Yasai Ninja | YaSaia de perto desse jogo! - Arquivos do Woo

Yasai Ninja | YaSaia de perto desse jogo!


Quantos jogos são lançados toda semana? Todo mês? Todo ano? A resposta, certamente é MUITOS. Então, obvio que muitos jogos vão passar batido por você, em meio aqueles lançamentos que queremos jogar. Nesse mês de janeiro mesmo, com Kingdom Hearts 3 e o remake de Resident Evil 2, nem percebemos que Bard's Tale saiu em uma versão remasterizada

A razão dela ter sido lançada? Não faço a mínima ideia, já que a maior fama do jogo é uma brincadeira que a publisher colocou no disco de jogo. Mas não é sobre o remaster de Bard's Tale que estamos falando.

O meu ponto é, em meio a essa caralhada de lançamentos, sempre haverão jogos ignorados, que quando os compramos, nos deparamos com algo que difere do padrão visto na indústria, recompensa com uma experiência nova, ou se não é nova, pelo menos sai um jogo tremendamente divertido. Yasai Ninja NÃO é um desses jogos.


Lançado em 2015, pelo estúdio espanhol Reco Technology, Yasai Ninja conta a história de Kaoru Tamanegui e Joe Broccoli, um samurai e um ninja que saem em busca de vingança contra o terrível lorde Kyurinaga, que deseja matar o imperador e se tornar rico, dominando a terra onde eles vivem. Ah sim, todos os personagens de Yasai Ninja são vegetais, Kaoru é uma Cebolinha, Joe é um Brócolis e boa parte do exército de Kyurinaga, incluindo o próprio, são pepinos. E essa é a melhor parte do jogo, porque daqui pra frente...

O jogo mistura etapas num hack'n slash em 3D e fases de plataforma em 2D, e vamos falar sobre os controles das etapas 3D. Primeiro, vamos nos ater ao fato de que o jogo usa a Unity, então já dá pra prever que tipo de problemas ele terá. A colisão é um lixo e você não sente impacto algum em seus golpes ou nos golpes de seu inimigo. Tirando isso do caminho, a câmera do jogo é uma bosta, não por se mexer muito ou coisa do tipo, mas simplesmente por ela simplesmente ser ruim mesmo, só jogando pra saber.


Em alguns momentos do jogo você tem que subir escadarias, ok. Mas não dá pra pular enquanto se está nas escadas, por alguma razão escrota. Passemos para os puzzles, sim, o jogo tem alguns puzzles. Com exceção de dois puzzles específicos, um numa boss battle e um que deve se ficar trocando de personagem pra passar de uma sessão de plataformas, a maioria deles são risíveis, piorando quando e tem que empurrar certos objetos com o Kaoru Tamanegi, os controles são um completo cocô.

O combate é escroto. Combinando com a colisão cocô da Unity e os controles ruins, temos um festival de merda aqui, que nem o sistema de aumento de nível dos personagens salva, sistema esse que aliás parece funcionar de maneira totalmente aleatória. Tipo, eu estou matando personagens de uma fase quando repentinamente pipoca na tela que eu tenho um novo combo, ou minha vida máxima aumentou. E a batalha final contra Kyurinaga é imbecil, primeiro porque Kyurinaga não oferece perigo real, e segundo porque pra alongar, quando a barra de vida do Kyurinaga está próxima do fim, ele enche ela duas vezes.

Caramba, quase esqueci de falar das etapas em 2D. Existem algumas fases em 2D... Que são igualmente desgraçadas, porque basicamente não existe ação, é só ir do ponto A ao B, mas até nisso o jogo é um pedaço de lixo. O design dessas etapas é igualmente lixoso, porque ele te obriga em boa parte do tempo a usar o pulo duplo, tem horas que o cenário se confunde com as plataformas, pra um jogador de primeira viagem vai ser difícil acertar certos pulos sem morrer no mínimo uma vez. E tem momentos que o ângulo da etapa vai mudar pra um pseudo 2.5 que vai ferrar com sua perspectiva, causando obviamente, mais mortes.


Visualmente... É genérico. As cutscenes são mostradas num estilo de quadrinhos, mas não se destacam em nada, os cenários são igualmente genéricos e sem vida. O design dos personagens? Bem, vai de você curtir vegetais ou não. Mas dá pra ver que Broccoli Joe foi claramente inspirado pelo Afro Samurai. Talvez algum vegano curta o visual dos personagens...

Sonoramente... As musicas aparentemente foram compostas pelo veterano G.N. Erick, porque elas são tão sem sal quanto um picolé de chuchu, ou Last of Us. Existe a dublagem do narrador, que é... Japonesão genérico. Efeitos sonoros são... Qualquer coisa. Deu pra ver que pelos últimos dois parágrafos, a minha paciência pra falar de Yasai Ninja foi pro saco.

Finalizando, PASSE LONGE DESSE JOGO. Evite-o a qualquer custo, se encontrar uma cópia física (saiu na Europa em mídia física), destrua-a, ou dê de presente pra alguém que odeia. Jogos ruins podem ser divertidos, esse aqui não é.

Yasai Ninja está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC. Esta análise foi feita com uma cópia que tive o desprazer de pagar com meu próprio dinheiro.Nunca deletei um jogo do HD tão rapidamente.

Abaixo vocês podem conferir o trailer do jogo:


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