Pretty Girls Breakout! PLUS | Como fazer uma continuação

Pretty Girls Breakout! PLUS | Como fazer uma continuação

30/07/2022 0 Por Geovane Sancini

Quem diria que já temos até antes do título de hoje, dezesseis jogos da linha Pretty Girls nos últimos seis, sete anos talvez (eu não estou com saco pra pesquisar a data do primeiro). Claro, que eles começaram a sair numa época que eu já tinha parado de jogar no PC com seriedade (lembrando que eu comprei meu PS3 em 2015), então eu só de fato pude jogá-los por conta das versões de consoles caseiros, portadas pela EastAsiaSoft.

Mas, de uns tempos pra cá, eu passei a jogar os mesmos em suas versões de PC, para ter a primeira experiência, e também porque os requisitos de pedido de jogo da EastAsiaSoft haviam aumentado (sem falar no Woovit e Keymailer quebrando as pernas de produtor de conteúdo pequeno) nas versões de console. E posso dizer que apesar da série continuar a mistura de jogos casuais simples com uma apresentação bonita ao redor, melhoras tem ocorrido de um título para o outro.

E agora, no fim de julho, o 17º jogo da série Pretty Girls chega, e é uma nova versão de um jogo que já falamos aqui no passado. Novamente, as Belas Meninas estarão ao seu lado para uma partida do clássico Breakout, ou Arkanoid, dependendo do seu jogo base favorito.

Sem mais delongas, confiram a nossa análise de Pretty Girls Breakout! PLUS (sim, em Caps).

Pretty Girls Breakout! PLUS

Reprodução: ZOO Corporation

Os Aliens de Burokku estão de volta

No último jogo, você subiu no robô, pegou seu bastão e destruiu os malditos alienígenas do planeta Burokku, que queriam raptar as meninas Youkai da cidade. Você, um bravo, destemido e vitaminado protagonista, ganhou descanso, dinheiro e dívidas… Tenho certeza de que um desses 3 “d’s” não é bom, mas enfim. Agora você era reverenciado pela cidade como um herói, estátuas foram erguidas em sua honra, feriados com seu nome foram feitos, e estavam até pensando em transformá-lo em protagonista de uma dessas visual novels adultas.

LEIAM – Tetris completou 38 anos; confira detalhes da história de sucesso do game

Mas antes que esse alegre dia em que você receberia os royalties pelo jogo que certamente seria vendido a 5 reais no Steam quando uma publisher chinesa ofereceria um contrato barato a produtora original pra traduzir e lançar seus jogos no Steam, e receber análises negativas porque a publisher usou tradução automática e metade de suas falas não fazem o menor sentido, antes desse alegre dia chegar, a cidade foi atacada novamente pelos malditos alienígenas do planeta com nome semelhante a Bloco.

Dessa vez, eles não estão atrás de meninas Youkai, mas de pessoas normais. Só que antes que a coisa fique feia, você vai até o seu robô, que recebeu atualizações feitas por uma das youkais que você havia salvo e que convenientemente era uma cientista. Era hora de acabar de vez com aqueles alienígenas, definitivamente… Ou até a Zoo Corporation decidir lançar o Pretty Girls Breakout! SUPER TURBOP.S: Dessa vez eu não inventei o roteiro do nada, eu só continuei a baboseira que inventei pro Pretty Girls Breakout original XD

Pretty Girls Breakout! PLUS

Reprodução: ZOO Corporation

Breakout, como antes, mas melhorado

Se você está acostumado, já jogou ou ao menos viu algo relacionado a Pong, Arkanoid ou Breakout, vai entender de cara como funciona Pretty Girls Breakout! PLUS. Na parte superior da tela, você vai ter blocos que precisa destruir com rebatidas de sua bola. As roupas não mudam dessa vez, já que elas estão atreladas a algo que vou explicar melhor adiante.

Temos dois modos de jogo, o primeiro sendo o Pretty Battle, onde temos 7 garotas com 5 fases cada, e o segundo é um Endless Mode, com três outras garotas, com uma fase cada, e bem, vamos explicar esse Endless Mode em si. Basicamente, temos uma fase “infinita”, com blocos que vão descendo e o jogo termina quando os blocos chegam em um determinado ponto da fase. Nesse modo, suas vidas são infinitas, mas se a bola chega a parte de baixo, os blocos descerão um pouco.

Conforme se vai fazendo pontos, combos e tudo mais, a tela vai começar a descer em um ritmo mais rápido, ou a bola ficará mais rápido, dando um pouco mais de emoção a jogatina, e isso garante muito fator replay.

O jogo também recebeu melhorias em jogabilidade, já que agora é possível rebater as bolas tendo um lado específico em questão (esquerda ou direita), mas ainda é dependente de coisas como ângulo e tudo mais, e novos power-ups foram adicionados, como o BIG, que aumenta o tamanho das bolas, e o escudo, que protege o seu robô de um hit (embora esse tenha um bug, no momento em que escrevo, que o ícone de escudo continua depois de ter perdido o mesmo). Afora isso, os outros power-ups também continuam, seja a bomba, ou uma saraivada de tiros, mais bolas, o aumento do bastão, etc.

Reprodução: ZOO Corporation

Revisado, e com a lojinha

Em termos de design de fases, Pretty Girls Breakout! PLUS é menos babaca que o do Pretty Girls Breakout original, ainda vai ter o bloco em local esquisito, mas não vai ser tão difícil quanto lá. E os blocos gigantes, que precisam de 15, 20 ou 25 hits, foram adicionados.

Novamente, no momento em que escrevo essa análise, existe um possível bug na última fase, onde um dos inimigos vai ficar invencível, não podendo ser atingido, impossibilitando de terminar a fase, o que significou que eu tive que reiniciar a mesma. E uma última alteração que é uma faca de dois gumes, é que agora é possível determinar a velocidade inicial da bola, pra metade de sua velocidade, ou 150% da velocidade. Se por um lado, pode tornar a jogabilidade mais fácil com metade da velocidade, por outro, a bola lenta pode acarretar em um game over por time out, já que as fases tem limite de tempo de cinco minutos.

LEIAM – Pretty Girls Escape | Estratégia na hora de fugir

Como eu havia dito, dessa vez as roupas das meninas não são alteradas enquanto destruímos os blocos, dessa vez elas são exclusivas do Dressing Room, que traz o Diorama introduzido em Pretty Girls Rivers (ou foi no Four Kings Solitaire?) e a loja, introduzida em Pretty Girls Escape. A cada fase concluída, você ganha uma quantidade de pontos, que podem ser utilizadas para comprar roupas para as meninas, além de cenários para o modo diorama.

No modo Diorama, você pode adicionar quantas meninas couberem, alterar cenário, roupa, expressões faciais e adicionar adesivos (inclusive com mais adesivos do que em Pretty Girls Escape). Sim, isso são coisinhas pequenas, mas que considerando o todo na série Pretty Girls, são boas mudanças. Espero que um dia possam trazer o Naked Mode, ou ao menos traduzirem o jogo para português, já que nos jogos mais recentes (creio que começou no Pretty Girls Escape), foi adicionada uma tradução em espanhol. Se isso foi uma indireta? Não nego nem confirmo.

Reprodução: ZOO Corporation

Agradável aos olhos

É chover no molhado, falar sobre a parte audiovisual na série Pretty Girls, e Pretty Girls Breakout! PLUS não é uma exceção.

Durante o gameplay, obviamente a coisa é simples, com os sprites estando lá pra cumprir seu papel e as garotas bonitas complementam o visual. E não, não falo da balística das meninas, mas toda a questão estética, porque já devo ter dito isso uma vez (e tendo comprado muita coisa certo tempo atrás, tá mais do que confirmado), não é só colocar um gameplay simples e garotinhas bonitas no seu jogo, que ele vai ser automaticamente bom.

E esse é um trunfo da série Pretty Girls em geral, já que não são apenas duas coisas colocadas juntas, mas toda uma identidade visual que vai de menus a músicas. As meninas e cenários, vindas das novels da Norn/Miel são novamente, muito bem feitas, e algumas delas você deve ter visto em outros jogos da própria série Pretty Girls (as meninas do modo Endless você viu no jogo de Poker, que fizemos análise ano passado), e eu posso ou não ter visto alguma das outras meninas em alguma novel da Norn/Miel (na verdade, acho que não vi).

As músicas do jogo, é até chover no molhado falar disso, mas são composições royalty free, que ajudam a ditar o clima da jogatina. Só acho que deviam escolher umas músicas com loop, porque fica estranho quando uma música termina, entra aqueles dois segundos de silêncio, antes de recomeçar tudo. E como de praxe, as falas das meninas são tiradas das novels de origem delas, o que deixa as coisas sem o menor sentido.

Reprodução: ZOO Corporation

Um passo na direção certa

Eu to tentando a cinco minutos tentando pensar em como concluir o texto, mas enfim, vamos lá. Pretty Girls Breakout! PLUS pega a ideia de um jogo que eu não sou bom (Breakout), e com uns toques aqui e ali (modo infinito pra fator replay, novos power-up’s, opções de dificuldade, design de fases mais amigável), torna uma experiência muito mais acessível e agradável, tal qual uma continuação deve fazer.

Já vimos muitos casos onde jogos tiveram continuações pavorosas, mas este aqui não é o caso. Recomendado.


Pretty Girls Breakout! PLUS está disponível para PC, e esta análise foi feita com uma cópia gentilmente fornecida pela Zoo Corporation.