Remake visitado pela primeira vez

Engraçado como o tempo passa para todos. Já vivemos uma época em que só eram lançados games com ideais originais e posteriormente, vivemos a época de remakes de ótimas ideais do passado.

Jogos como Yakuza, Shadow of the Colossus, Demon’s Souls, Resident Evil, Crash Bandicoot e Spyro the Dragon receberam novas versões, trazendo suas experiências para uma nova geração de jogadores.

SpongeBob SquarePants

Isso tudo foi muito incrível de se ver. Games dos quais eu mesmo pude experiência na infância ou adolescência sendo revisitados com um olhar mais moderno e que dessa vez conseguiram mostrar ao jogador a visão real do que seus desenvolvedores queriam. Foi realmente maravilhoso.

LEIAM – Neighbours back From Hell | Se vingue do vizinho ao vivo

Porém, algo que começa a surgir agora me surpreende bastante: remakes de games dos quais eu simplesmente não tenho nostalgia alguma. Coisas que fizeram parte da infância de outras pessoas e que pra mim eram só algo voltado pra um público bem mais jovem do que eu. E esse game do Bob Esponja se encaixa perfeitamente nisso.

Nostalgia Millennial

Lançado originalmente para PlayStation 2, Xbox e Game Cube no ano de 2003. SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom (ou “Jogo do Bob Esponja”, como era popularmente conhecido nas barraquinhas de feira), foi produzido pela Heavy Iron Studios, mesma que dois anos antes fez o bizarro Evil Dead: Hail to the King, baseado na série de filmes de terror.

SpongeBob SquarePants

Aqui tínhamos um game de plataforma bem característico da sua época. Bob Esponja passeia pela Fenda do Biquíni resolvendo missões e buscando itens coletáveis, que por sua vez dão acesso à novas áreas a serem exploradas.

O game era bem fiel ao visual da primeira temporada do desenho animado, com um Bob mais esguio e traços mais grosseiros, porém com animações bem feitas e cenas já bem divertidas.

As cores do game original também refletiam bem a série, porém não tão coloridas, devido principalmente às limitações dos consoles da época. Os gráficos não eram em cel-shading (como em Zelda: Wind Waker), usando modelos em 3D simples para representar os bonecos.

Ou seja, era um game que conseguia divertir as crianças da época, porém não conseguia se equiparar a outros jogos de mascotes feitos especificamente para consoles.

Reidratação bacana

SpongeBob SquarePants

A versão Rehydrated do game, remake lançado em 2020 feito pela THQ Nordic, tenta entrar na onda de outros games de personagens bonitinhos que foram refeitos recentemente, como Crash Bandicoot e Spyro the Dragon.

Aqui, temos a mesma aventura de Bob Esponja do jogo original, mas com novos gráficos mais brilhantes e modelos de personagens baseados nas artworks atuais deles, com o Bob mais quadradinho e bonitinho, além de Patrick e Sandy, os outros dois personagens controláveis do jogo.

CONFIRAM – Análise de Replicas incríveis de Jogos de Sega Saturn!

As fases da Fenda do Biquíni são mais brilhosas, com cores mais vivas e mais animações nos cenários, e a movimentação e controle do jogador estão bem mais fluidas que no original.

Além disso, foi adicionado um novo modo multiplayer para até dois jogadores (online e offline!) e uma luta com um chefe extra que havia sido cortada do game em sua primeira versão.

Conclusão

SpongeBob SquarePants

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated (ufa, que nome enorme) é um remake de um game antigo, mas pode ser muito bem tratado como algo novo.

Se você tem um filho que ama o personagem ou quer matar saudade da sua própria infância, essa é uma ótima recomendação. Porém, não espere o polimento e fluidez de outros games do gêner.

Infelizmente, ainda temos algumas quedas de frames aqui e acolá que podem não ser tão perceptíveis aos olhos dos pequenos, mas mostram que poderia ter sido feito um trabalho de otimização para aliviar um pouco esse problema.

Além disso, o game possui tradução em português, mas apenas para os textos. É uma pena, pois seria maravilhoso ver o Wendel Bezerra (voz do Goku de Dragon Ball Z) dar a voz a Bob Esponja também nos games.

Assim sendo, mesmo com todos os poréns, a diversão é garantida tanto para os velhacos quanto para os pequenos que gostam de um joguinho de plataforma honesto e divertido.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

_________

Esta análise foi feita com uma cópia para Xbox One cedida pela distribuidora do game.

Author: Tony Santos

Proto-engenheiro eletricista, amante dos bons jogos e crítico incondicional de coisas que eu não gosto.