O Primeiro console a gente nunca esquece

O PRIMEIRO CONTATO

Esse sou eu jogando Super Nintendo em um TV preto e branco – Olha as latas de tintas do meu pai ali ao fundo.

O primeiro console a gente nunca esquece, independente se você ainda joga ou não nos dias de hoje.

Recordo ainda nos dias de hoje minha emoção ao ver meu tio chegando em casa, com aquela caixa grande e rasurada em mãos. Pensei que fosse um videocassete a primeira vista, mas logo em seguida ele retirou o aparelho de dentro da caixa, depois alguns cartuchos.

De inicio fiquei empolgado, mas não tinha ideia do que se tratava, tinha uns 8 anos na época.

Mas a emoção veio mesmo após ligarmos o console. Percebi que um novo mundo se abria diante meus olhos. Diversas cores e “bonequinhos” controláveis.

Estava pasmo com tamanho poder daquele videocassete estranho de nome:

MASTER SYSTEM

O console acompanhava dois controles e um deles estava somente na placa com as borrachinhas coladas, enquanto o outro era completo.

Infelizmente o controle inteiro não funcionava, então tínhamos de utilizar o que estava só o esqueleto, mas não atrapalhava em nada a jogatina e possui três cartuchos, sendo os jogos Vigilante, Double Dragon e Shinobi.

Leiam – Shinobi | O Maior Ninja do Master System

Um dos primeiros títulos que joguei foi Alex Kidd in Miracle World que vinha na memória, a possibilidade de pilotar uma moto ou mesmo um helicóptero naquela época era fascinante para mim, sentia o que os jovens de hoje sentem ao jogar Resident Evil 5 ou Prototype.

Recordo que deixei varias vezes de assistir a banheira do Gugu para poder jogar Shinobi, Vigilante e Double Dragon.

A BANHEIRA DO GUGU

Eu era jovem e não compreendia muito o mundo, não tinha afinidade com as meninas da minha idade, mas sabia muito bem o que era aquilo saltando do biquíni das participantes e gostava muito.

Só que não era o suficiente para superar o meu deslumbramento com o Master System. Passava horas e horas jogando Vigilante e Double Dragon ao lado do meu tio – Os preferidos eram Shinobi e Alex Kidd.

Vale lembrar também Monica no Castelo do Dragão que era o ótimo, alugávamos sempre pois devorava os quadrinhos na época e a possibilidade de jogar com a personagem me deixava em êxtase  – Foi o primeiro RPG da minha vida.

Consequentemente com o passar dos anos e as novas tecnologias, meu tio vendeu o aparelho para comprar um Super Nintendo. Só que eu nunca esqueci os bons momentos que tivera com o Master System.

Devido a esses bons momentos que recentemente adquiri um Master System só para relembrar os bons momentos que passei ao lado do meu tio, que hoje se entregou ao mundo dos jogos de Futebol – Oh, tristeza!

O importante é que a lembrança ainda esta aqui fresca em minha memória e hoje já adulto, quando sinto falta daquela sensação eu ligo o Master System e sou transportado para o ano de 93, quando ainda não existia PlayStation 3 ou Xbox 360 e eu me divertia muito mais com um jogo da Turma da Monica.

Edit 19/04/2020

Esse é o meu tio nos dias de hoje e sem aquela cabeleira Xororó dos anos 90

Incrível como muita coisa mudou de 8 anos para cá. O artigo envelheceu um pouco, e apesar de eu ter mudado muito, ainda sinto uma baita nostalgia com o vídeo game, mas muito mais dosada do que na época em que participei do meme.

O mundo mudou e eu mudei com ele. Hoje sou pai e estou casado, nessa época eu queria resgatar a qualquer custo bons momentos com os videogames como uma forma de tornar mais fácil lidar com a vida adulta.

Obviamente eu nunca esquecerei dos bons momentos que vivi ao lado do meu tio e esse primeiro contato com o Master System, mas posso dizer que hoje eles possuem um sabor muito melhor quando recordo, pois sei que posso proporcionar isso ao meu filho dentro de alguns anos, afinal, isso faz parte de crescer.

As lembranças sempre estarão aqui com o console físico ou não, porque o importante ali não era o console em si, mas a  presença do meu tio, o contexto familiar, a presença dos meus avós na cozinha papeando durante o almoço, enquanto estava meu tio, o meu irmão e eu estufados da macarronada feita por minha tia, sentados apreensivos em frente ao videogame.

Criador e Editor-Chefe do Arquivos do Woo, é um eterno rabugento. Opta por investir seu tempo entre games, filmes, livros e sua família à perder tempo discutindo na internet.

44 comments

comments user
Cyber Woo

Cara, fiz muito quando muleque!

Meus amigos viviam se gabando que zeravam isso e aquilo, então para não ficar para trás, soltava aquela mentirinha basica. hahahaha!

Isso ae vei, escreve no Historia gamistica! 😀

Valeuz pela visita e volte sempre! 😉

comments user
Cyber Woo

Devidamente atualizado meu caro! 😀

comments user
Cyber Woo

hahahahahaha! naquela época peitos saltandos na TV eram raridades, vamos ajoelhar e agradecer ao GuGu pela iniciativa! hahaha!

Mas convenhamos que um game entretem muito mais, uns peito na tv vai nos prender uns 5 minutinhos, enquanto o Master era diversão infinita! hahahaha!

Infelizmente o Master System não é brasileiro, ele foi o primeiro 8 bits da Sega mas podemos dizer que é quase brasileiro! 😀

comments user
Cyber Woo

Muito obrigado cara, procurei repassar toda a sensação que pude, ao recordar momentos tão belos e importante de minha infancia.

E concordo com você o Master System é maravilhoso!

As vezes ao me sentar em frente a tv e o vejo parado na estante, logo recordo os momentos descritos no texto.

Um lembrança que talvez os Next Gen não vão causar na atual juventude.

Grande abraço, e obrigado pela visita! 😀

Linkei o QG Master aqui, ok?

comments user
GLStoque

Banheira do Gugú!!!?????
Como assim????

Achei que só eu tivesse um videogame gongado, mas ter que jogar com um controle desmontado deve ter sido um terror, ainda mais se tratando de um Master System que já não tem um controle muito bom, né?

De qualquer forma, gostei do texto, nostálgico.
Arrasô no Analisamento de situação: peitos pulando ou videogame… kkk!

comments user
Solo Player

Muito bacana o texto, nunca tive problemas em escolher Banheira do Gugu ou Games… Nunca gostei de banheira do Gugu, nessa epoca a gente só falava de Cavaleiros do Zodiaco… Bem nostalgico…

Ps: No segundo paragrafo você escreveu "de início fiquei empolgadAAA" fiquei na dúvida se quem escreveu era homem ou mulher… No último paragrafo "sou transportadOOOO" ae fiquei mais na dúvida ainda, e como não achei a assinatura do autor, ferrou tudo…

comments user
Leonardo Soler

kkkkkkkkkkkkkkkkk o duvida cruel… peitos ou video game… acho q fico com peitos afinal não é toda hora que se tem peitos na tv kkkkkkkkkkk

Mas… O meu primeiro console que eu joguei foi master system 3… o Master System é brasileiro???? sempre quis saber isso pq eu tinha jogado antigamente um jogo da tv colosso, um da monica tbm… que estranho… (sorry i'm noob)

comments user
Solo Player

Estou visitando todos os blogs participantes e pedindo que atualizem a lista de blogs do MEME nos seus respectivos posts… Dá um Ctrl+C na lista lá do JCOAS, que tá em ordem alfabética e tá facim de ver qual que tá faltando na sua lista… Aquele Abraço… Vamos ajudar a divulgar…

IMPORTANTE: Não deixe de comentar no post dos outros participantes, deixe sua opinião, sua visita, vamos fortalecer e ampliar essa corrente…

Esta é uma mensagem padronizada que enviei para todos os Blogs da B.E.R.G. que estão contribuindo para o MEME "O primeiro console a gente nunca esquece…"

comments user
Cyber Woo

Thank´s Rita!

Mesmo que alguns titulos já não brilhem como no passado, sempre trará consigo uma lembrança maravilhosa e o Master System me proporcionou muitas.

Obrigado pela visita! 😀

comments user
Cyber Woo

hahahahaha! pode deixar que corrigi e tenha certeza que foi um cabron que escreveu o texto!

Nossa, a banheira do GuGu foi a razão de muitas crianças tomarem banhos quentes com frequencia, ao menos na minha época. hahahahaha!

comments user
Cyber Woo

Titiaaa! você por aqui! 😀

Em relação ao controle, não afetou muito por ser o primeiro console e talz, então para mim era algo normal, estava totalmente acostumado.

Já nós dias de hoje, quando fui jogar estranhei pois estava desacostumado e sofri um pouco, mas nada que atrapalhe a diversão.

O pior controle já feito na minha opinião é o do N64…AH! JESUIS

E obrigado pela visita titia, o blog ficou até mais shine após o seu comentário! ARRASÔ!

comments user
André Breder

O Master System foi o meu terceiro console, em ordem cronologica. Ele me divertiu muito, tem games que jogo até hoje. Mônica no Castelo do Dragão é um que eu tinha até o cartucho na época em que meu Master ainda estava vivo.

comments user
Cyber Woo

Mônica no castelo do Dragão deve estar na lista de um dos mais jogados disparado pelos detentores do Master System! hahaha!

Thank´s pela visita André, volte sempre!

comments user
SergioSJS

Master System foi meu primeiro console. Lembro de quando o meu controle quebrou, meu pai comprou controles de Mega Driver que felizmente serviram ^^

No fim, meu MS foi rifado pelo meu pai…. rsrs

comments user
Cyber Woo

hahahahahaah! no final das contas foi rifado…pobre garoto! hahaha!
Meu pai também tinha o dom de vender nossos games, e sempre com promessas de novos, que por sinal nunca vinham!

Obrigado pela visita meu caro, volte sempre!

comments user
Nesbitt

Muito bacana o relato, Cyber! Trocar Game por Peitos…. não faça isso atualmente se não quiser o console quebrado! huahauhauha

comments user
Cyber Woo

Calma lá! eu tinha 8 anos! hahahaha!

hoje em dia a coisa mudou um pouco, eu não troco algumas coisa para ficar jogando.

hahahahahaha! não troco mesmo! hahahaha!

comments user
Nintendo Blast

Olá! O Nintendo Blast está na onda também agora gente. Já adicionamos o link de vocês no nosso post.

Segue o nosso link: http://www.nintendoblast.com.br/2011/04/o-primeiro-console-gente-nunca-esquece.html

Um abraço!!!

comments user
Sabat

O Master foi o primeiro console de muita gente, não foi o meu, mas um segredo sobre este grande aparelho da Sega eu guardo: foi nele que eu terminei pela primeira vez um jogo de video game, CASTLE OF ILLUSION STARRING MICKEY MOUSE!!!!!!!!!!! Foi em uma oportunidade em que troquei o console com um amigo, e eu era o maior jaum em termos de games, mal passava da terceira faze nos jogos. Apos alguns dias, esse amigo voltou em casa e disse E AE, JA TERMINOU O CASTLE?
Com vergonha eu disse que não havia conseguido ainda… ¬¬
Ele então ligou o vg, e jogou de ponta a ponta na minha frente! Eu observei atentamente cada passo que ele dava, os esquemas de se matar um boss, descobri que os jogos tinham passagens secretas, cara foi algo mágico! No dia seguinte, eu joguei e terminei o game. Depois de um tempo, eu e esse amigo estávamos disputando quem terminava com mais vidas no contador, e eu ganhei XD

Vou escrever isso no Retroplayers cara, como uma Hisória Gamística ahUAHuha

comments user
GLStoque

Eu até me simpatizo com o controle do N64, apesar de nunca ter aprendido, nem decorado as funções daqueles malditos 'c'. O foda era a durabilidade pífia do analógico. Fudido.

Não precisa agradecer.. Titia tá aqui pra isso!

comments user
RafaTchulangueroPunk

Master é um console bacana mesmo, foi o primeiro vídeo-game não pixelado que eu joguei na vida, lembro que a primeira vez que vi fiquei de queixo caído na casa de um amigo.

E sobre a disputa vídeo-game X peitos… os peitos só tem real vantagem se forem reais, na televisão é perdoável, he he he…

comments user
@PaattyK

lol, muito bem colocada a banheira do Gugu ali no meio!

Não tive um master system, mas cheguei a jogar o jogo da Mônica no computador! Descobri que não tinha o Capitão Feio no jogo e fiquei tão frustrada que parei de jogar sem terminar. Algum dia eu tento de novo!

comments user
Armando Torrao

Nossa o meu primeiro foi o super game da antiga CCE hoje MABE.Era o concorrente do ATARI.Gosto dos de hj mas prefiro os antigos.Abraços amigo.

comments user
Cyber Woo

Quanto a disputa, não há duvidas vei!

Na vida real eles ganham disparados, já no mundo dos games! aham!

Obrigado pela visita, e volte sempre!

comments user
Cyber Woo

Olha só, Grande Armandinho!

Sem duvidas, os games atuais possuem games bons, mas os antigos são insuperaveis.

Valeuz amigo, volte sempre!

comments user
Leonardo Soler

Eu sei que já se passou algum tempo desde que o meme rolou mas você poderia atualizar com o novo meme que foi escrito lá no meu blog…
escrito por Romulo Kusanagi

http://xgamegeniusx.blogspot.com/2011/05/o-primeiro-console-gente-nunca-esquece.html

comments user
Cyber Woo

Sem problemas, já atualizei por aqui 😀

comments user
Leo S.

Fala Cyber!

Legal saber que o teu primeiro tb foi um Master System! o/

Agora, mesmo amando o meu Master, a banheira do Gugu era sagrada pra mim, hahaha, não perdia uma. Mas nessa época… 93 né? eu já tinha 13 anos, deve ser isso hehehe

Depois dá um pulo lá QG, além do relato do Adinan agora tem o meu tb:

O primeiro console, a gente nunca esquece – Master System, agora por Leo S. no QG Master >
http://bit.ly/kQVGwu

Abração!

comments user
Cyber Woo

Compreendo sua decepção em relação ao capitão feio, mas saiba que não foi só com você! hahahaha!

A banheira deu charme ao post né! hahahaha!

Obrigado pela visita Paty, volte sempre!

comments user
Cyber Woo

Fala Leo!

Ah, a banheira me proporcionou otimo momentos, hehehehe! mas o Master me proporcionou muito mais, pois era duradouros hahaha!

Valeuz pela visita, volte sempre e vou dar uma passadinha para conferir o seu post! 😉

abraço

comments user
Adinan Alves

Muito bom o seu texto! =D
O melhor foi ver que o Master não chutava apenas bundas mas também peitos ensaboados rsrsrsrs

Eu sei que sou suspeito para falar, mas o Master System é maravilhoso! As tardes que passei jogando Mônica, Wonderboy, Super Futebol, Sonic e Psycho Fox não tem preço. E gostei da analogia que você fez com Prototype, acho que tinhamos ainda mais fascinação do que os jovens de hoje.

Abraços

comments user
Rita de Cassia فلوس

Monica no castelo do Dragão que era o ótimo … naquela época…rs…

Realmente hoje , jogar o primeiro videogame é nosso túnel do tempo.

Que lindo!

comments user
Daniel Passoni

Bacana demais o texto, Diogo.. parabéns kraaa

    comments user
    Diogo Batista

    Valeu Daniel, obrigado por comentar. Fico feliz que tenha curtido.

comments user
Yasmin Marian

Texto incrível, amo esse clima de nostalgia, você arrasa sempre!!!

    comments user
    Diogo Batista

    Obrigado, Yasmin!!

comments user
Amaildo

Muito bacana, muito bem escrito, e fico muito contente de ter participado um pouquinho de tudo isso❤

    comments user
    Diogo Batista

    Obrigado Amarildo! Sou muito grato por você ter proporcionado e sido parte dos bons momentos da minha infância ❤️

comments user
Rafa M. Neto

Como sempre, mandando super bem nos textos e conseguindo também nos tocar com a Nostalgia. ^^

    comments user
    Diogo Batista

    Orra, valeu, Neto! O intuito era esse mesmo, conseguir transpor um pouco daquele época e o que aprendi com isso. ?

comments user
Ivo

Fala Diogo, textos sensacional cara! Eu adoro texto assim, as vezes até mais que análise de jogos e cia. Eu não sei quanto a você, mas eu não tenho aquelas coleções ferradas de jogos em uma pratileira em um quarto todo retrogamer… seria meu sonho, mas infelizmente não é! Mas nisso eu penso que ao invés de ter jogos eu tenho história de games, tantas quanto qualquer coleção gamer que conheça aê. Queria muito mais ter tempo de escrever sobre elas, mas faço que posso lá no meu bloginho, mesmo que esse texto não tenha tanta repercursão hoje.

Mas vamos lá!
Meu primeiro videogame foi exatamente o mesmo que o seu Diogo, eu tinha um NES antes, mas era do meu irmão e como irmão era complicado jogar. Então anos depois eu tive um Master System que foi um videogame só meu, apesar de meu irmão jogar junto comigo. Essa emoção que você citou no texto foi a mesma que a minha e lembro até hoje. Ela só perde para a sensação de ter ganhado o SNES (até contei isso lá no meu texto! – História Gamer da Minha Vida 3 ou 4! Eu fico emocionado de lembrar até hoje).

TU jogou com o controle esqueleto? Caraca velho! Tu é um JEDI! Nossa, nunca soube de alguém jogar assim no Master System. E nego ainda reclama hoje pq o jogo não é 60FPS vai se F¨%%$!

Meu primeiro jogo foi Super Futebol, mas eu não gostei muito dele e joguei os que vieram na memória que era o Safari Hunt e o Hang On. Eu adoro o Safari Hunt (meu pai comprou a pistola junto com o master!)

Depois eu tive alguns jogos e era Double Dragon, Alex Kidd Miracle World, Sonic 1 e Sonic 2. Agora vou te falar que Alex Kidd Miracle World era bem isso que tu disse mesmo! ERA FASCINANTE! Eu lutei muito para terminar esse jogo!

Ihh cara! Vou te falar que eu com esse negócio de banheira do Gugu, meninas e cia nem ligava cara! Minha vida até os 17 era Videogame, Estudar e Futebol hahahahaha XD

Minha mãe alugou Monica no Castelo do Dragão para mim uma vez, mas eu achava absurdamente difícil de jogar! Nunca terminei! Eu vendi meu Master System para comprar o SNES tb e foi para um amigo do meu irmão que resolveu pagar em “vezes” mas o filho da mãe nunca pagou mais que 3 parcelas e sumiu! Me arrependendo de ter vendido ele até hoje!
Alias eu terminei Alex Kidd Miracle World 1 dia antes de vender de tamanho era minha vontade de chegar no final desse jogo antes de não ter mais o Master System.

————
Mudou Diogo, o mundo mudou, as pessoa mudaram, o mundo gamer mudou, a gente mudou. Eu tento bastante tb resgatar bons momentos nas minhas jogatinas retros, eu sei bem que nunca mais vai ser a mesma coisa, mas eu tenho ao máximo pelo menos me sentir tranquilo como naquela época onde tudo era mais fácil, eu acho que jogo mais por esse sentimento de tentar sentir a tranquilidade e menos complexidade das coisas naquela época que propriamente um total de jogar o game em si.

E compartilhe isso com seu filho cara, compartilhe mesmo! Não só os games atuais, mas toda a história que você passou com os games antigos. Eu sei que a mlkdinha de hoje vive em um época totalmente diferente da nossa, mas sem em algum das suas histórias gamers da vida ele ter aprendi algo bom que nem seja 5% ja tá valendo. Principalmente no sentido das boas coisas que vivenciamos com games, história engraçadas, curiosidade e a conexão coma família cara… ISSO É O MAIS IMPORTANTE! É o que sinto mais falta no mundo gamer hoje – Uma união familiar e uma união de amigos para jogar algo como nos velhos tempos.

E boa macarronada aê para ti sempre em meios aos games!
E tamo sempre aê meu velho! Conversa sobre história de games é comigo mesmo! Eu sou uma baú velho cheio de história hahahaha!
Espero mais texto seus assim!

Abração.
Ivo.

    comments user
    Diogo Batista

    Grande Ivo, muito obrigado pelo seu comentário, que alias foi um baita relato bacana, hein! Compartilho da mesma opinião inclusive, pois na real o que realmente nos marcar é toda a situação e não somente o vídeo game.

    Sim, o mundo realmente mudou. Eu já cogitei alguns anos atrás em comprar todos os consoles, mas cheguei a conclusão de que não vale a pena, seria só acumulo de algo que sequer poderia aproveitar, então decidi focar nos que eu realmente queria jogar e re-jogar, assim talvez lá na frente ela possa apreciar também, ou não, vai saber.

    Acredito que essas histórias e momentos sejam uma particularidade gostosa de lembrar e até contar para nossos filhos no futuro, mas eles não vivenciaram do mesmo modo que a gente, pois como disse são particularidades, porém, essa ideia de passar a ele um pouco da sensação e os momentos bons que vivi graças ao núcleo familiar e o acesso aos jogos eletrônicos que tive, certamente pode render bos histórias.

    Agora eu só preciso começar a criar a macarronada de domingo em família para ir criando o ambiente adequado para as jogatinas no futuro com ele, hehehe!

    Forte abraço meu amigo, e pode contar que surgirá mais texto de mesmo teor.

comments user
Cidinha Medeiros

Texto muito bom mesmo. Você tem o dom da escrita e o dom de tocar o coração de quem lê e principalmente de quem viveu essa realidade. Parabéns Di! ?

    comments user
    Diogo Batista

    Muito obrigado pelo comentário, Tia Cida! Fico muito contente com a repercussão do texto em nosso meio familiar e com as palavras de incentivo. Obrigado mesmo Sz

Publicar comentário