Pretty Girls Escape | Estratégia na hora de fugir

Pretty Girls Escape | Estratégia na hora de fugir

14/06/2022 0 Por Geovane Sancini

Eu preciso de um notebook novo. Pra ONTEM. Produzir essas reviews aqui pro site tá cada vez mais difícil, porque cada processo desse meu notebook de 2016 tá cada vez mais lento, jogos levam tempo pra abrir, iniciar o computador é um parto e TODA vez que reinicio o PC, o navegador me desloga de todos os serviços que estou conectado (e-mails, redes sociais) e eu não consigo streamar direito. A situação é lamentável, e eu honestamente não aguento mais. Não sei o que fazer, já que não tenho emprego pra tal.

Mas bem, sem mais reclamações sobre meu computador de merda e as mazelas do meu desemprego. Enfim, uma das minhas críticas na análise de Otoko Cross: Pretty Boys Mahjong Solitaire, é o fato de que fora a temática, o jogo não traz muito de novo, é só mais um jogo de Mahjong Solitaire, e a série Pretty Girls tem um bocado deles, sem contar os outros jogos de Mahjong Solitaire que devem existir no Steam e fora dele. Se eu conheço um pouco a indústria de videogames, sei que se uma fórmula é barata, as pessoas vão copiar em abundância. Não é a toa que você tá cheio de visual novels com renders em 3D atolando o patreon, e algumas delas até chegam ao Steam.

E a série Pretty Girls tem diversificado muito o escopo dos jogos, ao menos os últimos títulos, tivemos Breakout, Rivers, Speed e Four Kings Solitaire, todos jogos com fórmulas diferentes e até mesmo coisas mínimas, como o modo Vestiário tem recebido pequenas mudanças aqui e ali. Pois bem, nesse começo de junho, a ZOO Corporation lançou o mais novo título da série, intitulado Pretty Girls Escape. Confira a nossa análise e saiba como uma escapada pode ser difícil.

Reprodução: Zoo Corporation

Estou com vontade de inventar um roteiro e é isso o que farei

As coisas estão tensas no Hotel Mielle, uma horda de Ugly Bastards está tentando aliciar as meninas a participar de produções de baixo orçamento no entretenimento adulto.

O local está mais cheio do que o estande da Comix na Feira do Livro, apesar de que essa referência não faz mais sentido hoje em dia porque mangás estão caros pra caramba e o material não vale esse valor, mas enfim..

As meninas não querem passar seus dias recebendo mais líquido que uma central de distribuição de água mineral, e cabe a você ajudá-las a fugir, ainda que não faça sentido que a fuga seja através de apagamento de blocos coloridos, mas o que você espera de uma desculpa inventada em dez minutos? Eu sou um escritor, não pai de santo pra operar milagres.

Ah, mas se você é escritor, cadê seus livros?” Na Amazon, obviamente. Eu queria escrever outros, mas estou com um bloqueio criativo. “Há três anos?” Shhhhhhhh.

Reprodução: Zoo Corporation

Apagando blocos de maneira hardcore

O jogo tem dois modos diferentes, mas eles são basicamente a mesma coisa, então não vou perder o meu, ou o seu tempo explicando tais modos, vou explicar como o jogo funciona. Primeiro, uma dica a quem for jogar, a melhor combinação pra se jogar, ou com mouse e teclado ou um joypad, só com mouse ou só com teclado não fica tão confortável ou intuitivo na minha opinião.

Você tem o tabuleiro com diversos blocos coloridos, um cubo com o retrato da menina da vez na parte de cima dos blocos e na parte debaixo do tabuleiro, algumas saídas. Você deve eliminar os blocos em grupos de no mínimo 2, pra fazê-la chegar na parte de baixo do tabuleiro. A princípio é uma tarefa que aparenta ser simples, mas conforme avançamos nas sessenta fases do jogo, obstáculos começam a surgir, o tabuleiro aumenta de tamanho, temos mais de um retrato pra levar até a saída.

LEIAM – Pretty Girls Four Kings Solitaire | Big Brain Game, Small Brain Player

As peças do tabuleiro podem ser movidas de um lado para o outro com os botões de ombro do seu joypad, ou as teclas A e D do teclado, coisa que é essencial em estágios posteriores, devido a obstáculos que aparecem em diversos tipos. Existem os obstáculos estáticos, que não se mexem, mas podem dar certo trabalho pra ser contornados, existem os blocos que podem ser movidos, mas não eliminados, esses são um pé no saco. As caixas de madeira são quebradas e eliminadas eliminando peças ao redor deles. Espetos temos em dois tipos, os com blocos roxos que são estáticos e os com blocos laranjas que podem ser movidos. Tocar eles em qualquer lado é fim de jogo.

Não apenas isso, mas também existem blocos chave que devem ser levados até saídas que estão trancadas com fechadura.

Pretty Girls Escape não é frenético como Pretty Girls Speed ou Pretty Girls Breakout!, mas não é despreocupado como Pretty Girls Klondlike Solitaire ele é um jogo mais cerebral que você precisa pensar as vezes dois, três passos a frente pra conseguir passar de uma fase. E obviamente, as fases vão ficando mais desafiadoras.

Reprodução: Zoo Corporation

Missões que servem pra alguma coisa, e renovação no Modo Vestiário

Uma das coisas que em alguns jogos da série Pretty Girls que não me pegavam, era a questão de fazer estrelas nas fases (como em Pretty Girls Panic!, que você ganha uma estrela inútil ao terminar uma fase sem perder vidas) ou combos, como em Pretty Girls Rivers ou mesmo o Pretty Boys Mahjong Solitaire (tá, esse não foi feito pela Zoo Corporation, mas você entendeu a ideia), porque no fim das contas, terminar as fases me era o suficiente.

Em Pretty Girls Escape, você tem, além de terminar a fase, dois objetivos extras, que são variados, pode ser eliminar quantidade x de peças de tal cor, terminar a fase em x jogadas (mexer as peças de um lado pro outro não conta como jogada) ou em tanto tempo. Terminando os dois objetivos listados, assim como terminar a fase, dá uma bonificação diferente, pontos que podem ser usados na loja do modo vestiário (já vou explicar, calma).

LEIAM –  Análise de The Last Story 

Isso é positivo, já que traz uma boa motivação pra você fazer os objetivos, e até mesmo pra jogar o modo challenge que usualmente seria reservado pra horas de tédio.

O modo vestiário ganhou uma pequena renovação, já que há uma lojinha lá. O que essa lojinha vende? As roupas para as meninas utilizarem no modo vestiário, e os cenários de fundo. O modo diorama, introduzido em Pretty Girls Rivers continua aqui, e além das usuais coisas que temos, podemos colocar adesivinhos nas fotos, que ficam legais pra screenshots, apesar da pouca quantidade.

Sim, eu sei, é uma pequena mudança, considerando tudo, mas acho que no esquema geral, a introdução da loja é bem vinda porque dá uma desculpa pra você se dedicar ao jogo. E uma das conquistas do jogo está relacionada a conseguir todas as roupas, então se quiser aquele 100%, bora trabalhar, amigo.

Reprodução: Zoo Corporation

Típica competência audiovisual da série Pretty Girls

Eu poderia fazer um ctrl+C, ctrl+V sobre a parte gráfica de Pretty Girls Escape, mas enfim. Considerando a questão gráfica do jogo, temos os curvilíneos sprites das meninas, feitas pelo pessoal da Miel/Norn, posso dizer com um orgulho hesitante que não joguei as novels de nenhuma delas (desse jogo). Digo orgulho hesitante porque em noites solitárias eu posso acabar baixando alguma delas sem saber.

Mas aí precisaria que ela não tivesse NTR e Blackmail, porque quero passar longe disso (e o problema é que tem MUITO disso nas novels deles). Os cenários, igualmente competentes, também foram extraídos das novels, e alguns deles são reconhecíveis, devido a compartilhamento de cenários em comum de múltiplas novels. Os gráficos do jogo são simples, o suficiente pra mostrar os objetivos do jogo.

A parte de áudio, novamente, composições Royalty Free que casam ali com os momentos dos cenários, nada necessariamente ruim, ou que vai ficar na sua cabeça, apenas musicas competentes. As vozes, como de costume, removidas das novels e ficando um pouquinho fora de contexto as vezes.

Reprodução: Zoo Corporation

Qual será a próxima variante da série Pretty Girls?

A cada título diferente da série Pretty Girls, fica a pergunta, qual será a próxima variante? Espero que não repitam variantes anteriores, e tragam algo diferente (e se for repetir, talvez um novo PG Panic, ao menos eu gosto de voltar pra ele).

Pretty Girls Escape é um jogo divertido e cerebral, já que você vai ter que pensar com a cabeça de cima, se quiser ver conteúdo que anima a cabeça de baixo. Mostra que apesar da simplicidade, a série Pretty Girls pode manter o vigor, trazendo variedade de gameplay entre seus títulos e não só um click bait barato como muito que temos na parte de baixo dos preços do Steam.

Pretty Girls Escape está disponível para PC, e esta análise foi feita com uma cópia gentilmente fornecida pela Zoo Corporation.


Pretty Girls Escape está disponível para PC, e esta análise foi feita com uma cópia gentilmente fornecida pela Zoo Corporation.