Panini lança campanha da turma da Monica para estimular leitura dos clássicos - Arquivos do Woo

Postagem em destaque

I Have No Mouth, and I Must Scream | Um conto de Horror Sci-fi de qualidade

Os livros são maravilhosos, possuem o poder de nos transportar para um mundo diferente, surreal, nos possibilita vivenciarmos aventuras ...

25 de janeiro de 2018

Panini lança campanha da turma da Monica para estimular leitura dos clássicos


A Turma da Mônica, maior sucesso editorial em quadrinhos no Brasil das últimas três décadas, inicia o ano em grande estilo com uma campanha, realizada pela PANINI, em todo o território nacional. 

Os mais famosos personagens de Mauricio de Sousa e suas aventuras no Bairro Limoeiro ganham espaço nobre em campanha de alto impacto e visibilidade que abrangerá pontos de venda, TV aberta e por assinatura, anúncios das revistas MSP e estações de Metrô. Sob o mote "Diversão em Quadrinhos", a ação busca aproximar ainda mais os leitores das histórias impressas da Turminha e, assim, aumentar o contato com os personagens.

Os fãs da publicação também podem encontrar a Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão nos metrôs da cidade de São Paulo. Painéis nas estações Pinheiros, Paulista e República da linha amarela ostentam a campanha em cores vibrantes. Na estação luz, o filme da Turminha, com duração de 15 segundos, é exibido em grandes formatos e ainda no led circular fixado bem no centro do local. A transmissão continua a acontecer nos monitores internos dos vagões das linhas amarela, vermelha, verde e azul.

Para agregar mais glamour à campanha, os filmes estão inseridos em canais de TV aberta e a cabo. Emissoras como SBT, TV CULTURA, DISNEY (SD E HD - MUNDO DISNEY NO SBT), CARTOON, BOOMERANG e GLOOB entram na brincadeira e divulgam a clássica turma. O filme e a campanha gráfica utilizam fundos divertidos e coloridos, com os personagens e suas tradicionais onomatopeias (POF, SOC, CABRUM e outras). As mensagens remetem ao contexto de aventura, confusão e gargalhadas, em revistas que divertem e ensinam. Os cartazes e filmes para a TV trazem estampados as edições número 33 das aventuras da Turma da Mônica e seus amigos, que já podem ser encontradas em bancas e revistarias de todo o país.

Uma pesquisa executada pelo Datafolha aponta que 85% dos brasileiros concordam que os gibis da Turma da Mônica incentivam a leitura de livros de modo geral. 80% consideram que as revistas em quadrinhos têm um papel importante na alfabetização das crianças no Brasil e 64% concordam que os gibis da Turma da Mônica ajudaram seus filhos a aprender a ler.

*Pesquisa do Datafolha realizada de 7 a 9 de março de 2017, com 2.100 entrevistas, distribuídas em 130 municípios brasileiros, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Turma da Mônica

A história entre a Turma da Mônica, seu criador Mauricio de Sousa e a PANINI, iniciada em 2007, é considerada uma das mais expressivas parcerias editoriais do mundo, pelos benefícios gerados tanto para o público leitor de quadrinhos como para o mercado infanto-juvenil nos últimos anos no Brasil. Unindo a expertise da editora multinacional à genialidade das obras do estúdio Mauricio de Sousa, grandes lançamentos tiveram enorme repercussão e se tornaram marcos no segmento, a partir das histórias clássicas da Turma da Mônica.

Entre eles, um dos momentos mais antológicos para Mônica e sua turma: o lançamento da revista Turma da Mônica Jovem, em que os personagens outrora eternamente crianças finalmente crescem e se tornam adolescentes (2008). Um fenômeno sem precedentes que tomou conta das bancas, colégios, shoppings, rodas de conversas e onde quer que jovens estivessem leitores reunidos. Também fazem parte da trajetória de sucesso da parceria o lançamento da coleção que comemorou os 50 anos da carreira de Mauricio de Sousa (2009), em que Mônica e sua turma ganharam releituras executadas por outros artistas brasileiros, culminando no lançamento do selo Graphic MSP (2012), que dá continuidade ao projeto. Muitos outros títulos integram a excelente fase da personagem nos últimos anos e seus desdobramentos, como a volta da revista do Pelezinho (2012), a revista Mônica nº 500 (2011), as miniaturas colecionáveis Gogo´s de todos os personagens (2011), as coleções históricas (2007), as revistas da Turma da Mônica em inglês e espanhol (2014), o reinício da numeração dos quadrinhos para uma nova geração de leitores (2015) e a coleção Clássicos do Cinema (2017).

Mauricio de Sousa

Iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é uma empresa que produz histórias em quadrinhos no Brasil há mais de 56 anos e é responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. Na área editorial, a empresa alcançou o número de mais de 300 títulos até hoje, e detém mais de 80% do mercado de histórias em quadrinhos do Brasil. A companhia é responsável pela criação de 400 personagens, que já venderam mais 1 bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. A MSP investe em tradição com inovação e produz conteúdos disponíveis em várias plataformas com a mais alta tecnologia, aliando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a MSP trabalha com uma média de 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil produtos.

Sobre a PANINI

O Grupo Panini, fundado há mais de 50 anos em Modena - Itália, com subsidiárias em países da Europa, Estados Unidos e América Latina, é líder mundial no setor de colecionáveis e a multinacional líder na publicação de quadrinhos, revistas para crianças e mangás na Europa e América Latina com exportação para mais de 110 países. Publica desde 1961 álbuns de figurinhas de futebol e adquiriu direitos exclusivos para as coleções oficiais da Copa do Mundo FIFA – Rússia 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário