Cyberpunk 2077 | Impressões sobre Night City

Cyberpunk 2077 | Impressões sobre Night City

23/04/2021 2 Por Diogo Batista

Cyberpunk 2077 foi um dos games mais aguardados dos últimos tempos, de fato.  E como todos nós bem sabemos, expectativas alta são garantias de um belo e gigantesco tombo.

E não conseguir corresponder a expectativa do público é certeza de fracasso. Mesmo que aquele produto possa  ser otimizado, ele vai cair no limbo do mercado. Uma lição que aprendemos com o No Man’s Sky, que hoje apesar de ser um game totalmente diferente do que foi em seu lançamento. Poucos vão se dar ao trabalho de ir buscar informações a respeito.

Bem, mas não estender muito sobre esse assunto, afinal, nós temos uma cidade para queimar, Samurai!

Reprodução/ Créditos: CD Projekt

Bem-vindo a Night City na geração passada

O meu console principal é um Xbox One Fat, então mesmo o jogo sendo pensado para a nova geração, ele roda até que de forma satisfatória mesmo que com os problemas que todos nós sabemos.

Não é tão difícil jogar um game quando suas expectativas estão baixas, até porque sabia dos problemas que poderia encontrar ao longo da jogatina, mas tenho que dizer que me surpreendi positivamente.

LEIAM – 5 Games de luta ruins que eu gosto

Estou com algumas boas horas de jogatina e muito disso se deve por conta do enredo e os personagens que nos relacionamos. Sério, fica impossível não se encantar por Jackie Welles, seu parceiro inicial ou pela Panam, que estou simplesmente apaixonado. Nesse quesito a CD Projekt acertou em cheio ao trabalhar os personagens e suas histórias, com backgrounds interessantes.

As missões são fantásticas e todo o dialogo e a maneira como tudo se desenrola empolga bastante. Sei que Night City tem os seus problemas, mas surpreende o quão bizarro é esse mundo futurístico e imprevisível.

Reprodução/ Créditos: CD Projekt

O gameplay que impressiona

Cyberpunk 2077 tem uma jogabilidade de FPS que estamos habituado sem inovar muito, e isso é bom. Torna o combate mais dinâmico, sem fazer com que você pense muito em como agir.

O gatilho LB no caso permite usarmos o implante ocular de V, protagonista do game, para visualizar itens, pontos de acesso, hackear inimigos e por ai. Se torna intuitivo rapidamente, assim como o ato de pressionar o RB você atira granadas, mas se estiver dentro de um carro, então você irá acessar a rádio do jogo – Que é ótima.

Outro aspecto de Cyberpunk 2077 que eu preciso apontar é o combate corpo-a-corpo que é realmente prazeroso.

Não consigo deixar a katana de lado durante minha jogatina. Iniciei tentando distribuir os pontos de forma que o uso de armas de fogo fossem o foco, mas a medida que avançava, passei a notar a apreciar o uso da espada durante o combate e comecei a focar os pontos nas habilidades com a lamina.

Eu nunca gostei de usar combate corpo-a-corpo em Fallout, mas aqui funciona e você tem a sensação de que realmente está acertando os inimigos.

Capturado em um Xbox One/ Créditos: CD Projekt

Cês queria ver reclamação, então toma

 

Sabia que iria me deparar com problemas, mas o que chega a incomodar  é quando se esta pilotando um carro ou moto pela cidade, pois a granulação fica mais evidente, assim como quedas de FPS.

Há também um bug recorrente que acontece sempre que retorno para o carro ou moto, mesmo pressionando o botão para mudar de visão, ela não muda, levando alguns minutos para isso ocorrer (quando retorna). Também é comum bugar a construção da roupa da personagem quando acessamos o inventário, onde fica o modelo. Por vezes me deparei com o char peladinho ou apenas uma sombra no lugar – Deve ter saído para tomar um café.

LEIAM – The Outer Worlds | Tudo o que o espaço pode oferecer

Outro problema de Cyberpunk 2077 que foi bem relatado durante seu lançamento, e ao menos comigo acontece apenas uma vez, talvez por conta dos milhares de updates, foi o jogo crashar. Isso aconteceu comigo ontem enquanto eu finalizava uma missão que fazia com que vários NPC’s surgissem ao mesmo tempo. O jogo congelou por uns segundos e fechou.

Percebi que esses congelamentos de segundos acontece com frequência quando há um número grande de NPC’s e você se move rapidamente até eles.

Vale ressaltar que a dublagem em português está boa, o que é uma pena ter um lipsync meio cagado. Talvez por bug, não sei, mas tem hora que com a boca fechada eles continuando falando e isso é bizarro.

Impressões finais

Night City é recheada de vida, do mais variado tipo e isso faz a diferença na hora de jogar. Tu até fica meio decepcionado pelas condições que o game foi entregue, mas não quer parar mais.

Não é um jogo ruim se você focar no conteúdo, que é o que diverte, mas de fato os problemas se sobressaem em alguns momentos e isso acaba quebrando o clima. Oras, estamos diante de um mundo tão fantástico e sequer conseguimos apreciá-lo em sua totalidade por conta dos recorrentes problemas que surgem.

LEIAM – Fallout 76 | Um lançamento problemático

Claro, tenho esperanças de que o jogo vai melhorar muito, mesmo para a antiga geração, afinal existem planos para DLC’s. E se com um mundo gigante existem os problemas, imaginem se lançarem conteúdo novo sem corrigir, com certeza vai ferrar com tudo. Não acho que a CD Projekt cometeria o mesmo erro duas vez, afinal, há dinheiro envolvido.

Mesmo com tudo o que apontei, eu estou gostando demais de Cyberpunk 2077.  Não  é a pilha de lixo que pensei que encontraria, na realidade é um jogo que tinha potencial para ser tão grande quanto almejava ser, só que por alguma razão interna decidiram entregar sem a devida atenção que merecia.

Essas foram as impressões iniciais, vejamos se o jogo se torna injogável próximo do fim, mas até lá me sigam no Twitter que to sempre publicando alguma coisa da jogatina.