Fluffy Cubed | Sokoban minimalista

Fluffy Cubed | Sokoban minimalista

01/03/2022 0 Por Geovane Sancini

Deus abençoe o EA Pass… Claro, eu não sou lá um grande fã da Electronic Arts, primeiro porque muitas das suas IP’s não são meu tipo de jogo (Battlefield, jogos da EA Sports num geral), e depois porque muitas das práticas da empresa são nocivas. Mas vez ou outra eles acertam, como Jedi: Fallen Order.

Porém, o preço dos jogos nem sempre é convidativo. Aí entra nessa equação o EA Pass, que por uma quantia módica, me permite jogar sem custo adicional, alguns jogos muito bacanas, foi assim que terminei o Star Wars: Mamãe quero ser Dark Souls, GRID, e ainda pude me decepcionar com Star Wars: Squadrons, que puta merda, como aquele jogo é chato!

LEIAM – Pretty Girls Speed | Sem tempo pra conversa, irmão

Também joguei muitas horas de NHL 21, só que tudo fica chato quando você tá com os status de Mídia, Treinador e Equipe no máximo, porque nada do que você faz importa, no modo carreira. Esse design parece proposital pra forçar o jogador a ir pro Ultimate Team.

Enfim, nisso, comecei a jogar Mass Effect (através da Legendary Edition) e agradeço ao EA Play por ter o jogo, porque não pagaria 300 reais nem fodendo. Não leve a mal, é um remaster 1000x superior a “Edição Definitiva” da trilogia de GTA e a par com a Ninja Gaiden: Master Collection em termos de custo/benefício de remasters. Mas 300 reais é demais, né EA? O que isso tem a ver com o jogo da análise de hoje? Olha, querido, absolutamente nada. Mas é sábado de Carnaval, escrevo essa introdução as 2 e 40 da manhã e por alguma razão, o Google Chrome desloga toda vez que eu reinicio o computador, então eu tenho que re-logar em todos os serviços que uso aqui, Twitch, twitter, instagram, etc. Talvez pelo meu notebook estar pela hora da morte, mas divago.

A Naoka Games é um pequeno estúdio brasileiro, com foco em puzzles numa pegada minimalista, e eles tem alguns jogos em seu portfólio. Todos numa faixa de preço acessível no Steam, inclusive. E graças a Publisher QUByte Interactive, começam a chegar aos consoles. Puzzletronics foi lançado pra Nintendo Switch, e agora, Fluffy Cubed chega a todos os consoles.

Confira a nossa análise.

Fluffy Cubed

Reprodução/ QUByte Interactive – Naoka Games

Sokoban, para todas as idades (e cérebros)

O jogo é bem simples de se entender. Ele segue o esquema do clássico Sokoban. Você precisa empurrar as caixas pelo tabuleiro até os pontos determinados. Nada mais, nada menos. Você tem 120 fases disponíveis, e a cada número x de fases, a quantidade de caixas vai aumentando, e alguns puzzles até ficam um pouco mais difíceis.

Mas, não se desespere, o jogo NUNCA fica realmente difícil. Tem alguns puzzles que podem dar certo trabalho, mas eles não vão fazer você perder o seu dia, tanto que um jogador médio consegue terminar o jogo em cerca de uma hora.

LEIAM – Pokémon Legends: Arceus – O melhor Pokémon até agora?

Os controles são bem simples, apesar de você não poder usar o analógico no menu principal do jogo. E caso você erre algum movimento, ou tenha chegado numa situação impossível, você pode resetar a fase com o triângulo. Tá certo que apesar de tudo, a movimentação nunca muda, poderia ser mais veloz ou responsiva, mas pro tipo de jogo que é, tá bom.

Fluffy Cubed

Reprodução/ QUByte Interactive – Naoka Games

Minimalista e relaxante

Os jogos da Naoka possuem sempre a pegada minimalista no visual e Fluffy Cubed não é diferente.

Os gráficos são simplistas, mas pelo menos na minha opinião, ao menos o jogo poderia dar uma variada nos backgrounds a cada tantas fases. 120 fases e a mesma cor, acaba deixando o jogo com uma cara repetitiva.

A trilha sonora, se é que dá pra chamar disso, possui uma música… E ela ajuda bastante, pois é bastante relaxante, contribuindo pra aura mais casual do jogo. Variedade ajudaria? Sim, mas não afeta tão intensamente quanto a parte gráfica.

Reprodução/ QUByte Interactive – Naoka Games

No fim, depende muito do seu gosto

Fluffy Cubed é uma platina fácil, e um jogo simples, fácil de aprender e terminar. Talvez fácil demais pra veteranos em puzzles, mas quem não é inteligente, vai ser um pouco desafiado, ao menos.

O maior ponto negativo fica pra repetitividade do cenário, sei que a proposta é minimalista, mas podia ao menos alterar as cores durante a jogatina. A trilha sonora agrada, apesar de ser só uma musica, pois é relaxante.

Recomendado apenas se você quer um jogo de puzzle fácil e descompromissado.

Fluffy Cubed está disponível para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch, além da versão original de PC.


Esta análise foi feita no PlayStation 4 com uma cópia digital do game gentilmente cedida pela QUByte Interactive.