Ghost Sweeper | Não, não tem a ver com o anime

Ghost Sweeper | Não, não tem a ver com o anime

25/05/2022 0 Por Geovane Sancini

Você lembra de Solomon’s Key? O clássico arcade da Tecmo, que teve versão pra NES, e umas outras plataformas, e até serviu de base pra um jogo de Monster Rancher no GBC? Era um jogo de puzzle com elementos de ação, no qual tinhamos que chegar ao fim da tela após pegar uma chave pro fim da fase?

Se você não lembra, sem problema, mas é um jogo divertido. Com tantas fórmulas de sucesso dos arcades sendo copiadas em tempos modernos, não é estranho que algum dia, alguém iria fazer um jogo na pegada de Solomon’s Key. E foi assim que a produtora 7Raven Studios concebeu o jogo Ghost Sweeper, que após ter chegado nos PC’s anos atrás, chegou aos consoles há pouco tempo.

Será que ele consegue entregar uma experiência divertida como o arcade da Tecmo, ou desaponta como tantos clones de franquias famosas? Descubra conosco.

Reprodução: 7Raven Studios

VAMOS DETER O MAAAAAAAL!

Depois de muitos séculos, o lorde das trevas é ressuscitado de suas cinzas, voltando ao seu castelo… e amaldiçoando as terras ao redor!!

Agora, muitos fantasmas e mortos-vivos vagam livremente assombrando todos os lugares, dando às pessoas apenas uma opção, escapar!

Mas quando as esperanças parecem desvanecer-se… geralmente os heróis aparecem! Os “Ghost Sweepers” estão aqui! Pronto para expulsar alguns monstros desajeitados!

Roteiro nada original, eu sei, mas como todos sabemos, mesmo jogos com roteiros genéricos e até mesmo roteiros bosta podem ser salvos por uma boa jogabilidade e gráficos decentes, então a esse quesito, podemos até dar aos desenvolvedores, o benefício da dúvida.

Reprodução: 7Raven Studios

Frustrante e desbalanceado até dizer chega, ah sim, era originalmente um jogo de celular

As imagens desta análise não me deixam mentir, originalmente, Ghost Sweeper era um jogo lançado para celulares, a estrutura de menus, questão das estrelas após a fase, isso tudo grita: JOGO MOBILE. Sim, existem jogos mobile que tem estrutura similar e mesmo gráficos, equivalente a jogos de console, mas esse não é o caso de Ghost Sweeper.

Mas bem, a jogabilidade de Ghost Sweeper pega muito emprestado de sua inspiração, Solomon’s Key, você pode construir blocos para pular, e pode remover esses blocos da mesma maneira, usá-los para se defender de projéteis inimigos ou prender inimigos, impossibilitando-os de atacá-lo.

Para terminar uma fase, é necessário coletar uma chave prateada e ir até a porta, mas qualquer inimigo pode te matar com um toque, e os diversos tipos de inimigo te impedirão de maneiras diferentes.

Existem dois personagens jogáveis, que os chamarei de Balde e Chapéu, e a diferença entre eles é que Balde tem uma arma que suga fantasmas, enquanto que Chapéu tem uma arma pra atirar. Só que para usar essas armas, é preciso encontrar poções nas fases. E olha, pararam pra pensar que essa parte de design visual não faz sentido? Pois é.

Falando em design, o design de fases desse jogo é uma desgraça de frustrante. O jogo não possui uma curva de dificuldade ascendente em termos de design. Sim, conforme passamos dos mundos, novos inimigos são introduzidos, mas ainda assim, você tem fases difíceis sendo seguidas de fases exageradamente fáceis.

Ainda que os obstáculos sejam previsíveis, o design ruim deixa tudo muito claustrofóbico pra evitar os inimigos, as hitboxes não são das melhores, tem momentos que você morre e pode jurar que não tocou nos inimigos, e me parece que teve horas que os desenvolvedores simplesmente pararam de ligar, já que para conseguir a platina, nem é necessário terminar o jogo. Nesses dias que passei jogando o jogo, não foi incomum eu largar o mesmo frustrado após uma seção de mortes que seriam naturalmente evitáveis com um bom level design.

Reprodução: 7Raven Studios

Visual e sons sem inspíração

As screenshots deixam na cara que Ghost Sweeper é um jogo de celular, e os gráficos são extremanente medianos, e estou sendo bonzinho. Não há inspiração no design de personagens, e os fundos das fases são bem esquecíveis. O jogo (graficamente) tem uma aura de jogo da primeira metade da década de 2010, quando os celulares estavam ainda começando a engatinhar rumo as máquinas que temos hoje em dia.

Sonoramente, bem, os sons são irritantes e você é capaz de esquecer que Ghost Sweeper tem musicas. Eu queria muito escrever algo a mais aqui, mas é impossível.

Reprodução: 7Raven Studios

Fique com Solomon’s Key, essa é minha dica

Ghost Sweeper tenta copiar Solomon’s Key, mas sem o charme ou competência de um jogo de mais de 30 anos atrás. Ainda que ele não seja absolutamente terrível, não tem nada que chame a sua atenção. Fique com o original, e se quiser algo com o nome Ghost Sweeper, o anime Ghost Sweeper Mikami tem um jogo de Super Famicom/SNES chamado Ghost Sweeper Mikami: Joreishi wa Nice Body que é bem divertido.

E nem dá pra jogar o Ghost Sweeper de Android legalmente, já que ele não está mais disponível no Google Play, e o nome Ghost Sweeper leva a outro título não relacionado, então é…

Ghost Sweeper está disponível para PC, Nintendo Switch, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One e Xbox Series X|S e esta análise foi feita com uma cópia de PS4, fornecida pela 7Raven Studios.