Autonauts | Automatizando planetas

Autonauts | Automatizando planetas

24/06/2022 0 Por Geovane Sancini

Eu honestamente não sei como começar esse texto aqui. Talvez por ter acabado de almoçar, ou sei lá… Mas enfim, eu não sou lá o especialista em PC games. O que eu quero dizer com PC Games?

Me refiro aqueles jogos de gêneros que claramente foram pensados pra PC, como os RTS’s da vida, ou simuladores de construção ou vida real. RPG’s com 3 milhões de status pra você colocar variantes? Eu fujo deles feito o diabo foge da cruz. Managers? Passo longe, apesar de admirar quem consegue.

O que não quer dizer que eu não aprecie coisas do tipo. Visual novels e Adventures de objetos ocultos são minha praia, me sinto familiar. O que isso tem a ver com o jogo de hoje? Bem, o jogo de hoje foi originalmente projetado como um típico PC game, e saiu primariamente para PC, onde foi até premiado no BAFTA. E agora, em junho de 2022, Autonauts chega aos consoles.

Será que a transição foi suave na nave ou ela tropeça mais que eu tentando jogar basquete? Confira conosco.

Reprodução: Denki, Curve Digital

Colonizando de maneira sustentável

O jogo ele não tem uma história, históóória por assim dizer, o objetivo do jogo é basicamente você estabelecer uma colônia do começo e ir construindo as coisas de maneira sustentável, até transformar aquele pequeno assentamento em uma metrópole. A tarefa em si é dividida em oito partes e cada uma delas vai exigir muito de sua massa cinzenta.

No começo, obviamente, tudo vai ser de maneira simples, mas conforme você evolui, melhores ferramentas estarão a sua disposição para criar seu paraíso… Ou coisa do tipo.

Resumidamente, Autonauts é um jogo para mentes criativas e que de preferência, saibam o que estão fazendo… O que não me inclui em 90% do tempo.

Reprodução: Denki, Curve Digital

Não é tão intuitivo assim

Esse é o meu maior temor quando um jogo tipicamente de PC é transportado para os consoles. Deixar os controles confortáveis, a ponto da experiência do jogo ser mantida na transição. Muitos gêneros demoraram pra fazer isso, jogos de tiro em primeira pessoa em consoles por MUITO tempo, tinham controles desajeitados, até termos o padrão de hoje com os analógicos duplos e tiro nos gatilhos.

Infelizmente, no caso de Autonauts, os controles não são tão intuitivos, e mesmo com o tutorial, fazer as coisas no assentamento acaba sendo uma experiência difícil. O tutorial te explica, como criar seus robôs, suas ferramentas, mas depois que ele te explica o básico do básico, acessar o tutorial para continuar o jogo acaba sendo uma tarefa enfadonha e chata.

LEIAM – Pretty Girls Escape | Estratégia na hora de fugir

Sem contar que novamente, controles não intuitivos até mesmo pra movimentação de câmera/ponteiro do mouse, as vezes os comandos não respondem e mesmo seguindo o tutorial passo a passo, meu robô simplesmente se recusou a fazer o que foi programado.

Porque sim, teoricamente, você cria a programação dos robôs, meio que baseada em visual, coloque o robô pra gravar o que você quer que ele faça, faça passo a passo o que quer, e após alguns comandos, ele irá repetir. Conforme se avança no jogo, robôs com mais memória estarão disponíveis, e com isso, tarefas mais complexas.

No PC, o jogo funciona que é uma maravilha, já que mouse e teclado são ideais pra esse tipo de jogo, e acessar menus é “Plunct, Plact, Zuuum”, basicamente tipo respirar.

No PS4, bem… Tropeçando demais. Eu sei que foram 4 parágrafos falando de um controle não intuitivo, mas foi basicamente o que o jogo conseguiu me passar.

Reprodução: Denki, Curve Digital

Visual isométrico bonitinho e trilha sonora decente

A trilha de Autonauts não vai ganhar nenhum prêmio, ou vai ser lembrada daqui a 10 anos, mas as músicas suaves do jogo não ofendem seus ouvidos. E os gráficos são visualmente agradáveis. Novamente, como os sons, não são algo completamente memorável, mas são bonitinhos e bastante competentes.

As coisas ficam mais bonitas conforme se avança, mas no começo é tudo bem simples. Difícil descrever, mas enfim, é isso.

Reprodução: Denki, Curve Digital

Fiquem com a versão de PC

A versão original de Autonauts, lançada em 2019 no STEAM é superior ao porte de consoles, por conta dos controles desajeitados e tutoriais pouco intuitivos. É um bom jogo no geral, mas não recomendo a compra da versão de console. No PC?

Sem sombra de duvidas, se curte o tipo de jogo que Autonauts oferece, de construir sua própria civilização, ou algo do tipo, vá em frente.


Autonauts está disponível para Playstation 4, Playstation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, e esta análise foi feita com uma cópia de PS4 gentilmente fornecida pela Curve Digital.