Habroxia 2 | Um dos últimos jogos do PS Vita

Habroxia 2 | Um dos últimos jogos do PS Vita

05/07/2022 0 Por Tony Santos

O PS Vita é um console muito peculiar. Foi uma aposta da SONY em um sucessor do poderoso – e popular PSP – porém, tendo que competir com o crescente mercado mobile de 2011, o console simplesmente não teve força para se manter relevância, e alguns anos depois, a empresa já havia largado o suporte ao mesmo, resolvendo focar seus esforços no PlayStation 4.

Assim, tivemos um portátil muito bem projetado, tendo alguns jogos AAA dignos de um console de mesa, como Killzone e Uncharted, feitos especialmente para o console, mas que no fim de sua vida, ficou relegado a lançamentos indies, e nesse contexto, temos o jogo dessa análise: Habroxia 2.

Créditos: Lillymo Games

Suporte ao Vita

A empresa Lillymo Games, é uma desenvolvedora independente que opera em Ontário no Canadá, e fez alguns jogos de 2018 pra frente, como o próprio Habroxia 1, lançado em 2019.

A empresa é conhecida por dar suporte contínuo ao PS Vita, mesmo após a Sony abandonar seu próprio console. Isso aconteceu até o lançamento de Habroxia 2, o último jogo feito por eles para o console.

Créditos: Lillymo Games

Gameplay

O game flui como em Darius, com progressão horizontal na maior parte do tempo, mas em alguns momentos o jogo muda para progressão vertical como em alguns outros shooters.

Devemos navegar por diversas fases, progredindo de forma não linear, com alguns estágios tendo duas saídas – e dois chefes.

LEIAM – Wonder Boy Collection | Coletânea mas nem tanto

Essa forma de interação com as fases é muito inspirada em Star Fox, com um mapa mostrando os planetas de forma bem similar.

No fim, são 5 rotas, e todas devem ser terminadas antes de enfrentar o chefe final. Tudo isso com estilo de arte pixelado padrão de jogos indies, que aqui servem bem ao jogo, fazendo com que ele seja similar a games feitos para arcade nos anos 90.

Créditos: Lillymo Games

Dois analógicos

O grande diferencial – e o que faz esse jogo ser tão divertido – é que ao invés de termos um botão de tiro, o jogo funciona com dois analógicos – um para controlar a nave e outro para controlar a direção dos tiros.

Assim, o jogador tem mais liberdade para se movimentar sem precisar estar na direção dos inimigos.

Obviamente, a dificuldade é nivelada para isso, com inimigos aparecendo em diversos pontos diferentes da tela e atirando em direções aleatórias, sem aqueles padrões comuns que existem desde Space Invaders ou Galaga.

Créditos: Lillymo Games

Tiros e boost

A variedade do jogo não vem do fato de pegar power-ups durante as fases e na realidade, o game funciona bem diferente.

Aqui, como será abordado mais à frente, temos um sistema de pontuação que serve como o dinheiro do jogo, usado para comprar melhorias para seu tiro, além de upgrades para seus tiros especiais.

O jogador pode levar dois tiros especiais por fase, um que pode ser atirado para frente e outro para trás. Existem mísseis teleguiados, barreiras de defesa, cortes curtos e bombas mais fortes, todos são úteis e vale da preferências do jogador em saber qual se adequa mais ao seu estilo de jogo.

Não bastasse isso tudo, temos um turbo que rasga tudo no caminho, que serve principalmente para escapar de uma área cheia de tiros. E acredite, isso acontece bastante, principalmente mais à frente no game.

Créditos: Lillymo Games

Dificuldade

O único porém do game entre tantas qualidades é a dificuldade inicial, claramente não balanceada para o começo da jornada do jogador.

De início, seu tiro e a nave são muito fracos, e isso pode causar a sensação de que o jogador está indo muito mal. Passar das fases dá pontos que podem ser usados para comprar melhorias, mas morrer nas mesmas dá pouquíssimos pontos.

LEIAM – Os heróis mais legais dos Vídeo Games | Parte 1

A solução para isso não é óbvia: o jogador deve jogar a primeira e segunda fase algumas vezes até acumular pontos suficientes para melhorar o poder e abertura de seu tiro, e aí o jogo começa a fluir como manteiga.

Poucas vezes no game temos essa parede de grinding, e ela só volta a acontecer mesmo lá pelo New Game+, mas ter isso de cara pode tirar o jogador mais desavisado ou que não está tão empenhado em terminar a aventura.

Créditos: Lillymo Games

Conclusão

Habroxia 2 é um joguinho bem interessante e desafiador, e suas mecânicas de tiro, upgrade e modos extras (como boss rush) fazem ele valer o valor que está sendo cobrado nas plataformas em que foi lançado, sendo elas PlayStation Vita, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Nintendo Switch e Steam.

Créditos: Lillymo Games

É uma gema desses consoles e merece sua atenção.

Créditos: Lillymo Games