Dandy & Randy DX | Não consigo pensar num subtítulo

Dandy & Randy DX | Não consigo pensar num subtítulo

03/05/2022 0 Por Geovane Sancini

É de conhecimento geral que alguns dos elementos de puzzle de Goof Troop, do SNES, influenciaram parte de Resident Evil, como já foi dito pelo próprio Mikami. E, aqui no Arquivos do Woo, analisamos no ano passado, o puzzle-platformer Dreaming Sarah, do Asteristic Game Studio, que tem uns toques de horror.

Dito isso, logo, a evolução natural de Dreaming Sarah, seria um jogo a la Goof Troop, certo? E foi assim que André “Yin” Chagas Silva concebeu o jogo que faremos a análise, Dandy & Randy DX… Ou não, já que como todos os meus dezessete leitores sabem, eu gosto de abrir meus textos falando aleatoriedades, reclamando ou tirando fatos do meu orifício retal.

Enfim, o fato é que com o auxílio da Ratalaika Games, Dandy & Randy DX chegou simultaneamente ao PC e aos consoles, e agora confira se ele vale o seu suado dinheirinho ou não. Chega mais!

Reprodução: Asteristic Game Studio, Ratalaika Games

Em busca da Pedra Celestial

A Pedra Celestial é um misterioso cristal que dizem poder garantir riquezas a quem o possuir. Ao menos é o que diz um folheto coletado por Dandy Pato. E isso leva a ele, e seu melhor amigo, Randy Coelho a partirem atrás da pedra, que está localizada na Ilha do Sol.

Por quê eles dois querem essa pedra, você me pergunta? Simples, os dois arqueólogos estão mais endividados que clube de futebol brasileiro, a beira da falência por causa do altos juros do Banco Tall, e uma graninha extra viria a calhar pra pagar essas contas.

Mas esses dois amigos antropomórficos não são os únicos endividados pelo Banco Tall, já que um outro grupo, os Piratas Casca-grossa estão na ilha atrás do mesmo tesouro, e eles vão tentar tirar todos de seu caminho.

Uma das coisas que me dei conta sobre o jogo, é que o Banco Tall pode ser uma referência a um certo banco que não vou citar o nome, mas suas cores chave são laranja e azul. Isso é só uma suposição minha, posso estar errado, como posso estar certo.

Reprodução: Asteristic Game Studio, Ratalaika Games

A versão Dark Souls de Goof Troop… Ou quase isso.

Sim, eu sei que a internet está cansada das pessoas falarem Dark Souls disso, Dark Souls daquilo, só pra definir a dificuldade de um jogo.

A verdade é que todas as vezes que usei, era basicamente pra tirar sarro do que os jornaleiros de jogos gringos usam. Mas enfim, Dandy & Randy nem é tão difícil assim, mas tem um fator no mesmo que trouxe a minha comparação satírica: Quando você morre, não há um checkpoint sequer na fase, você é mandado de volta para o início.

O progresso de chaves é salvo, assim como o power-ups da fase, mas é necessário ir do começo até o ponto em que você estava para continuar. Não sei se no modo cooperativo você pode continuar simplesmente apertando x pra voltar a partida ao morrer, mas creio que sim.

O jogo é um puzzle de ação em 2D, bem no estilo Goof Troop, ou seja, a visão aérea e tudo mais. Os inimigos podem ser derrotados com ataques de itens arremessáveis apenas, ou paralisados com o bumerangue, power-up adquirido na primeira fase. E basicamente, o que você faz é coletar chaves e resolver puzzles até chegar nos chefes das seis fases. O que coloca Dandy & Randy na mesma categoria que Doom, já que em Doom, você mata inimigo, resolve (às vezes) puzzles e coleta chaves e power-up’s até o fim das fases.

LEIAM – Metal Tales: Overkill | O rogue-like para os metaleiros

Assim como em Goof Troop, os power-up’s tem funções específicas no jogo, com a pá sendo usada pra cavar (não diga, gênio) e encontrar dinheiro. Não é necessário sair cavando em todos os pontos do cenário, já que os pontos onde há grana escondida, são meio que indicados no cenário por alguma característica.

O bumerangue paralisa inimigos, pega itens distantes e ativa gatilhos, sejam de certos puzzles ou abrir certas portas. O martelo quebra pedras, que podem conter itens ou botões para a resolução de puzzle. O gancho permite que você atravesse trechos perigosos do pântano e a bota aumenta a sua velocidade (essencial para um certo “puzzle” que não é puzzle em si).

Reprodução: Asteristic Game Studio, Ratalaika Games

Os Power-Ups

Esses power-ups, com exceção da pá, são adquiridos nas primeiras quatro fases e são usualmente ligados as batalhas contra os chefes e nos gimmicks das próprias fases. E falando em fases, o jogo é curto, possui seis fases, mas possui certo valor replay, pois sempre há a possibilidade de jogar numa dificuldade mais alta.

O jogo possui a dificuldade treinamento (que dá ao jogador energia infinita), normal e difícil. A primeira diferença entre Normal e Difícil é o número de pontos de vida que o jogador começa, quatro no Normal e Três no Difícil. Pontos extras de vida podem ser comprados com o dinheiro que se adquire nas fases, mas para isso, vai ter que grindar grana, porque os pontos extras custam bastante.

O jogo possui três batalhas contra subchefes, na primeira, quarta e sexta fases, e uma batalha contra um chefão no final de cada fase. Não são lutas particularmente difíceis, já que elas consistem em decorar o padrão de ataque dos chefes e arremessar algum objeto nele.

Claro, a princípio pode gerar dificuldades, por conta de muitos fatores, como a falta de checkpoints, que significa que uma morte no chefe significa refazer a fase toda… Ou quase isso, já que conforme coletamos as chaves, é possível pegar atalhos pelas portas que já passamos, mas ainda é chato ter de refazer tudo.

LEIAM – Pitfall completou 40 anos!

Dandy & Randy DX é divertido, mas no estado em que se encontra, ainda precisa de uns consertos. Na penúltima fase, após morrer pro chefe, os quebra-cabeças são resetados, o que significa que se você pegar o atalho, a porta de um certo quebra-cabeça vai estar fechada e basicamente se você derrotar o chefe, você estará impedido de fazer o caminho de volta. Ou seja, para passar de fase, você tem que fazer a fase novamente desde o começo, para resolver aquele quebra-cabeça em si, não morrer pro chefe e fazer o caminho de volta, como pretendido.

E também é possível dar softlock nas batalhas contra chefes, não sei exatamente as condições, mas aconteceu, de eu estar segurando um item, tomar um dano, perder esse item e o personagem ficar preso na animação de segurar o item, impossibilitado de pegar ou arremessar qualquer coisa. Esse softlock só é possível de acontecer na dificuldade de treinamento, devido a energia infinita. Nas outras dificuldades, basta tomar dano até morrer.

Dandy & Randy DX

Reprodução: Asteristic Game Studio, Ratalaika Games

Belíssimos gráficos e trilha fantabulosa

A trilha de Dandy & Randy, composta por Mark Sparling (A Short Hike, Shantae and the Seven Sirens) é maravilhosa. Cada música passa uma sensação de vibrância (essa palavra existe?) exigida pelas fases do jogo, você vai ficar certamente balançando a cabeça por todas as fases, devido a qualidade das musicas… Ou não, já que balançar a cabeça enquanto se joga pode atrapalhar a sua concentração, mas você entendeu meu ponto.

E graficamente, o jogo não deixa barato (apesar dele ser relativamente barato), com cenários bonitos e bem detalhados, além de variados. O jogo também passa uma sensação boa de conexão entre os mesmos, já que em um ponto da primeira fase, é possível enxergar parte da segunda fase. Esse tipo de atenção aos detalhes pode passar despercebido, mas é sempre bom quando aparece.

LEIAM – Phantasy Star Generation: 1 (PlayStation 2) | Análise

O ponto “baixo” do jogo fica pra baixa variedade de inimigos, já que não são tantos assim. E apesar dos sprites dos personagens serem relativamente pequenos, ainda assim possuem detalhes o suficiente para serem distinguíveis, e mais, cada um dos personagens jogáveis altera a cor da barra de vida. Novamente, atenção aos detalhezinhos. Se os personagens jogáveis são pequenos, o mesmo não pode se dizer dos chefes, que compensam no outro lado da escala. Não chegam a ser chefes que ocupam a tela toda, mas eles são enormes ainda assim.

Por fim, destaco a pixel art excelente utilizada tanto nas cenas de abertura do jogo, quanto no encerramento do mesmo. E infelizmente esse parágrafo ficou curto, então vou digitar algumas palavras aleatórias até ele ficar com três linhas, e assim, ver se consigo enganar o Diogo. Funcionou. Ops, quatro linhas. (Não, você não me enganou. Será forçado a zerar Last of Us infinitas vezes em forma de punição)

Dandy & Randy DX

Reprodução: Asteristic Game Studio, Ratalaika Games

Uma boa pedida pros fãs de Goof Troop

Considerando que Dandy & Randy DX é o trabalho de uma pessoa só (com exceção das músicas), o jogo é melhor que o esperado.

Claro, ele contém as falhas que mencionei na análise, mas ainda assim, o jogo é muito bom. Um pouquinho difícil pela falta de checkpoints? Sim, mas vale a pena tê-lo em sua biblioteca, especialmente se você tem um filho/sobrinho ou namorada que curte videogames, e quer algo pra jogar cooperativo local.

A platina dele não é tão difícil (mas não algo que se consiga de cara) e se você curtiu Goof Troop no SNES, vai se sentir em casa.

Dandy & Randy DX está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X/S, e a análise foi feita com base na versão de PS4.


Essa análise foi feita com uma cópia digital de PlayStation 4 gentilmente cedida pela Ratalaika Games.