Mokoko X | Mokoko ou a morte?

Mokoko X | Mokoko ou a morte?

11/04/2022 0 Por Geovane Sancini

Dois homens vítimas de um naufrágio, foram parar numa ilha estranha. Famintos e cansados, eles perambularam por dias, até que um dia, foram encontrados por uma tribo. Essa tribo estava armada até os dentes com lanças e flechas, e os levou para a aldeia, para serem julgados por invadirem o território sagrado da tribo.

“Vocês tem duas opções” disse o chefe. “Ako-Ako ou a morte!”

O primeiro deles, pensou, pensou e não querendo morrer, respondeu que preferia Ako-Ako, seja lá o que aquilo fosse. Então, um dos membros da tribo, particularmente alto, agarrou o sujeito e o levou para uma cabana, onde ele basicamente, sem meios termos, comeu o cu do cara muitas vezes.

“Seu amigo teve o espírito perdoado por nossos ancestrais, ele pode viver, e você, o que escolhe?” O chefe perguntou ao segundo homem, que estava assustado com os gritos e com o tamanho daquele cara lá.

E então, depois de ponderar sobre o destino do amigo, ele disse: “Eu prefiro a morte!

A tribo ficou em silêncio, chocada. Até que o chefe disse: “Muito bem… MORTE POR AKO-AKO!

Você deve estar se perguntando o que diabos essa piada tem a ver com a análise do jogo de hoje, e eu respondo… Parcialmente. Enfim, a desenvolvedora NAISU Games tem um portfólio de jogos ultra simples, a maioria focando em quebra-cabeças.

E, com a ajuda dos financiadores no Kickstarter, chega o que talvez seja o maior jogo deles? Talvez. Enfim, chegou ao PC e aos consoles, o jogo Mokoko X, que é uma versão melhorada de Mokoko, um antigo lançamento deles de 2020.

Confira a nossa análise.

Mokoko X

Reprodução/ NAISU Games

Salve e conquiste as garotas

Você é um sujeito normal, que por acaso encontra com oito garotas extremamente azaradas que são atacadas por criaturas bizarras.

Para ter acesso ao país das maravilhas das garotas, você precisa acabar com essas criaturas, não importando que tipo de azar as afligiu antes de serem o que são, ou se elas são malignas por si só.

LEIAM – Pretty Girls Panic! | QiX com as waifus na praia

Além dessa trama básica, que é contada de maneira simples (em especial a história dos chefes de cada etapa), há uma outra trama paralela, contada antes de selecionarmos cada garota… E que trama é essa, você pergunta? Bem, a trama explica o que é Mokoko, numa série de cenas dramáticas.

A resposta? Manja a piada que abriu esse texto? É exatamente ela, e eu não tô brincando, é literalmente isso que Mokoko significa.

Aproveitar aqui e dizer que o jogo possui legendas em português, embora existam certas falhas, desde erros de digitação que não foram revisados, a menus que não tiveram tradução.

Reprodução/ NAISU Games

Você já viu esse jogo antes

Mokoko X bebe da fonte de jogos como QIX e Gals Panic, e inclusive tivemos aqui uma análise de Pretty Girls Panic!, e o jogo é bastante similar a esses.

Enfim, o jogo funciona como Qix, você precisa preencher a tela com formas geométricas enquanto evita inimigos. Temos um quadrado como a área de jogo, e você pode ir nas quatro direções, sendo que precisa evitar os inimigos, e evitar que os inimigos atinjam sua linha.

Se a área que você preencheu tinha algum inimigo, você o destruirá, tornando a fase um pouco mais fácil. Existem power-ups que vão lhe ajudar na jogatina, seja recuperando um pouco da sua vida, ou parando o tempo.

Mokoko X tem um sistema de escudo, que diferencia ele de jogos similares, no caso, alguns inimigos tem habilidades passivas que vão te afetar se seu escudo estiver vazio e tirar sua vida, mas se você tiver escudo, essas habilidades passivas não lhes afetam.

LEIAM – Os rostos escondidos na capa de Super Monaco GP

As fases começam simples, mas ao longo das fases, a variedade de inimigos vai aumentando, tornando a jornada mais desafiante. Cada um dos 24 chefes possui padrões de ataque próprios, e na quarta fase de cada garota, você enfrenta os 3 ao mesmo tempo, sendo mais desafiante.

O jogo, apesar da mecânica simples tem alguns toques de personalidade próprios, como a fase onde você enfrenta o jogador de “totalmente não-starcraft” onde “lags” ocorrem propositalmente, ou a fase onde você enfrenta um png de um personagem de um jogo (fictício) de celular, e na fase tem um banner falso de propaganda do próprio Mokoko X. São pequenos toques assim que podem transformar um jogo mediano em uma boa experiência.

Além do Modo história, onde conhecemos as meninas, seus problemas e os inimigos, existe um modo Arcade, que é desbloqueado ao fim do modo história, que é basicamente as 32 fases em sequência, pra quem quiser um desafio mais alto. E todas as fases possuem 3 dificuldades, tanto no modo história quanto arcade.

Mokoko X

Reprodução/ NAISU Games

Moças curvilíneas, e músicas OK, eu acho

Sim, a principal razão de muitos de vocês comprarem o jogo (além da jogabilidade viciante, eu pelo menos adoro o estilo de QIX, dos mini games de aulas do Bully, o de fotografia – que era clone de QIX – é meu favorito) são as moças do jogo, e bem, elas não desapontam. Tá certo que elas não são as da série Pretty Girls, mas elas são charmosas igualmente.

A versão de PC tem um DLC gratuito (indisponível quando comecei a jogar o jogo, disponível na data de lançamento que deixa as meninas do jeito que elas viram ao mundo, assim como havia no Mokoko original. Os cenários que aparecem… São passáveis, o fato é que ao contrário do Pretty Girls Panic!, onde você via o cenário inteiro, aqui tem as huds e tudo mais.

E as músicas, apesar de não serem ruins, não vão grudar na sua cabeça, são decentes pro que é proposto, mas nada demais. E o jogo possui dublagem, tanto em japonês, quanto em inglês. E ao contrário das falas da série Pretty Girls, que são tiradas das visual novels das personagens, aqui elas fazem sentido no jogo.

Uma boa diversão casual

Mokoko X é um jogo competente. Pode não ser o mais original, mas o que executa, executa bem. Claro, que usar o roteiro pra contar uma piada é um tanto imbecil, mas quem sou eu pra reclamar disso? O maior problema do jogo, talvez seja a tradução que necessita de uma revisão pra limpar os erros de digitação. Recomendo, se curte QIX e jogos do estilo.

Mokoko X está disponível para PC e Nintendo Switch, com a versão para Xbox One saindo no dia 22 de Abril.


Esta análise foi feita na versão PC com uma cópia digital do game gentilmente cedida pela  Naisu Games.