Otoko Cross: Pretty Boys Mahjong Solitaire | Mahjong e Cross dressing

Otoko Cross: Pretty Boys Mahjong Solitaire | Mahjong e Cross dressing

04/06/2022 0 Por Geovane Sancini

Eu não sei como abrir esse texto, sei que deveria falar um pouco sobre a subcultura do otokonoko (algo como filha homem ou garota homem), que ela tem raízes nos atores onnagata do Teatro Kabuki, atores esses aliás que tem que fazer um puta treinamento de maquiagem, atuação e movimentação feminina do Kabuki para as peças.

Mas enfim, basicamente, a cultura otokonoko tem muito a ver com a questão do crossdressing, no caso, homens se vestindo e maquiando para parecerem mulheres. A cultura otokonoko começou lá nos anos 2000, nos primórdios da internet moderna e se fortaleceu no fim daquela década, sua influencia aparecendo em animes e alguns jogos, muitas vezes em situações românticas ou eróticas.

E para trazer um pouco mais dessa cultura aos jogos, a publisher Eastasiasoft criou sua primeira ip original, Otoko Cross, e graças a expertise em portar os jogos da ZOO Corporation, desenvolveu o primeiro jogo da linha Otoko Cross em Otoko Cross: Pretty Boys Mahjong Solitaire, que saiu agora na segunda metade de Maio no Steam. Vamos ver se ele vale o seu tempo e dinheiro?

Otoko Cross

Reprodução: eastasiasoft

A história dos Rapazotes crossdressers, em um formato já conhecido

Assim como os jogos da série Pretty Girls, Otoko Cross: Pretty Boys Mahjong Solitaire não tem uma história em si, mas por incrível que pareça, o jogo oferece um background para os cinco rapazes estarem no Japão, o que é algo, especialmente se considerarmos que ao contrário das meninas da série Pretty Girls, que são retiradas de visual novels da Norn/Miel (que são parte da ZOO Corporation), os rapazes e seus sprites foram criados do zero.

E entendo que vocês não saibam jogar Mahjong, eu também não, então fiquem tranquilos, que apesar do nome do jogo conter mahjong em si, ele não tem tanto a ver com o pôquer chinês (Mahjong é chinês, né?).

O jogo funciona como um jogo de Mahjong Solitaire comum, você tem um tabuleiro com as peças de mahjong, divididas em camadas e você precisa remover essas peças em pares. Só que o progresso requer estratégia, tendo que saber que peças tirar pra não ficar sem peças.

LEIAM – Pretty Girls Four Kings Solitaire | Big Brain Game, Small Brain Player

Para os menos afortunados, o jogo possui um modo “fácil”, que não muda nada na jogabilidade, mas oferece 3 dicas das peças que podem ser removidas e 3 embaralhamentos das peças, mas o custo é que você não ganha pontos nas fases, para a leaderboard. Mas é uma concessão fácil de se fazer, o jogo não fica mais fácil, mas você tem mais chance de terminar as fases.

O jogo possui sessenta tabuleiros divididos pelos cinco personagens, cada personagem tem 4 etapas divididas essas em 3 estágios, sendo que no terceiro estágio, a roupa do personagem muda. Para liberar o quinto personagem, deve-se terminar os outros quatro.

Para os mais assanhadinhos e fãs de femboys, ao terminar os 60 tabuleiros, você libera o modo Naked, onde na terceira etapa de cada roupa do personagem, ao invés da roupa, o personagem ficará do jeito que veio ao mundo.

Otoko Cross

Reprodução: Eastasiasoft

Competente, mas as vozes…

No departamento audiovisual, bem, primeiro notar aqui que as vozes dos rapazes… Não sei, mas ocidentais falando japonês com aquele sotaque forte não me soou muito bom. Ainda que boa parte das tonalidades seja boa, o sotaque forte não ajuda.

Graficamente, é o que você espera de um jogo da linha Pretty Girls (apesar de Otoko Cross: Pretty Boys Mahjong Solitaire não ser um, você entendeu meu ponto), sprites originais bem feitos, bons cenários e uma apresentação decente, não muito do que reclamar.

A trilha sonora é composta de musicas royalty free, mas são ao menos musicas que combinam com os cenários e temática das etapas, nada soa fora do lugar.

Reprodução: Eastasiasoft

É mais do mesmo, tudo depende da sua apreciação da temática do jogo

A temática do jogo é provavelmente o que mais chama a atenção em Otoko Cross: Pretty Boys Mahjong Solitaire, porque de resto, apesar de não ser um título ruim, ele acaba sendo similar aos demais jogos de Mahjong Solitaire da série Pretty Girls. Mas seria mais interessante ver esses personagens em outros tipos de jogo.

Otoko Cross: Pretty Boys Mahjong Solitaire está disponível para PC, e com o lançamento para consoles previsto ainda para esse ano.