Glam’s Incredible Run: Escape from Dukha | Dukha fica antes ou depois de Sepetiba?

Glam’s Incredible Run: Escape from Dukha | Dukha fica antes ou depois de Sepetiba?

11/04/2022 0 Por Geovane Sancini

No comecinho desse mês de abril, saiu a demo do shooter baseado em Dragon Maid. Sim, Dragon Maid tem um bullet hell baseado no jogo, que saiu agora no fim de Março, mas só lá no Japão. Felizmente o jogo tem em inglês (mesmo se você comprar na PSN/eShop japonesa) e a Aksys Games confirmou o lançamento ocidental pro inverno brasileiro. Eu testei a demo, e me parece ser um bullet hell decente, só que eu ainda não consegui determinar onde fica a hitbox das meninas.

A demo tem uma fase, e o sistema de tag que tem (alternando entre a Tohru, a Kanna e a Elma) me lembra um pouco Cotton Boomerang (aguarde em breve matéria sobre a série Cotton, em preparação pra Cotton Fantasy), as três meninas tem estilo de tiro diferente e enquanto estão em stand-by, recuperam um pouco do life, essencial pra passar pelas barreiras de tiro.

LEIAM – Super Nanaru | Mamãe, no céu tem pão? Não, uma demônia roubou

Mas bem, sem mais delongas, vamos ao que interessa: No ano passado, a desenvolvedora Three Legged Egg lançou no Steam o jogo Glam, um platformer de precisão ultra difícil. E agora, em Abril de 2022, a Red Art Games lança o jogo para PS4 e Xbox One, sob o título: Glam’s Incredible Run: Escape from Dukha.

Será que o jogo vale a pena seu tempo? Confira conosco.

Reprodução/ Red Art Games

Vamos resgatar Mamãe, que foi presa pela bruxa

No papel de Glam, uma menina que parece ter saída de um vídeo de aeróbica dos anos 80, precisamos resgatar nossa mãe, que está presa no reino de Caterina. Uma bruxa maligna a prendeu para evitar que Glam e sua mãe unissem seus poderes…

Mas que poderes são esses? O de conjurar um balde de McFlurry? O de conseguir 90% de desconto em toda loja que entra? O de conseguir ler 3 livros de 300 páginas em um dia só? Não se sabe, nada foi dito sobre esses poderes e nada mais é dito no jogo… Eu acho.

LEIAM – Melhores dos 10s: The Legend of Zelda: Breath of the Wild

A página do Steam não diz nada, tampouco a página na loja da Red Art Games, cujo texto foi copiado do Steam.

No geral, não importa tanto, e eu só queria fazer graça com algo. Se funcionou ou não, sei lá. Parece que estou digitando essas palavras só pra alongar um texto ou algo do tipo.

Reprodução/ Red Art Games

Se exige precisão de mim, jogo, espero precisão vinda de você

Vamos falar sobre os positivos num geral. A sensação de passar de um trecho difícil é bem bacana, mas acho que isso é algo inerente a jogos difíceis, como Super Meat Boy, Celeste ou qualquer souls-like. E a estrutura do jogo, de fases curtas, com coletáveis extras que fogem da rota mais rápida, é sempre bem vinda. Mas até aí, isso também já foi feito em jogos como League of Evil e a romhack celeste.smc (que é uma romhack de Super Mario World com as mecânicas de Celeste).

Ou seja, as melhores coisas do jogo, são coisas que jogos mais competentes também possuem, então vamos ao resto.

Primeiro, o design de fases não é nada que não tenhamos visto em outros jogos difíceis. As fases começam simples, e conforme vamos avançando, novos gimmicks vão sendo adicionados, temos a utilização de 3 botões, um pra pulo, um pro grappling hook, que a Glam utiliza dos cabelos, e um para agarrar certas paredes.

Com wall jumps a sua disposição, mais os gimmicks apresentados, o jogo tinha tudo para ser uma experiência decente de um platforming difícil, na qual a satisfação da vitória suplanta o estresse de diversas mortes, mas não é o que acontece aqui.

O principal problema, que é o que coloca tudo a perder, é o quão falha é a detecção de colisão. Muitas superfícies são cobertas por espinhos, só que a hitbox de Glam (ou do espinho), é maior do que aparenta ser, muitos trechos aparentam ser impossíveis porque você não sabe se morreu por causa de um erro seu ou do jogo.

Jogos como Celeste por exemplo, possuem o mesmo tipo de desafio, com áreas cheias de espinhos, mas como o sprite da Madeleine lá é pequeno, você sabe como manter o controle, e se morreu, foi por erro seu, e não porque a hitbox do jogo te ferrou.

E o sistema de gancho do jogo, que usualmente é algo que gosto, mesmo aqui ele é um tanto falho, porque a mira dele é automática e ela nem sempre acerta o lugar ideal, além de muitas vezes, mesmo a distância sendo o suficiente para ativar a mira, ela não aparece, causando mortes bobas.

Eu havia dito anteriormente, que o design das fases é passável, não é nada que outros platformers de precisão já não tenham feito, mas o fato é que as falhas de hitbox, aliada com o design, deixa a experiência frustrante. O jogo pede precisão de mim, o que é difícil, quando o jogo tem falhas que impedem isso. Uma coisa é eu ser horrível em platformers, outra é morrer porque o jogo não me dá a precisão que ele mesmo pede.

Glam Incredible Run

Reprodução/ Red Art Games

Pelo menos você pode customizar a aparência

Olhando a página do jogo no Steam, uma das reclamações do jogo é que ele só tinha uma música. Talvez atualizações tenham consertado isso, mas aqui o jogo possui algumas musicas que vão se alternando após alguns loops. Não são músicas ruins, mas também não são nada memoráveis.

Os cenários do jogo até que são bem feitos, mas como posso dizer… Graficamente o jogo num geral tem uma aura de basicão. Não são horríveis, mas tem muitos outros bem mais memoráveis, enquanto Glam fica bem no meio da estrada. Mas, como positivo, você pode customizar a aparência da Glam nas opções. Não é grandes coisas, mas pelo menos é algo.

Glam Incredible Run

Reprodução/ Red Art Games

Conclusão: Onde diabos fica Dukha?

Será que fica antes ou depois de Sepetiba? Porque parece um daqueles nomes de bairros do Rio de Janeiro que ficam lá depois de Campo Grande, tipo Inhoaíba, Cosmos, e o escambau. Não me surpreenderia se abrisse o mapa da cidade e visse que realmente existe um bairro chamado Dukha. Agora, sobre o jogo…

Ele poderia ter sido um platformer de precisão mediano, com gráficos passáveis, mas o fato é que a colisão horrível e os controles não tão precisos acabam afetando a experiência final.O máximo que posso dizer, é que a versão de PC custa menos de 7 reais. Não recomendo.

Glam’s Incredible Run: Escape from Dukha está disponível para Playstation 4 e Xbox One, além da versão original de PC. 


Esta análise foi feita no PlayStation 4 com uma cópia digital do game gentilmente cedida pela Red Art Games.