Conheça as melhores ferramentas para desenvolvedores de games e apps Android - Arquivos do Woo

Conheça as melhores ferramentas para desenvolvedores de games e apps Android


Se engana quem pensa que desenvolver o próprio game ou aplicativo para Android só é possível para grandes empresas. A tarefa, que a princípio pode parecer bem complicada, hoje se encontra mais perto dos usuários, que podem criar seus próprios serviços. Construir jogos e aplicativos é mais fácil do que você imagina.  

É verdade que o processo de desenvolvimento de um jogo passa pela mão de muitos profissionais, de diferentes áreas, dentro de uma empresa. Para gerar código-fonte e ser responsável pela funcionalidade do jogo, existe o programador. Designers são responsáveis por projetá-lo graficamente. Redatores criam a história do game. E por aí vai.  

Mas se você quer desenvolver as suas próprias aplicações para Android, é possível incorporar a função de todos os profissionais listados acima. O que pode ser melhor do que participar a fundo de todas as etapas do processo de criação do seu primeiro jogo? Assim, você também acaba aprendendo mais sobre cada uma delas. O mesmo raciocínio vale para quem deseja desenvolver aplicativos.  

Com isso decidido, o próximo passo, portanto, é saber quais são as ferramentas certas para desenvolver jogos e aplicativos no conforto do seu lar. Hoje vamos falar sobre as duas ferramentas principais do mercado. A primeira delas é a Unity, uma game engine que permite a criação de jogos; a outra, é o Android Studio, que permite a criação de aplicativos conforme a sua necessidade. Confira mais sobre cada uma delas.



É uma ferramenta de criação de jogos. A maioria dos jogos tridimensionais produzidos para navegadores são feitos através da Unity, mas com a ferramenta também é possível criar jogos para Android. Não se preocupe se você não possui grandes conhecimentos em programação: a Unity disponibiliza opções avançadas que realizam tarefas de desenvolvimento de game.


Unity é uma  das game engines mais usadas no mundo. (Imagem: Wikipédia) 
A plataforma tem dois tipos de acesso: pago e gratuito. O acesso gratuito possui algumas limitações de gráfico e licenças. O único requisito para rodar a máquina no seu computador é que ele tenha uma placa de vídeo potente e uma memória RAM expandida.  


Para se aprofundar ainda mais sobre o modo de operação da Unity, indicamos o curso Aprenda Unity programando 7 jogos. Com ele, você conhece o essencial sobre o editor da Unity, entende as principais funcionalidades e componentes da ferramenta, aprende o básico da linguagem de programação #C e cria projetos em 2D e 3D inspirados em jogos famosos, como Angry Birds, Candy Crush e Fruit Ninja.



Esse tópico é indicado para quem quer se especializar em desenvolvimento Android. O Android Studio é o ambiente de desenvolvimento integrado oficial, um programa que oferece as melhores ferramentas para a criação de apps em todos os tipos de dispositivos Android. Algumas das features são:  

Editor de layout visual, para criação de layouts complexos;  
APK Analyzer, que diminui o tamanho do app Android através de uma inspeção no conteúdo do arquivo;  
Emulador rápido, para instalar e executar seus apps mais rapidamente;  
Editor de código inteligente, para desenvolvedores escreverem códigos melhores e mais produtivos com um editor que fornece preenchimento de código para linguagens Kotlin, Java e C/C++. 


Android Studio (Imagem: Developers Android)
Com o Android Studio, você cria diversos aplicativos Android conforme suas necessidades. Para se aprofundar no uso da ferramenta, indicamos o curso Android Studio - Curso Completo.  

A grade do curso contempla a criação de 10 aplicativos, com a mesma estrutura de grandes apps famosos. Você aprende do básico ao avançado: desde a configuração do emulador Android Studio, passando pelo entendimento de todas as ferramentas, até a criação do seu próprio app.  


Com as dicas de ferramenta e cursos acima, você não só fica apto a desenvolver os próprios games e apps, mas aumenta as oportunidades de ser contratado no mercado de trabalho por grandes empresas do ramo. Está esperando o quê?