Logan | Enfim um bom filme do Wolverine

09/03/2017 0 Por Diogo Batista
Saber que um novo filme solo do Wolverine está sendo feito, normalmente me causava medo. Se você assistiu X-Men Origins: Wolverine  e Wolverine Imortal, deve compreender o porque desse medo. Foram dois grandes pedaços de merda jogados contra a tela do cinema e posteriormente comercializados em caixinhas de dvds.
 
Sério, que filmes horríveis, e nem citei a abominação que foi X-MEN 3.
 
Depois de 17 anos interpretando o carcaju, Hugh Jackman, decidiu que era hora de se aposentar do personagem. Mas será que poderíamos receber um filme do Wolverine que não nos fizesse tentar arrancar nossas orbitas com as mãos?A resposta é sim. LOGAN é um dos melhores filmes do Wolverine já feito até o momento. É uma despedida digna e que provavelmente vai conseguir arrancar algumas lagrimas dos mais sensíveis – Eu por exemplo.


Ele é um filme perfeito? Não, mas continue lendo que eu explico.

 

LOGAN é diferente dos demais filmes sobre os mutantes até o momento, isso fica explicito nos primeiros minutos. Quando um grupo de bandidos tentam roubar as rodas de seu carro, o carcaju sai para conversar e leva um tiro no peito, se regenera, levanta e revida esquartejando-os com suas garras. Esses minutos são basicamente um aviso as mães e pais que tiveram a brilhante ideia de ignorar a faixa etária do filme e levou crianças a sessão. E para os adultos fica a mensagem: Vocês verão aquilo que sempre esperou ver de um personagem com garras de adamantium. 

 

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O enredo nos mostra um que aquele mundo em que os personagens viviam mudou muito desde os eventos do X-MEN 3. Não há muitos mutantes espalhados por ai, aparentemente foram caçados e mortos por uma empresa grande. Isso é explicado a medida que o filme avança, alias, a maneira como tudo é explicado no filme foi uma das coisas que me surpreendeu.


Algumas cenas são sufocantes e te dá vontade de pegar o Wolverine nos braços enquanto diz: Tá tudo bem agora, Loganzinho, vai ficar tudo bem.

Logan está velho e doente, aparentemente o adamantium em seu corpo o está envenenando e debilitando seu fator de cura. Só que ele tentar levar uma vida normal trabalhando como motorista de limusine, pois está juntando grana para comprar um barco e levar Xavier para alto mar. 


Não é novidade para ninguém que o Xavier está no filme, logo não é spoiler, certo.


Xavier está com alguma doença neurológica, o que o torna uma maquina de destruição em massa, por não ter mais controles sobre seus poderes, sua condição chegou a matar milhares de pessoas em surtos passados. Mas Logan não o deixou a própria sorte e cuida do seu velho amigo e mentor.


Essa relação de Logan e Xavier é muito bem explorada. Talvez eu esteja exagerando, mas os dois proporcionaram os melhores momentos em todo filme. Eu gostei da Laura, acredito que tenham captado perfeitamente a aura da personagem, mas Xavier e Logan roubam a cena na minha opinião.

Laura (X-23) é fundamental para a trama do filme pelo fato dela ser uma experiência genética baseada em Logan. Ela possui os mesmos poderes e também teve a adição do adamantium em se corpo, com a diferença da garra no pé, ou lamina… é uma só, não dá para chamar de garra, oras.


Por grande parte do filme você vê ela calada e apenas respondendo por gestos, o que é aceitável visto o trauma que a garota passou e as condições em que ela vivia antes de encontrar com o carcaju. Ela precisa chegar em determinado ponto e encontrar com amigos mutantes do instituto que ela fugiu, e que colocou os carniceiros para recuperá-la. Ao longo do filme ela e Logan começam a criar laços e isso flui muito bem, gerando momentos muito bacana.


É uma explicação bem rasa da minha parte, eu sei, mas é para não estragar as surpresas que os aguardam. No trecho abaixo soltarei spoilers dos momentos finais do filme, então se não quer ler, pule.

SPOILERS


Como eu disse no começo desse texto, Logan é o melhor filme já feito com o Wolverine. Ele nos entrega algo que sempre esperamos conferir na tela do cinema de uma maneira surpreendente, mas ele não nos dá um final tão grandioso quanto foi o resto do filme.


O vilão não é ruim, tampouco é introduzido de uma maneira absurda, até faz sentido sua natureza e ações, mas podia ter sido muito melhor. Há uma variedade de vilões que o Wolverine enfrentou ao longo dos quadrinhos e que poderia ter sido introduzido na trama. Creio que foi uma adição arriscada e que até funcionou. Eu sei que não sou crítico de cinema, mas pensar um pouco não mata ninguém.

A cena em que os mutantes crianças estão correndo pela floresta enquanto os carniceiros os perseguem. Que cena estupida. Em um determinado momento do filme, Logan assisti pelo celular como as crianças fugiram do instituto dos vilões. Eles são armas, eram treinados como armas e sabia utilizar muito bem seus poderes. Só que eles esqueceram que tinham poderes o suficiente para matar os carniceiros justo quando mais precisavam?


Sinceramente, as cenas finais só valeram mesmo pela batalha entre Wolverine e X-23 contra o X-24.


Donald Pierce, um dos principais vilões, é o único que não sai na porrada com ninguém, você provavelmente vai odiá-lo, ele consegue causar essa sensação. Também é uma pena que ele tenha uma das mortes mais mediócre de todo o filme. Eu torci para ele ser partido ao meio, ou ser atropelado e ter a cabeça sendo esmagada pela roda do carro do Logan, mas nãooo, vamos deixar as crianças se darem contas de que agora tem poderes.
.
FIM DOS SPOILERS

Logan é um ótimo filme do Wolverine, com toda a certeza posso dizer que ele encerra o ciclo do Wolverine com Hugh Jackman de maneira digna e memorável. É uma despedida que vai te levar te emocionar.


O filme precisava ter violência? Sim, faz parte do personagem, ele não tem como se defender de maneira não letal, sendo que ele é uma arma. E quando se tem pessoas queridas em risco de vida, então você vai utilizar do que tem a disposição para salva-los mesmo que isso possa custar a sua vida.


Oras, ele tem garras que cortam qualquer metal nesse mundo. Quem não iria cortar alguém com elas. 


Deadpool ensinou a FOX como um bom filme de super herói deve ser feito, então acho que podemos esperar uma grande variedades de filmes bons. Pelo menos é o que todos nós esperamos.

Que todos se divirtam com o filme!