Broken Pipe | Robô encanador

Broken Pipe | Robô encanador

15/03/2022 0 Por Geovane Sancini

Quem gosta de calor não é de Deus. Sério, o calor que tem feito no Rio de Janeiro é quase criminoso. Imagina sair do banho, e já estar suando novamente.

Velho, por quê eu não nasci rico pra ter uma piscina em casa? Tudo seria tão mais fácil. E tem gente que defende calor, não vou citar nomes mas já vi gente que diz preferir calor. Falando em calor, saudades de Icegurt. E mano, falando em Icegurt, o uniforme dos pilotos da Alpine esse ano parece uniforme de vendedor de Icegurt, e eu roubei descaradamente essa piada do Victor Ludgero.

LEIAM – What lies in the Multiverse? | A jornada através do multiverso

O que isso tem a ver com o jogo de hoje, você se pergunta? Nada. Mas achei interessante falar sobre, é o que eu faço sempre em meus textos quando estou sem ideias pra abrir o review. Mas bem, esse começo de março eu tenho ido atrás de uma boa quantia de jogos, mas o mais surpreendente é que estão aceitando meus pedidos.

Enfim, dentre os jogos que aceitaram meu pedido, o jogo de hoje é um deles, um puzzle chamado Broken Pipe, obviamente se trata de consertar canos. Mas será que esse jogo merece seu tempo?

Reprodução: DillyFrame

Consertar para os Robôs Salvar

Todos os tanques de fluxo que gerenciam portões e pontes neste mundo agora estão quebrados. Os robôs locais estão presos aos módulos quebrados e não podem escapar deste lugar.

Retorne os módulos ausentes aos esquemas de tubulação para restaurar o fluxo. Você terá que direcionar o fluxo de cores de um tanque para outro para fazê-los funcionar. Quando todos os tanques funcionarem, todos os robôs poderão deixar este mundo.

Sim, é um puzzle ultra simples, mas ainda assim deram uma desculpa para você fazer o que faz, e eu aplaudo a pequena equipe de três pessoas responsável pelo jogo por isso.

Reprodução: DillyFrame

Simples de entender, mas prazeroso de dominar

O jogo começa te oferecendo um tutorial explicando basicamente tudo que você vai encontrar nele, você tem puzzles de tubulações e precisa utilizar os módulos pra fazer com que o fluxo da cor em si vá do ponto A ao B do puzzle. Existem dois tipos de módulos. Os em formato de cruz, que basicamente fazem com que o fluxo siga em frente na direção que ele está indo, e existem os módulos que fazem curvas, dependentes da cor.

O desafio está em saber quais módulos colocar em quais partes do puzzle, porque o que pode parecer certo a princípio, pode te dar um pouco de dor de cabeça quando você descobre que estava errado. Porém, no fim das contas os puzzles não são tão difíceis quanto parecem a princípio, e logo você vai estar pensando na maneira mais fácil de solucioná-los.

LEIAM – Melhores dos 10s – Dark Souls

Uma das coisas que diferencia Broken Pipe de outros jogos do gênero, é que ele é de mundo aberto, ou seja, você pode resolver os puzzles na ordem que desejar. Claro, se você quer ter sensação de desafio crescente, vai fazer eles em ordem, mas nada te impede de fazer alguns dos primeiros puzzles e depois ir para tipo, o último. Ok, não dá pra ir pro último logo de cara porque tem áreas que só serão desbloqueadas se você resolver determinados puzzles, seja pra abrir portas ou erguer escadas, mas a estrutura é de mundo aberto.

Existem alguns coletáveis nesse pequeno mundo, no caso, cartões SD, que podem ser utilizados para desbloquear determinados mini games, que são mini games relativamente simples e que são necessários para a Platina do jogo.

No fim das contas, temos pelo menos duas, ou três horas de jogo dependendo do seu cérebro, mas o jogo aparentemente não tem um “final final”, já que nada acontece depois que você resolve todos os quebra-cabeças.

Broken Pipe

Reprodução: DillyFrame

Gráficos limpos, trilha esquecível

A trilha de Broken Pipe é esquecível. Não tem palavra melhor pra definir ela. Claro, não são composições criadas pro jogo em si, são músicas Royalty Free, criadas por Kevin MacLeod, famoso pelo site de músicas Royalty Free, que inclusive ajuda muitos criadores independentes, este que vos fala incluso. Mas as composições que estão em Broken Pipe… Não são memoráveis. Não são músicas ruins, mas sim completamente esquecíveis.

Agora, quanto aos gráficos, se pesarmos o fator de que o jogo foi feito por uma equipe de três pessoas, o resultado final é competente. Eles possuem a vibe futurística limpa que dá a impressão de ser um pouco distópica (como a Paris de “Remember Me”). Os modelos são simples, e em alguns pontos a colisão é questionável, mas tudo é funcional e organizado.

Broken Pipe

Reprodução: DillyFrame

Nada mal pra um jogo de 4 dólares

Broken Pipe é um jogo competente no que se propõe, não vai mudar seu mundo, mas não chega a ser fundo do poço como muita coisa que sai na PSN e me arrependi de comprar.

Tá certo que ele não é tão complicado pra um jogo de puzzles, mas vale sua atenção por uma hora ou duas. Broken Pipe está disponível para PlayStation 4 e Nintendo Switch.


Esta análise foi feita no PlayStation 4 com uma cópia digital do game gentilmente cedida pela DillyFrame.