10 Jogos para jogar com seus Filhos

10 Jogos para jogar com seus Filhos

29/08/2020 2 Por Diogo Batista

Muitas coisas mudaram ao me tornar pai, sendo uma delas a preocupação do meu filho com o meio tecnológico. Oras, tenho um site sobre jogos e constantemente estou falando a respeito nas redes sociais e tudo mais, logo, em algum momento ele vai querer brincar também.

Com isso em mente, decidi listar alguns dos títulos que tenho planejado deixá-lo ter contato dentro de alguns anos. No momento ele está com dois anos, mas daqui a pouco ele vai entender e vai querer jogar.

Mas chega de enrolação e vamos direto ao que interessa: Jogos para jogar com seus filhos!

Rayman Origins

Jogos para jogar com seus filhos

Rayman Origins é um dos games favoritos da franquia, não só porque é maravilhoso em diversos aspecto, mas também por ser atraente para qualquer público. Inclusive trago ele a essa lista porque terminei no PC jogando com meus primos, que eram pequenos naquela época, e adoraram.

Cogitei colocar a sequencia LEGENDS, porém, não joguei o suficiente dela para considerar justo vir para cá.

De qualquer modo fato de ser possível jogar com mais pessoas torna tudo ainda mais divertido e desafiador. Mal posso esperar para o meu moleque ter idade para jogarmos todos juntos esse game.

Foi bem dificil não colocá-lo nessa lista de jogos para jogar com seus filhos

Claybook

Jogos para jogar com seus filhos

Uma das coisas que fez pegar esse jogo foi exatamente o fato de que ele funcionaria perfeitamente para o entretenimento de uma criança pequena. Todo colorido e basicamente livre pra demolir tudo.

O jogo é composto por diversos mini-games, além de um modo criativo bem interessante. Acho que é uma grande sacada, seja para o adulto se entreter e fazer uns 1000g fácil ou platinar, caso seja um desses, ou para deixar a criança trabalhando sua imaginação. Tudo embalado por uma excelente trilha sonora.

LEIAM – Claybook | Um jogo onde se brinca com Massinha

Sinceramente, esse é um dos primeiros que deixarei meu filho jogar assim que completar idade.

Minecraft

Jogos para jogar com seus filhos

Minecraft é polemico pelas razões errada, pois o jogo em si é perfeito para crianças. O problema foi os adultos retardados que se aproveitaram do sucesso para ganhar relevância e atrair a molecada, mas graças aos céus, essa criançada cresceu e abandonou aquela turma, MAS, isso não tira o mérito do jogo.

LEIAM – Minecraft não é ruim, apenas mal interpretado

Ele vai permitir que as crianças usem sua imaginação como bem entender no modo criativo e ainda explorar um mundo imaginário onde ele vai criar sua própria história e ainda ter você ali participando. O que é de suma importância.

É um game para crianças um pouco maiores, mas ainda crianças.

Super Mario World

Jogos para jogar com seus filhos

Eu poderia citar qualquer outro jogo do Mário, mas Super Mario World é um dos mais nostálgicos pra mim – Depois do Super Mario All-Star’s que foi o cartucho que eu tive.

O jogo é simplesmente muito divertido, com uma variedade gigante de caminhos escondidos, segredos e algumas fases de tirar os cabelos. Quem lembra daquele repleta de serras?

Um game atemporal e que certamente serão tão marcante para seus filhos quanto foi para você,  caso tenha tido algum contato com o titulo na infância.

Personagens coloridos, opção de jogar dois players e facilmente emulado em qualquer sistema. É um must-play em família que dispensa muitas apresentações, esse merece mais do que qualquer outro listar como um dos jogos para se jogar com os filhos.

Gente, é Nintendo, é Família!

Bomberman

Jogos para jogar com seus filhos

Eu amo Bomberman. Joguei todos os games mais do que deveria quando mais novos, e posso garantir que o jogo é pra todo público, incluso crianças.

Mesmo com jogos em japonês, apesar de muitos terem sido localizados por fã e serem fáceis de encontrar, a linguagem gera nenhum impedimento e ainda garante horas de diversão, por conta da proposta simples e direta.

LEIAM – Trog | Quase um Bomberman Pré-histórico

Outro game que facilmente consegue se emular em qualquer sistema e ainda garantira boas de horas de diversão.

Escolhi a imagem do Bomberman 5, mas todos eles são incríveis, uns mais que outros, mas ainda incríveis. Lembrando que nos dias atuais temos um novo Bomberman para os consoles modernos.

Tetris

Jogos para jogar com seus filhos

A maior obra-prima dos vídeo games desde sua concepção. Nada consegue ser tão viciante, intuitivo e acessível quanto TETRIS.

O jogo saiu para tudo quanto é console, além de ter sido pivô de brigas ferrenhas nos bastidores da industria de vídeo games na época. É um titulo que certamente vai entreter as crianças por horas, principalmente por conta das cores e disponibilidade nos consoles modernos.

É um jogo pouco lembrado nesse aspecto, mas que garante entretenimento para crianças que estão iniciando no mundos dos jogos.

Existe até mesmo uma versão battle royale disponível no mercado, olha só.

Sonic

Jogos para jogar com seus filhos

Todos nós amamos o Sonic, mesmo com um monte de game ruim que recebeu por conta do sucesso da trilogia original no Mega Drive.

Só que o filme é uma excelente porta de entrada para a criança que gostou e quer saber de onde ele surgiu. Pra nossa sorte existe o Sonic Mania e a opção de emular ou se você dispuser de um console e cartuchos, apresentar as aventuras do ouriço azul e seu companheiro de duas caldas.

De fato é um game tão divertido que provavelmente vai se sentir encantado de acompanha-los na jogatina.

Oras, é Sonic, não há muito o que dizer, além de que toda criança deveria conhecer.

LEGO Indiana Jones

Jogos para jogar com seus filhos

Eu escolhi o LEGO Indiana Jones, por ser um dos últimos que eu fechei e gostei bastante, mas qualquer jogo da franquia são voltado para o público infantil.

São bem humorados e com muito conteúdo para ser desbloqueado e segredos a serem desvendados. Brilha também por conta do coop local ou online, dependendo da plataforma que ira jogar.

LEIAM – LEGO CITY UNDERCOVER | GTA para todas as idades

É uma escolha acertada caso a criança seja um pouco maior, pois poderá treinar a coordenação e ir se preparando para jogos mais complexos.

Qualquer game da franquia LEGO é uma escolha que vai lhe render boas horas de diversão. Outro que mereceu listar como um dos jogos para jogar com seus filhos

Horizon Chase Turbo

Jogos para jogar com seus filhos

Eu poderia colocar na lista Top Gear, Mario Kart entre outros, mas decidi que Horizon Chase Turbo merece listar, porque resgata a essência do Top Gear, que é um dos meus games favoritos de corrida da infância, além de ser um game brasileiro de qualidade.

É um jogo simples e direto em sua proposta: Vença corridas, ganhe dinheiro, melhore o carro e siga desbloqueando pistas.

LEIAM – Horizon Chase Turbo | A verdadeira continuação de Top Gear

O melhor de tudo é que você ainda pode jogar um coop local com seus filhos e competirem entre si. É diversão na medida certa e com fator replay ridiculamente alto e tem para diversas plataformas, inclusive mobile.

Isso me lembrou de uma história, clique aqui pra conferir

Legend of Zelda

É quase impossível não dizer que Nintendo domina quando o assunto são jogos voltados para família no geral. E sabe o engraçado disso? Meu pai detestava Legend of Zelda, mas eu adorava a possibilidade de explorar e andar para lá e para cá, sem saber ao certo o que fazer.

Sabemos que é um jogo difícil, mas qualquer um deles pode ser jogado por qualquer criança sob a supervisão do pai. São trilhas sonoras incríveis, jogabilidade simples e um mundo novo para a criança explorar.

Mesmo eu nunca ter finalizado nenhum game da franquia, gastei horas e horas jogando quando moleque e me divertindo, e essa sensação é algo que realmente pode marcar seus filhos.

MENÇÃO HONROSA: Capcom Beat’em Up Bundle

Jogos para jogar com seus filhos

Capcom Beat’em Bundle é uma coletânea com diversos jogos de beat’em up, e apesar de não ser recomendado para crianças menores, é um entretenimento divertido se a criança tem um certo discernimento do que é ficção ou não.

LEIAM – Capcom Beat’Em Up Bundle | Revivendo os clássicos

Sair pelas ruas ou mundos distante trocando sopapos juntos dos pais, é uma experiência que vale a pena, afina, estamos acabando com o maldade no mundo muita dor, virtual.

O bundle contém setes jogos que vão lhes entreter por um longo período e ainda lhes dá fichas infinitas. É só escolher e esmagar botões do inicio ao fim com a criançada – E ele permite coop local e online.

CONCLUSÃO

Eu busquei diversificar quanto aos títulos, para não deixar nenhuma idade de fora.

Apesar de no passado meus pais não se importarem tanto com as recomendações de idade dos jogos, acho importante que pensem antes de decidir introduzir determinados gêneros, afinal, são crianças e estão absorvendo tudo ao seu redor.

Espero que tenham gostado da lista de Jogos para jogar com seus filhos, e caso recomendem um ou outro titulo, fiquem a vontade para comentar logo abaixo a sua lista.

Produzimos um vídeo para conferirem também: