HORIZON CHASE TURBO | SENNA PARA SEMPRE

HORIZON CHASE TURBO | SENNA PARA SEMPRE

23/10/2021 0 Por Tony Santos

Homenagem à Lenda

Lançado em 2018, Horizon Chase Turbo é a versão para consoles do jogo de 2015 lançado para mobile. Feito pela empresa brasileira Aquiris Game Studio, temos uma grande homenagem aos jogos de corrida dos anos 1990, como Top Gear, OutRun e Super Monaco GP.

Temos análise do jogo base e de todas as DLCs lançadas até agora, que você pode ler nos links abaixo:

LEIAM – Horizon Chase Turbo | A verdadeira continuação de Top Gear

Dessa vez, o novo conteúdo é focado no brasileiro tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna. O lançamento também comemora os 30 anos do tricampeonato de Senna pela categoria, sendo essa uma ótima forma de homenagear o ídolo dos domingos dos brasileiros que viveram os anos 80.

Novos modos de jogo

Como nas outras DLCs lançadas anteriormente, Senna Para Sempre traz uma nova opção no menu de Campanhas, divida em dois novos modos: Carreira e Campeonato Mundial.

No Modo Carreira, temos seis capítulos que remetem a pontos específicos da trajetória de Senna, começando em 1984 em um carro que representa a equipe Toleman, indo até o título de 1991 pela McLaren.

LEIAM – Horizon Chase Summer Vibes | Impressões da DLC de verão

Já o modo Campeonato Mundial possui três torneios divididos em dificuldades, totalizando 27 corridas, onde o jogador pode escolher qualquer piloto e carro representado nessa DLC.

É importante notar que somente Senna tem seu nome representado oficialmente no jogo. Já outros pilotos e equipes até possuem nomes e cores parecidos, porém não são licenciados.

Jogabilidade e dificuldade

As duas grandes novidades na jogabilidade são a câmera de dentro do carro — abordada mais à frente — e as estratégias de corrida, que substituem os itens do modo World Tour.

Na DLC do Senna, em todas as corridas o jogador deve escolher entre três “estratégias”:

  • Pneus aprimorados: melhoram a tração/controle do carro, mas gasta mais combustível;
  • Aerodinâmica avançada: Mais velocidade, porém com menos controle do carro;
  • Combustível especial: Mais combustível e um Nitro a mais, com uma pequena e quase imperceptível queda de aceleração.

Por outro lado, quase nada muda em relação ao jogo base em termos de controles. Inclusive, pela dificuldade apresentada já na primeira corrida do Modo Carreira, é perceptível que o DLC foi nivelado para aqueles que já terminaram a campanha principal do jogo base.

Estou sem jogar o game há dois anos e senti que a IA do jogo estava bem acima do esperado para uma primeira corrida.

Isso é estranho, pois o jogo está sendo relançado em versão física com o Ayrton Senna na capa, o que dá a impressão de que o conteúdo dessa DLC é o pacote principal.

Porém, a forma que o game se apresenta dá a entender que é necessário se aprimorar nas campanhas básicas antes de se aventurar nas corridas de Fórmula 1.

Aprimoramentos

SENNA PARA SEMPREDe acordo com o changelog da versão 2.0 do game (a última tinha sido a 1.24), além do DLC, também foram feitas correções de bugs.

Nenhum foi especificado, porém ainda notei um pequeno erro durante a minha primeira corrida, onde uma indicação na tela informando sobre a nova câmera de dentro do cockpit não mostrava o botão a qual essa função estava mapeada.

LEIAM – Maratona Sonic: Sonic Rivals 2 (PSP)

No fim, descobri que por já ter alterado os controles anteriormente, a nova função não foi mapeada a botão nenhum, deixando o jogo sem saber o que mostrar.

Não é nada demais, só uma pequena curiosidade que a AQUIRIS pode corrigir facilmente se quiser.

E falando sobre esse novo modo de câmera, temos talvez uma grande referência aos jogos de Fórmula 1 da época, principalmente a Ayrton Senna’s Super Monaco GP II, jogo em que o piloto não só emprestou seu nome, como também ajudou com informações técnicas e até mesmo emprestou sua voz.

A visão de dentro do cockpit dá outra perspectiva — literal e figurativamente — ao jogo, pois as manobras exigem maior reflexo, já que o campo de visão do jogador é bem menor.

Não somente isso, mas Senna também fala alguma de suas frases famosas durante a corrida, enquanto que os pilotos de outros times têm também suas próprias frases.

Conclusão

SENNA PARA SEMPRE

A DLC Ayrton Senna Para Sempre de Horizon Chase Turbo realmente faz os olhos dos fãs de corrida brilharem.

Existe um verdadeiro esmero nos desenvolvedores para que o trabalho recebesse aprovação do Instituto Ayrton Senna, que também recebe uma parcela do valor para cada compra do game ou do DLC atualmente.

Como pequena crítica, é interessante notar que o compositor Barry Leitch não fez novas músicas para esse conteúdo. Seria interessante um acordo para que houvesse uma versão do Tema da Vitória usado pela Globo ou qualquer outra coisa nova.

Além disso, seria interessante algumas melhorias de Quality of Life, como mostrar no mini mapa a localização das moedas em cada pista. Quem sabe essas coisas venham em um futuro conteúdo novo.

O jogo base com o DLC é um ótimo investimento, e ele está sempre bem barato em todas as lojas de PC e console, além de ter uma versão física bem bonita vendida no varejo.

________

Essa análise foi feita com base na versão para PlayStation 4, com uma chave cedida pela distribuidora do game.

SENNA PARA SEMPRE