Visual Novels adultas e gratuitas para se ficar de olho

Visual Novels adultas e gratuitas para se ficar de olho

17/10/2022 0 Por Geovane Sancini

Disclaimer: TODO o material a seguir é destinado ao público adulto e apesar desse artigo não utilizar imagens explícitas, o conteúdo dos jogos e os links para eles, contém material que não é seguro para o trabalho (vulgo NOT SAFE FOR WORK, NSFW ou o popular PUTARIA). Então esteja avisado e não venha reclamar se der merda no seu trabalho. Ou em casa. Ou na escola. Enfim, vocês entenderam. Sem mais delongas, vamos ao artigo.

Ah, jogos adultos. O que há muito tempo atrás, era o nicho do nicho do nicho, impossível de se adquirir por meios legais aqui no Brasil, se tornou facilitado quando o Steam passou a permitir eroges na loja, desde que (primeiro) em versões all-ages (os patches com THE GOOD SHIT precisavam ser distribuídos por fora) e posteriormente, isso já não era mais necessário. Só que… O preço de alguns jogos, especialmente os japoneses, não é dos mais convidativos e nem sempre temos aquela grana sobrando na época das ultra promoções.

LEIAM – Moto Roader MC | Corrida caótica simplista

E se você é uma pessoa ética ou preguiçosa demais para lidar com os meios alternativos (eu, na maior parte do tempo me encaixo na primeira), saiba que existem visual novels adultas gratuitas disponíveis ao seu alcance. “Mas como o desenvolvimento dessas novels é custeado?” Você, voz invisível da minha cabeça, pergunta. Simples, através de financiamento de sites como o Patreon e o Subscribe Star. Aqueles que podem, ajudam o financiamento, e em troca, recebem acesso antecipado a builds. Mas, eventualmente essas builds são disponibilizadas gratuitamente para o público.

E para esse artigo, separei algumas visual novels adultas gratuitas que estão sendo desenvolvidas, tem potencial e builds significativas disponíveis. Claro, que no fim das contas, muito é baseado no gosto pessoal, mas eu creio que essas visual novels variam de boas para ótimas, porque contam não somente com boas cenas adultas, mas uma trama interessante e personagens bem escritos… Na maioria dos casos (isso é spoiler pra uma das novels). Com os textos, estarão disponíveis links para download e para aqueles que quiserem dar suporte, links para a ajuda necessária estarão disponíveis também

Reprodução: Ocean’s Lab

#1.Summer’s Gone

Desenvolvimento: Ocean’s Lab (Patreon | Subscribe Star
Versão: Capítulo 4
Download: https://oceanlab.itch.io/summers-gone

Alguns anos antes do começo da trama (isso é mostrado no prólogo), a sua então namorada desaparece misteriosamente, e isso faz com que você acabe se tornando uma pessoa um tanto amarga e meio cuzona. Só que quando a vida na faculdade começa, você precisa lidar com o dia a dia, além de muitas intrigas relacionadas a vida universitária e pessoal.

Da lista de novels aqui disponíveis dessa lista, é a única que até o momento não possui nenhuma cena adulta, mas a trama dela é interessante, a maneira que os personagens se cruzam, as opiniões sobre pessoas mudam, e até mesmo pessoas que você poderia odiar, são mais semelhantes a você do que se imagina.

Reprodução: Underground Studio

#2 Race of Life

Desenvolvimento: Underground Studio (Patreon)
Versão: Capítulo 1
Download: https://underground-studio.itch.io/race-of-life

Você é um professor universitário, começando a viver depois de uma separação um tanto dolorosa. (A culpa foi sua, BTW, você traiu a sua esposa, o que foi a gota d’água para a separação) Você espera conseguir financiamento para um projeto próprio, enquanto divide seu tempo com a sua filha, o seu amigo e outras coisas. Porém, uma tragédia muda totalmente isso.

Essa é possivelmente uma das melhores Visual Novels que começaram a ser desenvolvidas esse ano. Race of Life traz uma narrativa diferente da mesmice que domina a cena de jogos adultos, misturando um pouco da vida adulta com o mundo das corridas ilegais. Na minha opinião, o ponto fraco, ao menos nesse primeiro capítulo, é a falta de desenvolvimento de outros interesses amorosos, já que as mais interessantes, são a Vanessa (a sua ficante no momento) e a sua ex-esposa, que é a melhor personagem.

Porque, apesar de você estar no papel oposto, dá pra entender de onde vem o ressentimento que ela tem contra você. E mesmo que o desenvolvimento da novel não leve a uma rota onde os dois terminem juntos, seria interessante ver os dois ao menos deixando o que de ruim aconteceu pra trás, porque os dois tem uma filha juntos.

Reprodução: Caribdis

#3 Eternum

Desenvolvimento: Caribdis (Patreon | Subscribe Star
Versão: 0.4
Download: https://caribdis.itch.io/

Você se mudou com alguns amigos em um intercâmbio para uma cidade dos EUA. Enquanto que seu amigo vai ficar na casa de uma senhora lá e sua filha, você e uma outra amiga, vão para a casa de uma amiga da família, da época em que você vivia lá. Aos poucos, você começa a dividir seu tempo entre o reajuste da vida na sua cidade natal, a escola e Eternum, um viciante MMORPG de realidade virtual, que é o jogo mais jogado da atualidade.

Essa visual novel se passa no mesmo universo de “Once in a Lifetime”, novel anterior de Caridbis, então espere o mesmo tipo de humor bobo, situações sexies, e intriga. Mesmo o jogo estando na versão 0.4, espere ao menos de 10 a 12 horas de leitura até o ponto atual. Eternum se destaca por justamente conseguir trazer o estilo de um Shonen de ação para o formato de Visual Novel.

Reprodução: Venus Waltz

#4 A Man for All

Desenvolvimento: Venus Waltz (Patreon | Subscribe Star)
Versão: Capítulo 7
Download: https://f95zone.to/threads/a-man-for-all-ep-7-venus-waltz.65913/

Você tinha uma vida normal, até que um dia, sua mãe viera a falecer, então você resolveu se dedicar aos estudos. Na vida adulta, você decide ir para a universidade na cidade grande, e durante os 3 primeiros anos de cursos online, você estuda psicologia enquanto mora e trabalha numa cafeteria, o que ajuda a poupar custos. Porém, para a sua tese, você precisa ter o último ano presencial, e passa a dividir seu tempo entre os estudos, a sua tese, o trabalho e conhecer as outras pessoas.

Apesar do meu resumo ter sido uma merda, A Man For All é uma novel bem amarradinha, apesar das histórias de algumas garotas se desenvolver em um ritmo diferente de outras, no geral você deixa cada ponto da trama querendo mais. E apesar da maioria das escolhas ser mais estética e de diálogo, as mesmas fazem com que você molde o seu personagem e a relação dele com os interesses amorosos de uma maneira única (entre as opções disponíveis lá, óbvio).

Reprodução: Zargon Games

#5 Young Again

Desenvolvimento: Zargon Games (Patreon | Subscribe Star
Versão: Capítulo 14
Download: https://f95zone.to/threads/young-again-ch-14-zargon_games.56677/

Você é um homem de meia idade, já nos seus 40 e alguma coisa, cujo casamento vai mal e seus filhos não são necessariamente bons exemplos.

Certo dia, você vê um jovem imbecil (pleonasmo, sei), não prestando atenção na rua quando um carro vem, então num ato de nobreza você salva esse jovem, sendo atropelado no lugar dele. Só que uma entidade etérea reclama com você, contando que aquele jovem imbecil estava destinado a morrer e que você teria uma epifania que ajudaria a salvar seu casamento e colocar seus filhos no bom caminho.

LEIAM – Otoko Cross: Pretty Boys Klondike Solitaire | Paciência com os crossdressers

Nisso, sua alma é mandada para o corpo daquele jovem e é seu dever ajudar a sua esposa viúva a encontrar um novo amor, tornar a sua filha uma estudante boa, e endireitar seu filho problemático. Só que você não contava que o seu eu jovem estaria numa família com uma beldade ruiva e uma milf.

Essa visual novel é basicamente uma versão pornô de Yu Yu Hakusho (sem obviamente as luzes e gritos de um Shonen), se quer saber a minha opinião. Young Again pode não ter o escopo de outras novels dessa lista, mas entrega personagens mais credíveis do que Dating My Daughter por exemplo.

Reprodução: Mr. Dots Games

#6 Dating My Daughter

Desenvolvimento: Mr. Dots (Patreon | Subscribe Star)
Versão: Capítulo 4 (0.35)
Download: https://f95zone.to/threads/dating-my-daughter-ch-1-4-v0-35-mrdots-games.597/

Dating My Daughter é o segundo jogo do Dotsverso, que é composto de Melody (o primeiro jogo) e o Sunshine Love (o terceiro jogo). Ambas visual novel são interconectados, mas não é necessário jogar um para entender o outro, mas você vai pegar referências de um jogo nos outros.

Aqui, estamos no papel de um cara qualquer, que recebe em sua casa a filha que não via há dez anos. E como a filha foi atingida pelo vírus da puberdade, agora ela é uma gostosa e aos poucos, a convivência se transforma em romance. Paralelo a isso, outras coisas acontecem, como a sua filha inicia (graças a um fotógrafo virjão) uma carreira de modelo e outras personagens querem um pouco dos seus fluídos.

O jogo é dividido em 4 capítulos, e o último está incompleto (a previsão da conclusão do capítulo 4 é para Dezembro deste ano), mas em boa parte do jogo o roteiro até acerta, mas algumas coisas incomodam um pouco, como a hipocrisia do protagonista em alguns momentos, mas qualquer outro comentário meu sobre essa hipocrisia no jogo seria spoiler. E obviamente, a filha muitas vezes demonstra a inteligência de uma parede de tijolos, basicamente sendo uma versão piorada de Melody.

visual novel

Reprodução: Recreation

#7 Tainted Heritage (Aka Weird Shit Is Going to Happen)

Desenvolvimento: recreation (Subscribe Star | Patreon
Versão: 0.6
Download: https://f95zone.to/threads/tainted-heritage-a-k-a-weird-shit-is-going-to-happen-v0-6-recreation.38970/

Essa visual novel aqui é o que eu mais classifico da exceção a regra que eu citei na introdução do artigo. Basicamente, algum tempo antes do inicio da novel, você sofreu um acidente de carro onde sua mãe e seu padrasto morreram, e no começo da novel, você recebe uma carta de sua avó, dizendo que você irá herdar um hotel. E chegando lá, fazendo juz ao nome, coisas bizarras vão acontecer, incluindo viagens a outros mundos, família vinda de dimensões diferentes.

O conteúdo atual é relativamente pouco, e os personagens não são tão desenvolvidos ou profundos como os personagens de outras novels dessa lista, mas ainda assim está nesta lista de recomendações pela premissa incomum. A história é intrigante, e insana.

visual novel

Reprodução: Witchery Studios

#Bonus: Desfazendo Erros

Desenvolvimento: Mr. Sancini (aka Eu que estou escrevendo esse artigo)
Versão 1.2 (Final, mas não é final)
Download: https://witcherystudios.itch.io/desfazendo-erros

Sim, é meio que uma trapaça aqui, porque é uma visual novel que eu desenvolvi. A história do desenvolvimento é a seguinte. Eu baixei a versão mais recente do kit de desenvolvimento da Ren’py (engine de desenvolvimento de visual novels) e para me acostumar novamente com a engine, resolvi fazer uma visual novel curta, a primeira versão levou uma semana pra ser feita, com mais uns dez dias para as versões posteriores. Como os recursos visuais não são de minha autoria, eu não considero essa a versão final da novel. Daí o (final, mas não é final).

A história se passa no mesmo universo do meu livro “Paixão Destinada” (isso veio na versão 1.1/1.2), e estamos no papel de um rapaz que devido aos hormônios e estar atraído pela filha de seu padrasto, decide mudar de escola no ensino médio, só que isso acaba afastando os dois. Daí no último ano de escola, ele decide consertar as coisas com ela.

É uma história curta, que eu escrevia enquanto programava, então não tem a complexidade de uma história planejada. E você deve estar se perguntando? Como vai ser a versão final? Eu respondo, pra isso eu precisaria de um PC decente pra poder usar programas onde eu possa desenvolver os personagens (como o Honey Select ou o Koikatsu) e cenários para representar melhor o que quero.

visual novel

Reprodução: Super Writer

Concluindo

E meio que é isso. É difícil fazer uma lista de recomendações de visual novel, porque é muito centrado em gostos. Se vocês repararam, dos jogos (fora o meu) recomendados, nenhum utiliza sprites em 2D, todos eles usam modelos em 3D, ou feitos no DAZ Studio ou no Honey Select 2. A razão, é devido a uma tendência de desenvolvedores que usam sprites 2D, é de fazer jogos num estilo “sandbox”.

Aqui, preciso explicar o conceito (em visual novels adultas) do Sandbox. São usualmente jogos onde se temos um mapa pra navegação e usualmente horas do dia para se fazer as coisas. E com isso, se estende artificialmente a duração do jogo, porque muita coisa depende de grinding, porque obviamente o autor vai implementar sistemas X e Y, que tornam tudo um grande porre.

E se quiserem, posso fazer posteriormente uma lista de recomendações de jogos gratuitos completos.