Chrono Trigger | Uma viagem no tempo

Chrono Trigger | Uma viagem no tempo

09/10/2020 7 Por Rodolpho Galdini

Você conhece esse tema e sabe o que vem pela frente ou apenas desconfia?

Não é de hoje que o tema de viagem no tempo é tão comum, atualmente há milhares semelhantes, mas na década de 90 ainda  repercutia bastante em se tratando dos sucessos dos cinemas como “Back to the Future” entre outros, todavia, houve um game que balançou o coração daqueles que o zeraram.

Pois é, rapaziada, vamos falar de Chrono Trigger!

Particularmente, meu jogo favorito, meu top 1 em tudo, jogabilidade, gráficos, história, personagens e PRINCIPALMENTE: MÚSICA.

Amo este jogo e cada detalhe feito nele, a magia e a trama em cima da história é magnífica, apaixonante e sem igual.

Um breve resumo

Chrono Trigger

Você começa com o protagonista >> MUDO << chamado Crono, um rapaz que treina para ser espadachim e vive no pacífico ano de 1000 AD no reinado de Guardia.

O protagonista acorda em pleno dia do festival milenar  que acontece na cidade. Obviamente nosso herói vai lá se encontrar sua amiga de infância, Lucca, que está construindo uma máquina de teletransporte com seu pai.

Lucca é uma cientista inteligente e engenhosa, fortemente inspirada na personagem Bulma de Dragon Ball, não é atoa que você vai encontrar muita semelhança física da personagem com a própria Bulma e não é para menos, o desenhista do jogo é nada menos que Akira Toriyama, o criador da famosa franquia de sayajins.

LEIAM – Descoberto a Solução para o save corrompido de Perfect Dark

Crono esbarra com Marle, uma garota jovem e espirituosa passeando pela festa e os dois decidem curtir o festival juntos. (que beleza, hein?! mal começa o jogo e o herói já quer levar a pobre moça para o mal caminho.

Nada disso, Marle se aventura com Crono e vai testar o teletransporte de Lucca e seu pai Taban, mas algo da muito errado e é aí que as coisas se complicam.

Os personagens e suas linhas temporais

Chrono Trigger

O jogo começa a se desenrolar e há quebras de linhas temporais de acordo com a ações tomadas pelo protagonista do jogo, as coisas boas vão prevalecendo de acordo com seu progresso no jogo, todavia, há diversos problemas que tem que ir se resolvendo.

Chrono Trigger não é necessariamente um jogo infantil, é algo que te faz imergir profundamente numa história em que você só busca encaixar as peças no quebra cabeças, com missões totalmente alheia aos personagens, cito como exemplo o caráter de um prefeito de uma cidade no jogo, que em sua linha de tempo ele é corrupto e não liga para ninguém, mas ao viajar ao passado você descobre que seus ancestrais passaram por muita dificuldade, ao ajudá-los você muda completamente o comportamento do prefeito na sua era, fazendo ele se tornar amigável e gentil.

O game te apresentará diversos personagens fantásticos, como é o caso dos três iniciais, Crono, Marle e Lucca e os seguintes, Frog, Robô, Ayla e por fim, Magus.

Cada personagem tem uma história profunda e características únicas, Frog é um espadachim que lutava ao lado de seu grande amigo Cyrus, porém na guerra contra os monstros em 600 A.D. acaba perdendo seu amigo e sendo transformado em um sapo.

Marle é a princesa Nadia, recém fugida do castelo em busca de aventura, esbarra com Crono e Lucca no festival milenar e se aventura com os heróis nas vastas viagens pelo tempo.

LEIAM – Minha História com Perfect Dark

Robô é um personagem cômico, ele pertence ao ano de 2300 D.C. e foi criado para destruir humanos, todavia, entrou em defeito e foi reprogramado por Lucca para fazer parte da galera e acaba tendo sua história modificada.

Ayla é uma jovem líder de uma tribo pré-histórica em 6500000 a.C., ela é noiva de Kino e luta contra os LIZARDS REPTITES que pretendem dominar o mundo com sua inteligência e conhecimentos, todavia, os planos dos lagartos vai por água abaixo quando Ayla se junta a equipe de Crono para detê-los.

Magus pertence ao ano de 12000 B.C. Ele é um dos personagens mais queridos pelos amantes da franquia (não tanto por mim, sinceramente.) Ele é o estereótipo anti-herói que está pouco se lixando para os outros, só quer saber de adquirir poder e mais poder.

Mas nem só de metas egoístas vive nosso caro mago, ele tem um propósito profundo que não transmite, ele busca incessantemente por Schala, sua irmã mais velha, e quer a todo custo encontrá-la… seja passando por cima dos outros ou não.

LAVOS

Chrono

Você jogador irá vivenciar uma fantástica história jogando Chrono Trigger, vasculhando e desbravando eras antigas, eras de fantasia, gelo e terror e era pré-histórica.

Não, você não leu errado, uma era de terror, onde quem detém o poder é a rainha Zeal, mãe de Schala e Janus(Magus), que busca fortificar-se e adquirir mais e mais poder, deixando de lado seu povo e o largando numa intensa era glacial com poucos recursos para viver.

A Rainha Zeal é uma das principais do jogo, sendo manipulada pelo vilão principal Lavos, ela tem intenção de drenar seu poder afim de ficar mais forte, mas tudo o que está fazendo é invocá-lo mais cedo.

Lavos é o vilão principal do jogo, o personagem possui 3 formas de batalha, onde a sua primeira se trata de uma carapaça gigante e poderosíssima, imagine as outras.

Por experiência própria, não recomendo a batalha contra o mesmo antes de atingir o level 60.

Lavos é o principal responsável pela destruição do planeta em 1999 A.D. ele surge em um hemisfério no planeta e desfere vários ataques meteóricos e catastróficos no planeta, explodindo absolutamente tudo ao seu redor. Absolutamente nada sobrevive na superfície transformando o ano de 2300 B.C. um ano totalmente destruído e denso.

Um futuro totalmente inaceitável para a raça humana. Tendo conhecimento dessa destruição, Crono, Marle, Lucca e Robô se aventuram em busca de uma solução para evitar a catástrofe.

Viajando pelo tempo

A viagem no tempo só é permitida com 3 corpos dentro de um vórtice temporal, na soma de mais um, o vórtice se quebra e joga os viajantes na periferia do tempo, onde nada existe, exceto uma pequena “praça” e um senhor que explica justamente sobre as viagens no tempo.

Este senhor é nada menos que o guru Gaspar, que fora exilado em 12.000 B.C. para o fim do tempo. Outros dois sábios do mesmo ano foram jogados em um vórtice temporal aberto pela rainha Zeal. Melchior para o ano de 1000 A.D. e Baltasar para o ano de 2300 B.C.

Os 3 magos foram punidos por se rebelarem contra a rainha e ajudam os nossos heróis a consertar as linhas temporais e por consequência as fábricas do tempo.

Particularmente a minha parte favorita desse jogo é o Reino de Zeal onde você caminha no continente flutuante e entra no palácio, ali você vai apreciar a bela vista que o jogo nos proporciona, e apesar da limitação gráfica da época, é possível apreciar belas vistas no game Chrono Trigger. Como o já citado continente flutuante, a ponte de Zenan em 600 A.D, o Pico da Morte, entre outros.

A paixão pelo titulo

Meus xodó!

É isso meu caro jogador, se você não jogou este jogo, saiba que está perdendo a oportunidade de apreciar e desbravar um jogo maravilhoso, nota 1000, um jogo maravilhoso. Caso não seja fãs de RPG, bom, só tenho a dizer MEUS PESÂMES.

Particularmente eu não me canso de dizer que Chrono Trigger é maravilhoso.

Eu possuo uma coleção interessante de colecionador da franquia , desde fita do SNES, a Revista do Jogo Véio que adquiri recentemente (VALEU JOGO VÉIO), a versão do DS, meu disco piratão do PS1 (HAHAHA! risada do editor que também tem um disco desse) e a trilha sonora TRIPLA de Chrono Trigger com uma entrevista em Japonês com Yasunori Mitsuda.

Breve trarei a vocês TRADUZIDA na íntegra para que vocês partilhem dessa delícia junto comigo.

Conclusão

Queria contar a história toda do jogo para vocês, mas aqui eu só passei por cima para que vocês tenham noção do que o jogo é e acreditem, já dei informação o bastante.

Só não me reclamem de spoiler, pois se você ainda não jogou esse jogo de 95/96 e reclamar de spoiler, meu amigo. Tome vergonha na sua cara HUAHUAHUA.

Enfim, deem uma chance a esta maravilha, garanto a você jogador que não só vai te arrancar vários espantos e surpresas como também lhe arrancará lágrimas de alegria, assim como acontece comigo toda vez que jogo e zero o game.

É emocionante e mexe demais com você, é como se você fosse um 8º membro da equipe oficial, é como se você fizesse parte daquilo, é como se todos os personagens fossem seus amigos de verdade, é uma imersão completa em um jogo de fantasia e viagem no tempo. Sem igual.

Tudo o que eu posso dizer para Chrono Trigger especialmente é: Muito Obrigado por me ensinar o valor de grandes amizades e do porque lutar sempre pelo melhor de todos.

Obrigado por fazer minha infância mais maravilhosa e por me presentar com suas belas trilhas sonoras. Obrigado, Chrono Trigger.

Vale a pena jogar.

“GIVE ME YOUR BEST SHOT, IF YOU ARE PREPARED FOR THE VOID.”