Conheçam Carlito e seu Europop chiclete Mexicano!

11/06/2014 0 Por Diogo Batista
Jonny Jakobsen

No ano de 2012 um amigo resolveu dividir o aluguel comigo, e naquele tempo em meio a jogatinas de SKYRIM e episódios de South Park, ele me mostrou o AMV de uma musica chamada “Carlitos“. O vídeo consistia em personagens femininos com bigodes mexicanos, dançando ao lado de cactos dançantes enquanto repetiam a exaustão o nome “Carlito, Carlito”.

Fiquei dias e dias com esse refrão martelando em minha cabeça, então pensei “Oras, quem diabos criou essa musica?” e fui atrás do criador dessa dance music chiclete. Para minha surpresa, o artista é sueco e não se chama Carlito. Seu nome é Jonny Jakobsen, Carlito é apenas um de seus personagens. Mas antes de falar sobre eles, conheceremos um pouco de sua história.

Antes de Carlito ser concebido, Jonny Jakobsen se chamava Johnny Moonshine e até lançou um álbum de musica country intitulado de “Johnny Moonshine & The Moonshine Band” em 1995, mas o projeto acabou não seguindo adiante devido a complicações, então Jacobsen partiu para o euro pop que naquele momento tinha uma cenário musical forte.

Jonny Jakobsen
Então nascia Dr. Bombay, um taxista cantor da cidade de Calcutá, que aprontava altas confusões em seus videoclipes e claro, todas as letras são o dia-a-dia desse taxista desastrado e que já teve sua família raptada por um tigre.

Tigre bobo!

As musicas são extremamente pegajosas, e não é a toa que se enquadra no gênero bubblegum pop, que por sinal eu nem conhecia, mas que explica muita coisa.

Uma curiosidade bacana sobre o personagem, é que algumas de suas musicas apareceram no game Samba de Amigo do (Que Deus o tenha) Dreamcast e no dançante Beatmania IIDX do Arcade


É preciso admitir que os videoclipes dos anos 90 ainda são divertidos, uma pena que é tão difícil acha-los com uma qualidade de 480p. Talvez seja a musica falando por mim, depois de ter dominado meu cérebro… quem sabe?


Há que considere a musica de Jakobsen um tanto racista e estereotipada, mas isso não impediu de alcançar certa popularidade na Índia, onde quase levou processo nas costas, mas as autoridade acabaram deixando de lado, visto que ele era apenas chato.


E no ano de 2000 nasceu o escocês Dr. Macdoo, primo distante do indiano Dr. Bombay, ao menos essa é a origem contada por Jacobsen.


Conheçam Carlito e seu Europop chiclete Mexicano!


Dr. Macdoo não caiu muito no gosto do público, mesmo mantendo o tom satírico, as musicas não pegaram. O videoclipe gerados para o álbum “Under The Kilt” eram engraçados, mas infelizmente as composições não gerou grandes hits e acabou por não agradar os fãs antigos.


Claro, continuava sendo uma paródia étnica, mas talvez um pouco mais forçada e sofrível do que seu antecessor. 



Dr. MacDoo ele alcançou um pequeno público na Suécia, mas os fãs de Dr. Bombay não compreendiam o porque da mudança de personagem. Logo o personagem deixaria de existir para no ano de 2006 dar lugar ao seu último personagem (por enquanto) Carlitos.


Conheçam Carlito e seu Europop chiclete Mexicano!
Jakobsen não caracterizado.
Carlito é um cantor mexicano apaixonado por Carlita e como os pseudônimos anteriores suas letras são baseadas no dia-a-dia do personagem. Todas as suas músicas possuem um refrão extremamente fácil e pegajoso. Posso dizer que Jakobsen reformulou toda a ideia do som que fazia anteriormente. A adição dos vocais femininos de Carlita trouxe uma pegada dance moderna e que caiu no gosto do povo.

Eu ouvi o primeiro álbum do Carlito “Fiesta” e senti como se meus ouvidos e pensamentos tivessem sido possuídos. 

A MÚSICA NÃO QUERIA SAIR DA CABEÇA!

Lembram quando Vengaboys lançou seu hit “Boom Boom Boom Boom“? É mil vezes mais grudenta!

Há quem odeie o Carlito ou qualquer outro personagem, principalmente algumas pessoas do fórum The Bore, ao menos em 2008 eles o odiavam, haha!

Eu não considero esse tipo de musica ruim, diferente do funk carioca, esse sim é uma grande merda. O gênero bubblegum dance é dançante e extremamente alegre e as crianças provavelmente curtiram bastante.

Oras, mas você não acredita? Então assista o videoclipe abaixo e se delicie com seus pensamentos sendo tomados pelo Carlito. 

Faça o teste, mas não recomendo aos mini adultos, eles estão ocupados louvando algum satã…mini adultos me dão medo!

Mas com Carlito as coisas deram certas, então nada de abandonar o sombreiro, pois o sucesso foi tanto (principalmente no Japão) que surgiu o segundo álbum “Wild World!” em 2007.

Todas as letras são criadas a partir da perspectiva do personagem nos países que estão visitando… ou seja, tudo em primeira pessoa. Não que isso importe, mas oras, achei que seria importante… não? Ah, wherever!



A qualidade de produção continua indiscutível e dessa vez eu recomendo você deixar um martelo ao lado quando for ouvir, pois será essencial para você despregar a musica da cabeça.

Acho importante dizer que apesar de ser um gênero diferente do que gosto de ouvir, a ideia comercial por trás de tudo isso é fascinante. O personagem foi criado com o intuito de fazer piada e sucesso, e o filho da mãe conseguiu. Seu maior público esta no Japão, e apesar de restrito a alguns países, Jakobsen faz um ótimo trabalho.

Antes de encerrar, deixo com vocês o vídeo de Carlitos visitando a mãe Russia na música “Russkij Pusskij“.



Atualmente Jakobsen faz alguns shows, mas não há muito informação a respeito de um novo álbum ou projeto. Espero que esse sueco doidão não abandone o sombreiro e ressurja com algo novo.

Espero que tenham gostado e até a próxima, Ai, Caramba!