O que está acontecendo com a SONY?

O que está acontecendo com a SONY?

22/11/2018 0 Por Geovane Sancini

De verdade, eu não queria ter que escrever esse artigo. Sério, mas depois de muito ponderar, disse-me-disse, decidi fazê-lo. Eu sou um defensor da liberdade de expressão. Sim, se você quiser ir no meu Twitter me xingar, ou no meu canal do Twitch, ou nos comentários dos vídeos que posto no YouTube, você tem todo o direito. Desde que você não me agrida fisicamente, está de boa.

Fazem uns dez anos que consegui comprar meu primeiro console com dinheiro próprio, e de 2008 pra cá, eu comprei cerca de sete consoles, dos quais cinco eram da marca Playstation (dois Playstation 2, um PSP, um PS3 e desde Agosto desse ano, um PS4).

Durante esse tempo, cheguei a conclusão de que a marca Playstation em si me passava confiança, era onde eu podia ter o melhor dos dois mundos, desde os jogos bacanas desenvolvidos no ocidente, até os jogos de nicho feitos por produtoras japonesas. Mas de um tempo pra cá, eu não sei…

Sem rodeios, de uns tempos pra cá, a Sony começou a adotar uma política de censura nos jogos publicados nas plataformas da empresa. Isso começou a ser notado quando a Sony simplesmente VETOU a publicação de Omega Labyrinth Z, um RPG cuja a tradução ocidental pro PS4 e pro Vita estava PRONTA. A razão?

Fanservice porque são menininhas em estilo anime.
Isso aqui é só uma conjectura minha, mas creio que o aumento nas roupas em Dead or Alive 6 também tenha sido coisa da Sony, e a Koei só jogou aquele Jebaited de blá blá blá competitivo pra trollar a mídia SJW e a própria Sony (Porque sabemos que as físicas dos bom bons das lutadoras continua).

Mas seguindo a história, temos desenvolvedores japoneses reportando que a Sony exigiu que os produtores colocassem raios de luz tapando partes do corpo de personagens em uma visual novel. O que é esquisito e ridículo, mas vou falar sobre isso mais pra frente.

O pessoal da XSEED teve de adiar levemente o lançamento ocidental de Senran Kagura Burst Re:Newal, porque a Sony exigiu que fosse removido o Modo Intimacy (onde é possível interagir com as personagens, da maneira pervertida que a franquia é) da versão de PS4 (a versão de PC terá o modo intacto)

A versão de PS4 da visual novel Nekopara foi adiada em quase quatro meses com relação a do Switch, porque a Sony novamente exigiu que o controle do balançar dos peitos das personagens fosse removido, além de adicionarem mais vapor nas cenas de banho.

Recentemente a Idea Factory anunciou as localizações de alguns de seus jogos para o ano que vem, e claro, as versões de PS4 vão passar pela faca da Sony. Não tenha sombra de dúvidas.

E por último (pelo menos até o momento), a Koei recentemente anunciou uma versão turbinada de Dead or Alive Xtreme 3 (Que originalmente era de PS4 e Vita, com uma versão Free to Play pro PC, intutulada Venus Vacation), aliás, jogo esse que não veio pro ocidente por causa da imprensa SJW. Pois é, Dead or Alive Xtreme 3: Scarlet vai passar pela faca da Sony, enquanto que a versão do Switch vai chegar intacta ao mercado.

O que isso tudo tem em comum? Jogos japoneses de nicho com menininhas no estilo anime (no caso de Dead or Alive, belos modelos 3D com corpos lindos) sofrendo censura.

A coisa tá tão feia, que basta abrir um site que não seja dominado por pautas SJWs, e qualquer notícia de jogo japonês sendo localizado, vai ter pelo menos um comentário perguntando: “Como a Sony vai passar a faca nesse jogo?”

Triste ver uma plataforma que era sinônimo de refúgio para os jogos japoneses, se transformar numa máquina de ceifar conteúdo. Eu sei que boa parte desses jogos não vão passar pelo meu console pela simples razão de eu estar desempregado, mas enfim.

Vídeo games deixaram de ser coisa de criança fazem vinte anos, desde a geração PlayStation, onde as produtoras perceberam que os jogadores cresceram, logo eles se sentiram mais livres pra adicionar temas mais direcionados ao público adulto, desde densidade em RPG’s e violência gráfica e todo tipo de coisa. E boa parte dos jogos que citei sendo censurados, tem como público-alvo justamente jovens e adultos. E nenhum deles (incluindo as visual novels) possui conteúdo sexual explícito.

Um adendo: Geralmente, quando se porta, ou cria uma visual novel para consoles, você não coloca cenas de sexo explícito, porque isso fará com que seu jogo ganhe classificação Adult Only (não sei como funciona na PEGI e na CERO), o que fará com que menos lojas coloquem seu jogo a venda, o que diminui MUITO as chances de você ter boas vendas. É por isso que quando visual novels como Kanon, Nekopara ou Deardrops vão para algum console, os produtores fazem delas versões All-Ages, removendo o conteúdo sexual, para atingir um público maior e gerar mais
vendas.

Dito isso, quem a Sony quer proteger com essas censuras? Não podem ser as crianças, já que esses jogos NÃO SÃO PARA CRIANÇAS. “Ah, mas as crianças podem acabar topando com eles na PSN e comprando e blá blá blá”. Se você deixa o controle da sua PSN com algum menor de idade e não aplica nenhum controle parental, sem contar o Cartão de Crédito livre, a culpa é totalmente sua e não dos jogos. E garanto, não são todas as crianças que vão ver aquelas menininhas bonitinhas e vão querer jogar aquele jogo. Muitas vezes são jogos com MUITO TEXTO e criança em geral detesta ler.

A quem a Sony quer AGRADAR com essas censuras? Aí chegamos ao ponto principal desse texto. Recentemente, a indústria e imprensa ocidental de jogos tem sido tomada por justiceiros sociais, gente que faz militância online, alegando lutar por causas nobres, mas que não passam de hipócritas querendo   agradar o próprio ego. Qualquer coisa se torna ofensiva, sexista, machista ou racista. Só que a horda, além de ególatra, é ignorante em relação ao mundo. Porque afinal de contas, fodam-se as meninas que foram condenadas a levar chibatadas no oriente médio por dançarem em um vídeo, o que é machista, sexista e opressor é Dead or Alive, um jogo de luta que tem mulheres bonitas.

Muita gente vem ignorando essas atitudes da Sony, porque “Eu não jogo esses jogos de otaco fedido”, só que essas pessoas não se dão conta, de que quando menos perceberem, isso vai estar afetando os jogos maiores que ela gosta, ou não… Não sei como a Sony reagiria a uma sacola cheia de dinheiro, mas o futuro, do jeito que anda, é medonho. Tenho medo de que em um provável Persona 6, a versão ocidental lime a chance de formar relacionamentos com as personagens, ou mesmo interagir com elas, por conta dos SJWs que vão considerar você falar com uma
pessoa do sexo oposto é assédio.

Mas enfim, encerro por aqui questionando como a Sony chegou a esse ponto e se a situação é reversível. Porque eu sei que jogos já foram censurados no passado, várias coisas mudam de uma região pra outra, mas enquanto que durante muito tempo, a industria ocidental evoluiu, agora parece estar regredindo. E não é graças aos conservadores, mas graças aos supostos progressistas que se ofendem com ficção e ignoram a realidade.