Claybook | Um jogo onde se brinca com massinha

Claybook | Um jogo onde se brinca com massinha

28/07/2018 0 Por Diogo Batista

Dificilmente encontraremos pessoas que nunca brincaram de “massinha” sequer uma vez na vida, instigando nossa criatividade ao mesmo tempo em que alimentamos nossos instintos destruidores.

Claybook esta ai para nos mostrar que há uma criança dentro de cada um de nós. E com a premissa de criação e manipulação de nossas famosas massinhas, nos encontramos brincando em nosso playground de destruição fofinho.

Abrindo nosso livro, nos deparamos com os primeiros tutoriais, onde deparamos com missões que já nos colocam realizando muito do que encontraremos durante boa parte do gameplay.

Logo na primeira missão podemos nos deparar com uma das coisas mais bonitas do game, a física dos fluídos, os líquidos nos prendem por bem mais tempo que o imaginado.

É simplesmente lindo e extremamente divertido libertar a água da opressão das paredes de massinha e inundar o mapa, mesmo que por diversas vezes acabemos nos obrigando a ter que reiniciar a fase devido a tanta bagunça.

Com fases com os objetivos mais variados, o jogo ganha um leque de possibilidades muito imersivo, desde missões onde é necessário
libertar líquidos, consumir objetos no mapa ou até mesmo correr para objetivos sem ser derrubado, o mais rápido possível.

LEIAM – 5 Motivos para se Comprar um PlayStation 2

Nele você pode assumir as mais diversas formas para concluir seus objetivos, desde a tradicional “bolinha”, discos, cubos, um lindo patinho amarelo ou até mesmo um foguete que é impulsionado pelos líquidos.

Claybook

A mecânica de controle de objetos pode parecer um pouco estranha num primeiro momento, devido a simplesmente possuí-las com um toque no controle, algo que também deve ser citado é a já conhecida mecânica de voltar no tempo alguns períodos, deixando assim para trás clones perfeitos de nossa última forma, gerando então mais inúmeras possibilidades, como a criação de paredes, rampas ou escadas que podem nos ajudar muito no objetivo final.

Ainda no quesito mecânica, uma das coisas que mais me surpreenderam foi a habilidade de atrair ou repelir líquidos, mas afinal de contas, as massinhas com propriedades magnéticas não eram disponíveis na minha
infância, mas já estão entre nós há algum tempo.

A trilha sonora não chega a ser notável, com uma musica calma e instrumental constante, podemos relaxar e mergulhar neste mundo, porém
a partir dos primeiros 20 minutos de gameplay, já é bem provável que você corra o risco de desejar que o diretor de som fique surdo, pois a trilha se mantém exageradamente constante, mesmo com o passar das missões, tornando a proposta de calmaria em algo cansativo.

Claybook

Um dos testes que pude realizar, foi jogar ao lado de minha sobrinha em seus plenos 2 anos de idade, podendo assim perceber uma outra característica muito presente, a excelente paleta de cores e o quanto este jogo pode ser instrutivo se bem aplicado.

O jogo conseguiu ficar ainda mais divertido utilizando o mapa para demonstrar características e cores de um jeito muito mais lúdico, ela  simplesmente adorava identificar as cores e ver a mecânica da massinha que ela já tanto conhecia, mas não dessa forma digital.

Mesmo defendendo que “botar a mão na massa” literalmente, ainda é mais
aconselhável, essa pode ser uma boa alternativa de game para os pequenos, pois mesmo com diversos controles complexos, a parte mais legal, que é simplesmente ver o mapa ser moldado à sua própria vontade, é algo que consegue ser realizado sem praticamente nenhum esforço.

Claybook

Já para as crianças um pouco mais crescidinhas ele se demonstra muito bom para instigar a criatividade e solução de problemas, tendo em vista que por diversas vezes você é pego de surpresa, andando em círculos, tendo que bolar as mais mirabolantes táticas com as mais diversas formas para que seu objetivo seja concluído, mesmo que isso seja apenas fugir de dentro de uma caixa ou subir uma escada.

LEIAM – Shenmue I & II HD Remaster | Um clássico para se revisitar

Algo que também deve ser citado é que o jogo também possui uma possibilidade de Coop local com até 4 players o que nos dias de hoje é mais raro do que ver um pé de alface em formato de árvore de Natal.

No modo Coop os desafios se tornam infinitamente mais rápidos de serem resolvidos e o nível de diversão aumenta consideravelmente, afinal de contas, não é todo dia que você pode empurrar seu amigo de obstáculos altos ou usá-lo para subir em tanques de água, podendo implodi-los enquanto riem.

As pessoas tem o estranho costume de não quererem correr risco de vida na vida real.

Claybook

Algo que também notável é a ambientação, enquanto estamos brincando observando apenas a visão da mesa com a massinha, tem todo um mundo em volta, dentro de um quarto, onde existem referências a uma infância de uma criança, que tem a imaginação estimulada também nos desenhos.

Pela bagatela de R$ 29,99 em dias normais na Microsoft Store ou R$ 37,99 na Steam ou aguardar para uma possível liberada na carteira
quando rolar alguma promoção nas plataformas.

O jogo parece simples, mas pode te fazer relaxar por alguns momentos com muita facilidade. Afinal de contas, convenhamos que possa ser menos prazeroso, mas é muito mais seguro chegar em casa e brincar de massinha do que bolar um plano para exterminar toda humanidade por te se estressado durante o dia.

Claybook foi analisada com um chave digital de Xbox One gentilmente cedida pela desenvolvedora Second-Order.