Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder´s Revenge | Análise

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder´s Revenge | Análise

11/10/2022 2 Por Eduardo Farnezi

Sejamos completamente francos aqui: As Tartarugas Ninja nunca tiveram um jogo verdadeiramente bom após a era 16 bits. Os jogos do PlayStation 2 são de medíocres para baixo, os jogos do Game Boy Advance são no máximo “ok”, o jogo da Platinum é um desperdício de potencial e eu nem vou começar a falar das atrocidades que a Ubisoft fez com essa franquia.

Enquanto fã das Tartarugas (mesmo as animações mais recentes – pós anos 2000 – são ótimas) e dos jogos dos arcades e consoles 16 bits, imagine o quão feliz fiquei ao saber que a DotEmu, empresa à frente do fucking delicioso Streets of Rage 4 e do pitelzinho Wonder Boy: The Dragon´s Trap, também seria responsável por um novo jogo das Tartarugas Ninja.

Desde o primeiro trailer, sem nenhuma surpresa, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder´s Revenge deixava claro que o jogo teria como inspiração os games mais famosos baseados da franquia (arcades e consoles 16 bits). Em resumo: Um Beat ´em Up frenético, colorido, cheio de referências das animações e jogos clássicos e, é claro, com multiplayer incluso.

Créditos: DotEmu

Heroes In The Half Shell Turtle Power!

Assim que ligamos o console somos agraciados com uma intro muito bem animada, com visual dos cartoons dos anos 80 e uma música levemente modernizada do tema clássico das Tartarugas Ninja.

O menu inicial do jogo, todo no nosso idioma, traz os dois modos de jogo básicos, uma opção dedicada a instruções de jogo, acompanhamento in game dos troféus / conquistas e opções.

O modo Instruções trás 21 lições que englobam todas as mecânicas de jogo. É interessante, é didático, mas a opção no menu em si é inútil. Toda vez que começar qualquer modo de jogatina a apresentação das instruções de jogo será iniciada de qualquer forma (podendo ser pulada, é claro).

LEIAM – Twelve Minutes | Análise

O acompanhamento de troféu é um adendo bonitinho e tal, mas além de inútil apresenta problemas. Adquiri o jogo para PlayStation 4 e o platinei. Na minha PSN ID constam todos os troféus, mas no acompanhamento do jogo ainda faltam três. Vai entender?

Nas Opções é permitido ao jogador personalizar um pouco a experiência de jogo. Escolher se a corrida é automática ou não, se o ataque para trás automático deve estar ativado ou não, personalizar o que cada botão no controle faz, entre outros. Nada que reinvente a roda, mas ainda assim úteis (eu mesmo não suporto corrida automática e ataques para trás automáticos).

Créditos: DotEmu

Destroy the Turtles

O lance é o seguinte: O Destruidor está putaço com as Tartarugas por conta de uma sova que ele levou e agora ele quer vingança, com direito a sopa de tartaruga e o escambau. O jogo não te conta isso, o nome do jogo conta (“Shredder´s Revenge”), e isso é literalmente tudo o que você precisa saber para começar a jogar.

O Clã de Pé está mobilizado pelo seu líder para dar cabo de Nova Iorque e das Tartarugas mais uma vez. Escolha sua Tartaruga favorita, desça o cacete em todo mundo que ver pela frente, derrote o Destruidor e salve Nova Iorque.

Há ao final de cada fase, bem como no começo e fim do jogo, cenas estáticas dos personagens falando algo deliciosamente clichê, assim como no jogo de arcade de 89. Importante destacar que ao longo de todo o jogo há legendas em português, mas a dublagem (ótima por sinal) só está disponível em inglês.

Quantos aos dois modos de jogo ainda não mencionados, são eles é que verdadeiramente importam aqui: História e Arcade.

Créditos: DotEmu

Santa Tartaruga

Os modos História e Arcade de Shredder´s Revenge compartilham as mesmas belas, distintas e variadas 16 fases, as mesmas escolhas com relação a personagens a selecionar e dificuldades de jogo.

O modo Arcade traz ao jogador uma experiência mais próxima a um jogo de fliperama: Finalize o jogo “de cabo a rabo” com as vidas oferecidas inicialmente. Se as vidas e os continues acabarem, é game over. A cada x pontos, se ganha uma vida nova. Simples, direto e eficiente.

No modo História há um mapa geral que além de servir como indicador de progressão visual do jogador no universo do jogo, permite revisitar livremente qualquer fase já finalizada. Cada fase possui três desafios específicos e colecionáveis que garantem pontos extras sempre que vencidos e adquiridos, respectivamente.

Os pontos adquiridos servem para evoluir o personagem que esteja sendo usado pelo jogador. Cada personagem possui 10 levels. Cada level novo dá àquele personagem vantagens como começar a fase com mais vidas, mais força, mais Poder Ninja (barra de especial), entre outros. Tais ganhos dos levels não podem seu usado no modo Arcade.

Shredder´s Revenge

Créditos: DotEmu

Pizza Power!

O gameplay de Shredder´s Revenge é bem abrangente considerando seu gênero. Cada personagem possui uma gama de ataques consideravelmente alta, o que inclui antiaéreos, três variações de especiais, variações de golpes de agarrão, golpes carregados, variações de voadoras, reações distintas executáveis ao tomar um golpe ou cair, entre outros.

Quando se jogando com um amigo é possível ainda revivê-lo (evitando que ele perca uma vida) e até mesmo compartilhar um pouco de life para socorro imediato.

O jogo usa bem essa gama de recursos. Há inimigos no jogo em que é necessário agir e/ou reagir adequadamente para não apanhar. Cada soldado do Clã do Pé tem suas cores e/ou armas específicas e essa é a dica para saber como melhor abatê-lo.

A velocidade do jogo é frenética, como o esperado de um TMNT, mas o jogador jamais perde o total controle de suas ações em tela (menos no modo multiplayer, mas eu já chego lá). A minha única crítica no que cerne a gameplay se dá nos ataques de throw (os famosos agarrões).

LEIAM – Estávamos certos: O Stadia fracassou

Mecanicamente falando, a implementação desse tipo de ataque faz o jogador se sentir repelido a usá-los. Sempre que um personagem está executando um ataque de throw o jogador tem de esperar as animações devidas acabaram para voltar a ter controle, mas durante essas animações golpes podem ser recebidos de inimigos.

Some isso ao fato de os throws não serem ataques muito fortes no jogo e é possível compreender o motivo pelo qual ninguém os usa, a não ser por via extrema de necessidade (usualmente os desafios do modo História e contra um chefe específico).

Resolver isso seria muito simples: dar invencibilidade ao personagem durante as animações de throws ou então fazê-los ser mais fortes, o que compensaria usá-los na relação de custo x benefício. Em ambos os casos eu compreendo que isso poderia potencialmente criar outros problemas de equilíbrio no gameplay, mas que não seriam tão frustrantes quanto tomar pipoco enquanto não pode fazer nada para se proteger.

Shredder´s Revenge

Créditos: DotEmu

Big Apple 3 AM

A trilha sonora do jogo é tão inspirada e empolgante quanto se esperaria de um jogo frenético das Tartarugas Ninja. As músicas para as fases de skate do jogo possuem vocais e são deliciosas. Aliás, os desenvolvedores tanto sabem que são as melhores que as incluíram nos créditos finais.

Toda a Original Game Soundtrack está disponível em serviços de streaming de música (pelo menos no Spotify eu garanto que está) e eu recomendo que a apreciem se puderem. Caso não assinem nenhum serviço desse tipo, dá um pulo no YouTube que com certeza tu acha uma playlist esperta por lá.

A qualquer momento ao longo do jogo é possível abrir um lobby e ser o host de uma jogatina multiplayer online, ou mesmo ingressar no lobby de alguém. É possível que até seis fucking pessoas joguem ao mesmo tempo e isso é incrível e caótico.

LEIAM – Silent Hill | Esqueçam aquela continuação intragável em 3D

Shredder´s Revenge é muito frenético e colorido. Adicione aí os especiais de cada personagem, ainda mais coloridos e frenéticos. Agora junte isso com seis jogadores fazendo apertando botões e soltando especiais o tempo todo. É possível facilmente se perder em tela. Pessoalmente não liguei com isso e entrei na vibe da “divercura” (divertida loucura).

O online do jogo tem seus problemas. A sincronização as vezes falha feio o que pode travar a jogatina de todos no lobby por motivos distintos: fases não se iniciam ou não se finalizam, um jogador não sincroniza e a fase não avança por conta disso, um jogador cai do lobby e a fase não prossegue por estar esperando-o para prosseguir, entre outros.

Já houve um patch para corrigir algumas questões referentes a isso no jogo, mas passaram longe de proporcionar uma experiência pouco problemática no que cerne ao modo online. Nesse departamento realmente o jogo precisa de um carinho maior.

Créditos: DotEmu

Technodrome Let’s Kick Shell!

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder´s Revenge é um enorme acerto (mais um) da DotEmu. Um Beat ´em Up que consegue trazer aquele ar de nostalgia que a franquia evoca, mas sem se apoiar somente nesse sentimento nostálgico, assim como foi com Streets of Rage 4.

Um jogo com gameplay divertido e competente, que certamente agradará qualquer jogador que curta o gênero, ou mesmo quem só quer uma tarde divertida jogando com os amigos.

Espero verdadeiramente que continuem o trabalho de acertar as arestas soltas do modo multiplayer e que algum conteúdo de DLC seja desenvolvido para expandir a experiência com o jogo. Meu cartão de crédito está a postos.