TAITO Milestones | Análise

TAITO Milestones | Análise

18/04/2022 0 Por Victor Nerd Profeta

Fala galera! Victor do Nerd Profeta aqui na área falando de uma collection que saiu recentemente no console hibrido da Nintendo, o Nintendo Switch!

Chega junto e vamos falar sobre a TAITO Milestone!

Reprodução/ INIM GAMES – TAITO

Reproduza os clássicos onde tudo começou!

O legado arcade da TAITO começou no início da década de 1970, mas alcançou o seu auge nos anos 80. Tem agora a oportunidade de jogar estes clássicos marcantes que abriram o caminho para as décadas de domínio da arcada da Taito que se seguiram.

Dez jogos, cada um representando um avanço específico no desenvolvimento e na história do jogo, abrangendo uma variedade de géneros. Plataforma, desporto, tiro ao alvo, puzzle e muito mais. E agora estes 10 clássicos estarão disponíveis pela primeira vez como uma coleção em consoles modernas.

Mergulhe na história dos jogos e reviva os clássicos que ajudaram a moldá-la.

TAITO MIlestone

Reprodução/ INIM GAMES – TAITO

Os jogos disponíveis nessa coletânea

  • QIX, 1981, Puzzle. Desenhe linhas como o “Marcador” e capture áreas circundando-as! Cuidado com os inimigos enquanto se movem!
  • SPACE SEEKER, 1981, Tiro. Verifique o ecrã do mapa para se aproximar firmemente dos inimigos, intercepte a força aérea estrategicamente, e ataque a fortaleza móvel.
  • ALPINE SKI, 1982, Desporto. Entre no mundo da neve e participe em três competições: Esqui alpino, slalom e salto de esqui.
  • FRONT LINE, 1982, Correr e atirar. Avançar para o campo inimigo como um soldado. Também poderá pilotar tanque e artilharia.
  • WILD WESTERN, 1982, Tiro. Derrote os bandos que atacam de todas as direções com o seu fuzil.
  • Chack’n Pop, 1983, Platforma. Esse me lembrou um pouco o Super Mario Bros. 2 (NES) por conta dos cenários, mas é uma pegada bem diferente, entretanto, tão desafiador como o jogo do bigodudo.
  •  ELEVATOR ACTION, 1983, Ação. Infiltre um edifício como espião numa missão a solo, obtenha todos os documentos secretos e fuja.
  • The FairyLand Story, 1985, Plataforma. Falando em Mario, esse aqui lembra também me lembrou game do bigodudo, mas os Mario Bros. de arcade.
  • HALLEY’S COMET, 1986, o famoso ‘jogo de navinha’. Sinceramente acho que estou velho demais para esse estilo de tiros e inimigos por todo o lado hahaha!
  • THE NINJA WARRIORS, 1987, Ação. Sem dúvidas, o melhor gamer da coletânea, bem desafiador, como a maioria dos games da coletânea e típico dos games de arcade da época, pra fazer você perder grana com fichas mesmo!

A collection tem um hub inicial, padrão dessas coletâneas onde você pode escolher qual game jogar clicando na capa e depois retornando ao hub como se fosse uma loja de fliperama.

LEIAM – 5 Motivos para você comprar um Nintendo Switch

Não há uma sessão especial como uma galeria de fotos ou informações, como em algumas collections disponíveis no mercado.

O game mais chamativo é The Ninja Warriors, seguro dizer a maior franquia presente na coletânea.

TAITO MIlestone

Reprodução/ INIM GAMES – TAITO

JOGABILIDADE

Em TAITO Milestones a jogabilidade é ok, sem nenhuma surpresa. Os games por serem clássicos de arcade, é notório ter alguma movimentação que possa parecer ser lento ou “duro” o personagem, como o já falado The Ninja Warriors. Algo normal para a época, muitas das vezes que a dificuldade digna dos arcades que faziam você perder moedas!
Os jogos parecem ser um intermediário entre Atari e NES (Geração 8 bits).

Eles têm aquela vibe de Fliperama Antigo/Atari, mas tem uma gameplay, trilha e gráficos primeiro ano do NES. Exceção The Ninja Warriors que tem mais cara de Era 16 bits (Super Nintendo/Sega Genesis), sendo assim o mais visualmente atrativo.

Reprodução/ INIM GAMES – TAITO

CONCLUSÃO PROFÉTICA

Em suma, TAITO Milestones é uma boa collection em si, mas pouco apelativa para os gamers novatos e mesmo para os mais experientes.

Os games da coletânea já estão disponíveis a tempos para compra individual digital no Arcade Archives. Claro que, a coletânea em si é válida pelo preço que sairá bem mais barata do que comprar cada game um por um pelo Arcade Archives do Nintendo Switch. TAITO Milestone está a 199,99 na eShop brasileira do Nintendo Switch.

PONTOS POSITIVOS:
-Boa emulação
-Revive a sensação e dificuldade da era dos fliperamas
-Custo benefício da compra
-Vastas opções de configurações

PONTOS  NEGATIVOS:
-Preço salgado pela eShop BR do Switch
-Sem conteúdo extra

__________________
TAITO Milestone está disponível para Nintendo Switch e esta análise foi feita com uma cópia do game gentilmente cedida pela ININ Games.