Coisas que a Codemasters/ EA precisa colocar nos futuros jogos da F1

Coisas que a Codemasters/ EA precisa colocar nos futuros jogos da F1

26/11/2022 0 Por Geovane Sancini

Uma das piores coisas que aconteceu recentemente, foi a aquisição da Codemasters por conta da EA. Especialmente para quem é fã de Formula 1, porque honestamente, a qualidade dos jogos assumidamente caiu desde então. Vamos detalhar parte por parte de como a EA estragou F1.

Primeiro, questão do preço pro público Brasileiro. F1 2019 e 2020 tinham preços razoáveis para o público brasileiro. Claro, eu peguei o 2019 numa promoção de 75% de desconto na edição especial do jogo. E quando fiz a pré-compra do 2020, eu paguei cerca de 260 reais na edição Schumacher (vulgo Deluxe), porque os donos de jogos anteriores possuem 10% de desconto, por fidelidade.

O Formula 1 2021, o primeiro sob a publicação da EA (a compra se deu no meio do desenvolvimento, então não tem tanto dedo da EA), custava 300 reais, a edição REGULAR nos consoles. E o que o jogo trazia de novo? O modo historinha, que apesar de bacana, tinha 0 fator replay. E perdemos nisso, os carros clássicos. E as pinturas pro My Team foram diminuídas drasticamente, estando ligadas ao Passe de Pódio. No 2020 algumas estavam, mas no 2021 era RIDÍCULA a quantidade de pinturas iniciais disponíveis. E, para incentivar os otários a comprarem moedas pra desbloquear coisas, as recompensas do passe regular eram igualmente ridículas.

LEIAM – Fazendo justiça a um grande Fighting Game

O F1 22, que foi o primeiro Full EA Sports, piorou mais ainda as coisas. O jogo possui alguns glitches que honestamente, não existiam no jogo anterior, e o que ele trouxe de novo pra franquia? O simulador da IKEA, conhecido como F1 Life, utilizado por exatamente 0 pessoas. Os Super Carros, tão alardeados no anuncio? Apenas para certos eventos, que nos jogos anteriores eram com carros clássicos da categoria. E claro, a monetização do Passe de Pódio está lá, pra incentivar… O F1 Life? Pra quê? Esse modo não traz NADA de interessante em termos de gameplay. Se fosse ao menos como no NHL, onde você adquirir certas coisas com o dinheiro ganho dentro do jogo, dão bônus ao seu jogador no modo carreira, mas não, no F1 22, o F1 Life é COMPLETAMENTE INÚTIL.

Pra completar no que a EA estragou de F1, ela simplesmente REMOVEU a opção de compra dos jogos anteriores da série. A Codemasters sempre deixou disponível a compra dos jogos anteriores, muitas vezes até abaixando o preço deles nas lojas online, para aqueles que não possuem dinheiro ou Hardware potente o suficiente para rodar o mais novo jogo. Caramba, passei quatro parágrafos inteiros reclamando da EA. O que não é nenhuma surpresa, visto a fama da mesma. Mas, não é só de xingar a Electronic Arts que vive o homem, então para esse artigo, que é meio que uma sequência/remake de um artigo semelhante que escrevi antes do F1 2020, aqui vou listar alguma das coisas que a EA PRECISA colocar em jogos futuros da Formula 1.

Aperte o seu cinto, e vamos conosco.

Reprodução: Internet

Estratégia de Equipe para o modo Carreira/My Team

Não muita gente vai entender, porque F1 é nicho entre os jogos de corrida, mas muitas vezes durante uma corrida, algum evento incomum acontece (como um acidente), o que pode dar aos pilotos, um PitStop gratuito, com mudanças de estratégia e tudo mais, só que isso pode causar uma dor de cabeça, especialmente no modo My Team, porque invariavelmente se o jogador e o companheiro de equipe dele irem pro pit na mesma volta, vai causar o double-stack, que no caso é quando o segundo piloto a fazer o PitStop perde tempo porque tem que aguardar a equipe fazer a parada do outro piloto.

Na vida real, obviamente as equipes planejam as estratégias de modo a evitar o double-stack, mas nos jogos, isso é impossível, já que não controlamos diretamente o companheiro de equipe. Em jogos de manager, como Motorsport Manager (PC) e F1 Manager 2022 (Multi), é possível nas estratégias, definir quando os pilotos vão parar, evitando o double-stack, mas no jogo oficial da Codemasters, não, o que pode causar dores de cabeça se você tá trabalhando pra ganhar o campeonato de construtores e precisa dos pontos, com um dos pilotos perdendo posições pelo double-stack.

Uma boa solução, seria ter mais influência na estratégia de seu companheiro de equipe, na parte de pré-corrida, definindo quando seu companheiro de equipe vai fazer a parada. E continuando com a parte de estratégia de equipe, os jogos poderiam adotar um sistema parecido com o da série GRID, onde é possível dar ordens básicas ao companheiro de equipe, seja para ele dirigir defensivamente (defendendo a posição dele), ou mais agressivamente, caso ele esteja muito para trás.

Claro, que GRID é um tanto mais arcade que os F1, seu companheiro de equipe não vai sair batendo nos outros, mas é possível. E seria bem vindo, porque novamente, o My Team Career tornou o modo de carreira de piloto completamente obsoleto e é o que os fãs de F1 aguardam nos jogos desde a introdução no jogo de 2020.

Reprodução: Codemasters

Calendário Customizável com pistas de DLC

Uma das coisas boas que o jogo de 2020 trouxe em relação aos anteriores, foi a possibilidade de temporadas mais curtas pro modo carreira. Antes, você precisava fazer todas as pistas da temporada, em todas as 10 temporadas. No F1 2020, você tem a opção de fazer temporadas mais curtas com 16 ou 10 provas, porém, você não pode mudar a ordem das provas.

Só que na vida real, muitas vezes a ordem das etapas mudam, por exemplo, em 2021, o GP dos Direitos Humanos (vulgo GP da Arábia Saudita) era um dos últimos da temporada, em 2022 foi um dos primeiros. Então seria legal poder mudar a ordem das corridas numa temporada, a partir da segunda temporada, refletindo um pouco mudanças que acontecem na vida real.

E pra completar, seriam bem vindas pistas adicionais, como pistas fora do calendário regular, como Sepang (Malásia), Mugello (Itália), Hockenheim (Alemanha), ou a da Turquia, que foi utilizada em 2020 e 2021, o traçado do anel externo do Bahrein, que foi usado pro GP de Sakhir em 2020. Essas pistas poderiam ser adicionadas como conteúdo pago e serem utilizadas no modo carreira, customizando o calendário. Ajudaria muito, dando longevidade extra ao jogo e variedade para as temporadas.

Reprodução: Codemasters

A volta da árvore de Upgrades ou ao menos uma mudança do sistema atual

Esse aqui é um tanto pessoal, mas uma das coisas que não gostei no F1 2021, foi que mudaram a árvore de Upgrades da Pesquisa e Desenvolvimento. Eu sei que a Codemasters sempre muda a maneira que eles são demonstrados visualmente no modo carreira, mas a skill tree utilizada no jogo de 2019 e 2020 (creio que também vale pro 2018, mas eu não tenho como jogar ele. Até tenho a versão de PC, mas minha lata velha não roda.) era bastante eficaz. Você tinha como saber o que precisava abrir, sem muitas complicações.

No 2021, é um pouco diferente e honestamente… Não é intuitivo como a árvore dos jogos anteriores. É a mesma coisa na teoria, mas na prática, nem tanto. Talvez uma volta a árvore, ou um sistema mais intuitivo ajude nessa parte. Eu sei que não sou o único a reclamar disso.

Reprodução: Codemasters/Electronic Arts, Race Department

Um editor de pinturas decente (ou a opção de copiar pinturas clássicas)

Essa é uma reclamação que já vem desde o F1 2020, mas a Codemasters PRECISA colocar um editor de pinturas decente no jogo. E não dá nem pra colocar a culpa no hardware limitado da geração PS4/Xbox One, porque Gran Turismo Sport é de 2017 e tem um puta editor. O mesmo vale pros últimos Forzas que tem excelentes editores. Enquanto isso, na Codemasters, temos um editor mega limitado que faz o seu carro parecer um bootleg chinês óbvio em meio a carros reais, tirando toda a imersão que o My Team supostamente deveria dar.

LEIAM – Lunistice – Perfeito em sua simplicidade

Um editor decente, com formas básicas, sem limitação de cores, poder posicionar os patrocinadores livremente no carro, não seria muito pedir. Outra coisa que poderia ser adicionada (até mesmo atrelada ao Passe de Pódio, eu não me importo), é a opção de poder copiar as pinturas de carros clássicos da categoria (obviamente somente as formas, não as cores, apesar da imagem que ilustra esse parágrafo ser um mod da Renault de 2003~2006) adaptadas para os modelos dos carros atuais.

Reprodução: Internet

Patrocinadores Realistas (com logos melhores)

Esse parágrafo aqui é quase uma complementação do anterior. Uma das coisas legais que o F1 2020 adicionou no MyTeam, foi a questão dos Patrocínios, que dão dinheiro pra melhorar o QG da equipe… Até chegar o momento onde o dinheiro não importa mais porque você já evoluiu tudo, mas divago. A questão é… Sim, a Codemasters não pode colocar patrocinadores reais por conta de licenciamento (apesar de DIRT 5 ter patrocinadores reais), mas seria legal ter patrocinadores mais realistas.

Porque as “empresas” do jogo são EXTREMAMENTE GENÉRICAS com logos sem graça. Algo mais “realista” do tipo, que você pode ver no mundo real seria legal. Por quê não colocar as equipes da GRID, como a Seneca Sports ou a Ravenwest como possíveis patrocinadoras? Ou uma bebida energética fictícia (não, apesar dos rumores, Rich Energy não era fictícia), marcas esportivas ou de eletrônicos, mas algo que se assemelhe a algo que poderíamos ter no mundo real. (O exemplo da imagem é uma paródia, mas deu pra entender meu ponto)

Reprodução: Mercedes-AMG

Criar a sua própria unidade de potência

F1 2020 trouxe o MyTeam Career, e o F1 22 expandiu um pouco essa ideia com a possibilidade de já começar a carreira como um potencial time de meio ou frente de pelotão (com mais recursos do que o usual), e a progressão natural disso, poderia ser o jogador poder construir sua própria unidade de potência (algo especialmente importante, ainda mais com a mudança no regulamento das unidades de potência a partir de 2026).

Se por um lado, o jogador não precisa gastar com a taxa da unidade de potência, por outro, o motor não seria tão potente quanto o das outras montadoras, já que ele precisaria desenvolver mais o mesmo. Obviamente o publico casual não veria tanto apelo nisso, mas os jogadores mais hardcore da franquia apreciariam o desafio extra.

Reprodução: Team Ninja, Koei Tecmo

Um criador de personagens

Os avatares presentes no jogo são uma porcaria. Um editor de personagens, como o de qualquer jogo da EA Sports, é tudo o que peço. Sério. Não precisa nos dar algo nível WWE 2K, só poder escolher gênero do piloto, penteado, cor de pele, cabelo e olhos já seria um avanço IMENSO.

Reprodução: Codemasters, Electronic Arts, WWE

Elimine o F1 Life, apenas isso

O F1 Life foi literalmente usado como cortina de fumaça em termos de marketing, porque a Codemasters não trouxe NENHUMA evolução substancial ao F1 22, e o modo não traz NENHUM apelo ao fã de F1, ou sequer ao jogador casual. Como a comunidade apelidou, é o simulador de IKEA, ou pra nós brasileiros, simulador da Leroy Merlin.

O ideal seria a Codemasters remover esse modo, porque por mais que do ponto de vista financeiro, o jogo precisa de algo pra fazer os jogadores gastarem em DLC, não é dessa maneira, já que esses cosméticos do F1 Life não tem serventia alguma em termos de gameplay ou mesmo visual, já que eles ficam limitados a tela do F1 Life.

Eu não sei como terminar esse artigo, mas sei que provavelmente muitas dessas coisas não vão aparecer porque a Codemasters é preguiçosa e a EA mais ainda. Mas deixo registrado esse artigo como reclamação mesmo.