A Metamorfose de Franz Kafka

A Metamorfose de Franz Kafka

19/03/2014 0 Por Diogo Batista

Faz um bom tempo que não trago nenhuma dica de livro para o site, mas isso se deve ao fato de que não tinha lido mais nada desde o fabuloso “I Have no Mouth and i Must Scream” do autor Harlan Ellison.

Nesse tempo distante da leitura, adquiri vários livros físico e alguns Epubs, mas acabei deixando-os empoeirando na estante, os livros nesse caso. Não há desculpas o suficiente para mim, mas apesar de não ser o melhor exemplo, busco incentivar as pessoas a minha volta a lerem mais.

LEIAM – I Have No Mouth, and I Must Scream | Um conto de arrepiar

Tirei o pó dos livros, selecionei alguns Epubs interessante e voltei com força total, sendo os dois primeiros Guerras dos Tronos: Crônicas de Gelo e Fogo do autor George R.R. Martin e A Metamorfose de Franz Kafka.

Mesmo com Guerra dos Tronos iniciado, acabei tentado a ler o livro de Kafka, que por sinal é bem curto, apenas 60 paginas, e devorei em 2 dias.

A Metamorfose

A Metamorfose de Franz Kafka

O livro conta a historia de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que se transforma em um inseto. Na realidade ele acorda na forma de um inseto, o que não muda o fato da transformação… só estou pensando alto.

Mesmo após perceber que seu corpo não é mais ou mesmo, os pensamento dele estão voltados ao trabalho e seus deveres. Claro, que se acontecesse comigo, provavelmente eu estaria gritando e chorando feito uma menininha, mas Gregor é de um tempo em que homens eram mais duros consigo mesmo.

Determinado a seguir com suas obrigações, então decidi que precisa levantar, pois já esta atrasado para o trabalho. Nesse tempo ele tenta de diversas formas se por de pé, com dificuldade, visto que ele se transformou em um inseto.

Depois de algum tempo, ele caba saindo da cama e até por insistência da família, consegue abrir a porta do quarto, mesmo sem as mãos, mas não é bem recebido como esperava. A família se assusta com o novo Gregor e acabam por confina-lo ao quarto e meses vão se passando.

O PILAR FAMILIAR

A Metamorfose de Franz Kafka
Nessa passagem de tempo Gregor, que antes era o pilar financeiro da família percebe como se tornou inútil, pois seus pais começam a desprezá-lo e em certo momentos até é agredido, algo antes inimaginável por ele.

A pessoa mais próxima a ele seria sua irmã Grete, que no início passa a alimentá-lo, mas que depois de arrumar um emprego, também passa a desprezá-lo em alguns momentos. O que leva Gregor sentir-se cada vez pior.
O livro nos proporciona grandes lições, principalmente que é horrível sentir-se um fardo para pessoas que amamos. Apesar de não podermos prever os infortúnios que pode vir a nos acometer, tampouco a reação de nossos familiares.

Gregor apesar de amar sua família, acaba por desenvolver ódio devido a forma como passa a ser tratado. Alguém que antes era tratado com tanta importância, simplesmente deixou de existir no núcleo familiar.

Seria apenas o dinheiro de Gregor importante para a família, será que eles realmente o amavam?

CONCLUSÃO

Eu fiquei extremamente emocionado com o final do livro – Foi impossível não comparar algum momento da minha vida com os questionamentos de Gregor. Eu já me senti como ele, ainda hoje tenho medo de me sentir daquela forma.

Não estou dizendo que fui uma barata, oras essa!

O livro A Metamorfose de Franz Kafka  levanta diversas questões, então não perca tempo, compre, faça o download, mas não deixe de ler essa magnífica obra.

Claro, que se você for muito preguiçoso, também pode optar por assistir ao filme com legendas em português aqui embaixo – Créditos do vídeo: Marcelo Vinicius

De nada!