas também é possível criar suas próprias fases e compartilhá-las com os outros jogadores. Eu não testei essa função à fundo, mas o editor é bem competente para o que se propõe e aqueles que gostam desse tipo de funcionalidade vão ter mais um tempo de diversão adicional aqui.

Trilha Sonora

A música ambiente desse game remete muito aos sons de jogos também da geração do Amiga, como Turrican e afins. São músicas eletrônicas que para nós brasileiros, parecem mais aqueles temas que tocavam em cracks de jogos piratas antigos, que na verdade eram inspirados por jogos europeus desses computadores dos anos 80.

São músicas com pegada espacial antiga mesmo, e fazem todo sentido com ambientação do jogo. Destaque para “Bolero“, uma canção clássica aqui remixada para o jogo de um jeito sensacional. Eu tomei um SUSTO quando a ouvi pois a mesma música está na trilha sonora do anime Digimon Adventure de 1999, e eu literalmente ACABEI de assisti-lo, um dia antes de escrever esse texto.

Moons of Darsalon

Créditos: Dr.Kucho Games

Veredito

A Dr. Kucho Games, com sede na Espanha e aparentemente é uma empresa de um homem só, demorou sete anos na produção do game e fica bem claro, devido ao esmero perceptível.

Moons of Darsalon é um jogo de visual bem bonito, com temática e jogabilidade bem bacanas, que servem para quebrar a rotina de games de ação que estamos mais acostumados nesses dias. É um jogo com inspirações clássicas, mas com ritmo similar à clássicos como Prince of Persia e até mesmo lançamentos mais modernos, como La Mulana.

Se jogos 2D com pequenos puzzles com ambientação bem relaxantes é a sua pegada, não deixe de dar uma chance a este game.

————————

Moons of Darsalon foi analisado com uma cópia gentilmente cedida pela distribuidora e está disponível para PC (Steam).